Como curar lesão no menisco?
Perguntado por: Vicente Vítor de Faria | Última atualização: 24. November 2024Pontuação: 4.9/5 (38 avaliações)
O tratamento para lesão do menisco é feito, a princípio, de maneira conservadora com sessões de fisioterapia, uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, e aplicações de gelo no local. Em casos mais graves pode ser realizada artroscopia do joelho.
Quanto tempo demora para curar o menisco?
O tempo de recuperação varia entre 2 e 3 semanas quando a cirurgia é no menisco medial e pode durar até 2 meses quando a lesão foi no menisco lateral. Durante o período de recuperação é fundamental seguir as orientações médicas e fisioterapêuticas, além de realizar exercícios indicados.
É possível recuperar o menisco sem cirurgia?
O tratamento sem cirurgia para lesões do menisco pode incluir: Repouso relativo e proteção de atividades físicas. Medicações por sistêmicas para controle de sintomas e inflamação. Medidas não farmacológicas de controle de dor (gelo, entre outras)
Qual o melhor remédio para lesão no menisco?
Nos primeiros dias após a operação, o médico poderá indicar o uso de Paracetamol ou Ibuprofeno para aliviar a dor. As pomadas como Cataflan e Voltaren podem ajudar no controle da dor mas não devem ser aplicadas até que a ferida esteja completamente cicatrizada.
O que fazer para recuperar menisco?
Já que não existe como regenerar totalmente o menisco de um adulto, o tratamento mais eficiente pode ser o cirúrgico. Toda cirurgia é feita no hospital por um cirurgião especialista em joelho.
Tratamento sem Cirurgia para Lesão do Menisco
É possível viver com o menisco rompido?
Diminuição da função e mobilidade
Isso pode dificultar a realização de atividades simples, como caminhar, subir escadas ou praticar esportes. É fundamental entender que viver com um menisco rompido não tratado pode ter sérias consequências para sua saúde e bem-estar a longo prazo.
É possível andar com lesão no menisco?
Diversos estudos apontam que não há problema em andar com um menisco danificado porque fortalecem os músculos e ajudam na recuperação após a cirurgia. No entanto, é importante observar o seguinte: Como a área afetada tende a inchar imediatamente após a lesão, é recomendável descansar durante esse período.
Como tratar lesão no menisco em casa?
- Dobrar e esticar a perna, enquanto está deitado de barriga para cima: 3 séries de 60 vezes;
- Sustentar o peso do próprio corpo, apoiando suavemente o peso do corpo na perna afetada, com auxílio de muletas ou usando as costas de uma cedeira;
Qual exercício fazer para fortalecer o menisco?
Um bom exercício é fazer agachamentos, aumentando o grau de flexão do joelho, o objetivo pode ser tentar agachar ao máximo, até ser possível sentar nos calcanhares. Ao fim de cada sessão pode ser útil colocar um bolsa de gelo durante 15 minutos no joelho para desinchar a região ou evitar que inche.
Onde dói quando machuca o menisco?
Localização típica da dor por lesão de meniscos: ao longo da interlinha articular, entre fêmur e tíbia.
Qual a melhor joelheira para lesão no menisco?
Se você é um atleta comprometido, uma pessoa ativa que não quer a dor limitando as atividades que você ama ou um trabalhador em recuperação de uma lesão, a joelheira GenuTrain é ideal para você.
Como saber se rompeu o menisco do joelho?
Um dos principais testes para verificar se o menisco está rompido é o teste de McMurray. O médico flexiona, depois estica e gira o joelho. Esses movimentos aplicam tensão no menisco rompido. Se houver ruptura do menisco, eles produzirão um estalo.
Como saber se é menisco ou ligamento?
Dores durante compressão e rotação sugerem lesão no menisco; dores durante distração e rotação sugerem lesão ligamentar ou da cápsula articular.
Quem tem lesão no menisco pode usar joelheira?
Chamada também de órtese de reabilitação ou funcional, essa é a opção indicada quando uma lesão já está instalada no joelho do paciente. Entre os exemplos estão rupturas de tendão ou ligamentos, lesões no menisco e até fraturas.
Como saber se o menisco está inflamado?
O principal sintoma de uma ruptura do menisco é a dor na articulação do joelho. Você também pode sentir uma sensação de travamento no joelho, e muitas vezes ele está inflamado, com vermelhidão, inchaço e calor local. Também pode haver uma sensação de fraqueza na perna e uma sensação de que o joelho se dobra ou “cede”.
Quem tem lesão no menisco pode fazer musculação?
Seu médico tem o melhor conselho sobre como se exercitar para um menisco rompido e pode aconselhar sobre a atividade física apropriada assim que você for diagnosticado com essa lesão. Mas claro que cada caso depende do julgamento do médico que faz a anamnese e o exame físico para avaliação.
Qual melhor antiinflamatório para menisco?
Remédios para menisco inflamado
Os remédios podem ajudar a reduzir a dor e a inflamação do menisco. Os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como o ibuprofeno e o naproxeno, são comumente prescritos para tratar a dor e a inflamação.
Quem tem desgaste no menisco pode fazer agachamento?
Pacientes com ruptura de menisco apresentam dor no joelho, alternando períodos de melhora e piora, atividades que envolvam agachamento podem exacerbar a dor. Edema e inchaço também podem estar presentes.
Tem cura menisco?
O tempo de recuperação de uma lesão no menisco depende da gravidade da lesão. Lesões mais graves podem levar até seis meses para serem completamente curadas, enquanto lesões menos graves podem ser curadas em poucas semanas.
Tem como recuperar o menisco do joelho?
A maior parte da reabilitação pode ser realizada em casa, mesmo se o médico recomendar fisioterapia. O tempo de reabilitação para o reparo do menisco é de cerca de 3 meses. A meniscectomia exige menos tempo para a cura, aproximadamente 2 a 3 semanas. Os rompimentos do menisco são lesões extremamente comuns no joelho.
Qual Exame detecta lesão no menisco?
Para isso os exames mais indicados são a radiografia e a ressonância magnética.
O que acontece se eu não operar o menisco lesionado?
Se não for tratado, parte do menisco pode se desprender e deslizar para dentro da articulação. A cirurgia pode ser necessária para restaurar totalmente a função do joelho. Uma ruptura meniscal não tratada pode aumentar de tamanho e levar a complicações como artrite.
Como saber se tenho que operar o menisco?
Quando alguma lesão aguda é identificada; Em casos onde existem lesões crônicas que não tenham ligações com a artrose; Quando existem anomalias nos meniscos (como o menisco discóide, por exemplo); Entre outras.
Quanto tempo demora para curar o menisco sem cirurgia?
Lesões incompletas; Lesões periféricas e menores que 5 mm. Uma pequena lesão meniscal estável e periférica pode cicatriza após 6 semanas com proteção do joelho.
Qual é a lesão mais grave do joelho?
Luxação sempre é uma lesão grave, já que a articulação só se desloca quando há lesão dos ligamentos. No joelho, pode ocorrer a luxação da patela ou da articulação entre a tíbia e o fêmur. Esta última é a que conhecemos como luxação do joelho.
Pode misturar óleo de direção hidráulica?
Como saber se uma pessoa tá com cirrose?