O que é a lei do concubinato?

Perguntado por: Tiago Vasco de Morais  |  Última atualização: 31. Juli 2024
Pontuação: 4.4/5 (8 avaliações)

Reconhece a união estável entre pessoas casadas, conquanto estejam separadas de fato (CC 1.723, §1º). Ou seja, entre pessoas impedidas de casar. Mas é chamada de concubinato a relação não eventual entre o homem e a mulher, impedidos de casar (CC 1.727).

O que diz a lei do concubinato?

LEI No 8.971, DE 29 DE DEZEMBRO DE 1994.

Como funcionava o concubinato?

O Concubinato, envolve uma convivência duradoura entre pessoas sem a possibilidade do casamento, podendo se comparar a união estável. Antes de 1977 não havia o reconhecimento da união estável e quem era casado e não podia se divorciar, vivia em Concubinato.

Quais os direitos de quem vive em concubinato?

Nesse caso, esse novo casal que se formou tem direitos e deveres por lei. Se essa concubina (o) não trabalhava e se dedicava ao lar, tem direito a pensão por morte e, em caso de separação do casal, ela (ou ele) tem direito aos bens adquiridos juntos com o cônjuge, e essa a decisão judicial acima mencionada.

O que é uma pessoa concubinato?

Atualmente, o concubinato vem definido no artigo 1727 do Código Civil como a relação impedida e que não pode ser considerada como entidade familiar. Trata a lei como concubinato a relação não eventual entre o homem e a mulher, impedidos de casar.

CONCUBINATO: o que a lei reservou para as amantes de homens casados? Consequências patrimoniais

15 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre união estável e concubinato?

No concubinato os envolvidos são aqueles que chamamos de amantes e na união estável são os parceiros, companheiros ou conviventes. No concubinato, os envolvidos têm impedimentos para o casamento. Não podem se casar por um ou ambos serem casados. É uma relação “extra-oficial”, paralela ao casamento ou à união estável.

Quais os tipos de concubinato?

Há, portanto, apenas duas possibilidades: a união entre pessoas desimpedidas que é a chamada de união estável (antigo concubinato puro) e a união entre pessoas impedidas é chamada de concubinato (antigo concubinato impuro).

Em que situação o concubinato concubina poderá participar da herança?

Partilha de bens em concubinato impuro exige comprovação de esforço comum. Nos casos de concubinato impuro – relação afetiva em que uma das pessoas já é casada –, a partilha de bens somente é possível se comprovado que o patrimônio adquirido decorreu de esforço comum.

O que é concubina nos dias de hoje?

1.727. As relações não eventuais entre o homem e a mulher, impedidos de casar, constituem concubinato". Portanto, concubinato não é mais sinônimo de união estável. A expressão união estável, adotada pela atual Constituição brasileira, veio substituir a expressão concubinato.

Qual o entendimento do STF a cerca dos direitos no concubinato?

Em plenário virtual, os ministros do STF decidiram que uma mulher que viveu por três anos uma relação de concubinato não tem direito à pensão por morte do homem.

Qual diferença entre esposa e concubina?

Nesse contexto, a esposa era a mulher principal, garantida em direitos, e sua prole era prestigiada, herdando o patrimônio transmitido, enquanto as outras mulheres, concubinas, eram secundárias, vivendo à margem de direitos.

Qual é a diferença entre amante e concubina?

Na jurisprudência brasileira (decisões de tribunais) se encontra este conceito. Exemplo de uso da palavra Concubina: Amante é a mulher que se encontra com um homem com finalidade sexual, apenas. Assim, pode-se concluir que toda Concubina (Companheira/Convivente) é amante, mas nem toda amante é Concubina.

Quanto tempo após a morar juntos a pessoa passa a ter direitos?

Outra dúvida frequente entre as pessoas que vivem em união estável é se há um prazo para adquirir direitos sobre os bens do casal. A resposta também é não. Não há um tempo estipulado pela lei para que os companheiros tenham direito à partilha dos bens comuns em caso de dissolução da união estável.

Pode ter concubina no Brasil?

Art. 1.727. As relações não eventuais entre o homem e a mulher, impedidos de casar, constituem concubinato (BRASIL, 2002). Com isso, criou-se um instituto jurídico, previsto em lei, classificando o concubinato como uma relação não eventual entre homem e mulher, com impedimentos para regularizar o casamento.

Qual a diferença entre concubinato puro e impuro?

O concubinato puro se referia àquelas pessoas que não casavam por opção, visto não possuir nenhum impedimento legal. Já o concubinato impuro referia-se às relações entre um homem e uma mulher, que se estabeleciam contrariamente às condições impostas ao casamento, ou seja, materializadas nos impedimentos matrimoniais.

Onde surgiu o concubinato?

O termo é uma evolução jurídica do concubinato que surgiu no direito Romano. Nesse contexto, passando pela classificação de formas familiares distintas, cada uma com sua peculiaridade, como por exemplo, a união homoafetiva por pessoas do mesmo sexo.

Qual é o direito de uma amante?

Em suma, entende-se que caso seja configurada essa união estável, o amante tem sim o direito à meação, que é a parte do patrimônio que cabe aos companheiros, assim como o direito à herança, desde que esses bens tenham sido adquiridos na constância do relacionamento.

Sou amante a três anos tenho algum direito?

Não. O Código Civil é claro em afirmar que as relações não eventuais entre homem e mulher, impedidos de casar, constituem concubinato (termo que hoje é interpretado apenas para dizer que uma pessoa é impedida de casar, sem qualquer conotação pejorativa).

Quando a companheira não tem direito a herança?

Assim, se o companheiro possuir bens antes da união estável, e vier a falecer sem deixar ascendentes, descentes ou colaterais até o 4º grau, o companheiro sobrevivente não terá direito a sucessão, seguindo a ordem de vocação hereditária prevista no artigo 1.844, onde os bens serão entregues ao município por ser ...

Quem vive em união estável tem direito à herança do marido?

A divisão de bens após morte – direitos sucessórios – é um assunto que gera muita polêmica e controvérsia. De acordo com o Código Civil, casais que vivem em uma união estável gozam dos mesmos direitos garantidos aos casados pelo regime de comunhão parcial de bens, no caso de uma dissolução de união estável.

O que diz a Súmula 380 do STF?

SÚMULA 380

Comprovada a existência de sociedade de fato entre os concubinos, é cabível a sua dissolução judicial, com a partilha do patrimônio adquirido pelo esfôrço comum.

Quem está em união estável é casado ou não?

Resumindo e respondendo à pergunta inicial, quem vive em união estável não é considerado casado, mas sim, possui uma relação equiparada em alguns aspectos ao casamento perante a lei. O status civil dessas pessoas é de solteiro(a), mas é possível formalizar a relação por meio do casamento civil, caso desejem.

O que diz o artigo 1521 do Código Civil?

art. 1521, I, “Não podem casar: os ascendentes com os descendentes, seja o parentesco natural ou civil.” Page 4 O legislador buscou o sentido ético e moral da família, independentemente da natureza do vínculo. art. 1521, III, “Não podem casar: o adotante com o cônjuge do adotado e o adotado com quem o foi do adotante.”

Quais são os impedimentos da união estável?

8.971/94, ao indicar que os companheiros sejam homem e mulher solteiros, separados judicialmente, divorciados ou viúvos, impede o reconhecimento de união estável de pessoas casadas e ainda não separadas judicialmente, mesmo que separadas de fato.

Artigo anterior
Qual o valor do Fundeb 2021?
Artigo seguinte
O que não se deve emprestar?