O que é a digestibilidade?

Perguntado por: Bernardo Coelho  |  Última atualização: 12. August 2021
Pontuação: 4.7/5 (63 avaliações)

A digestibilidade do alimento representa a capacidade do animal em utilizar seus nutrientes, em maior ou menor escala, sendo uma característica do alimento, e não do animal (SILVA E LEÃO, 1979).

O que é digestibilidade de um alimento?

A digestibilidade do alimento é a sua capacidade de permitir que o animal utilize, em maior ou menor escala, seus nutrientes. Essa capacidade é expressa pelo coeficiente de digestibilidade do nutriente em apreço (Coelho da Silva & Leão, 1979).

O que é a digestibilidade das proteínas?

Geralmente a qualidade da proteína é expressa pelo PDCAAS (Índice de Aminoácidos Corrigido pela Digestibilidade Proteica) que é adotado como o método preferido para a medição do valor da proteína na nutrição humana.

Que fatores podem fazer variar o coeficiente de digestibilidade?

Composição química. A composição química da ração ou do alimento animal é um dos fatores que mais influenciam a digestibilidade.

O que é a digestibilidade de uma proteína como a mesma pode ser afetada por processamento dos alimentos?

A medida da digestibilidade indica quanto das proteínas são hidrolisadas pelas enzimas digestivas e absorvidas pelo organismo, constituindo o primeiro fator que afeta a eficiência da utilização proteica da dieta.

Veg&Papá - Episódio 13 - O que é a Digestibilidade de um alimento?

34 questões relacionadas encontradas

O que determina o valor de uma proteína?

Primeiramente, é necessário entender que o valor biológico de uma proteína corresponde a proporção de nitrogênio absorvido que é retido pelo organismo para manutenção e crescimento celular.

Quais as principais causas da desnaturação de uma proteína?

Os principais agentes físicos desnaturantes são: calor, luz, frio, microondas, agitação e pressão. Dentre os fatores químicos podemos destacar: ácidos e bases fortes e solventes orgânicos. A desnaturação nem sempre é um processo indesejado.

O que é o coeficiente de digestibilidade?

O coeficiente de digestibilidade (CD) é a proporção de nutriente consumido que na realidade está disponível para a absorção e utilização pelo organismo animal (Case et al., 1998).

O que é coeficiente de digestibilidade aparente?

Em estudos de nutrição, os coeficientes de digestibilidade aparente são geralmente utilizados com o objetivo de determinar o valor nutricional de um alimento (Rodrigues, 1994).

Como é determinado o coeficiente de digestibilidade?

O cálculo para o coeficiente de digestibilidade (CD) foi realizado pela fórmula: CD (%) = [(ingerido excretado)/ingerido] x 100.

Onde é feita a digestão das proteínas?

No estômago, onde ocorre produção de suco gástrico, a pepsina (outra enzima), em meio ácido (presença de ácido clorídrico), inicia a "quebra" das proteínas. Do estômago, o bolo alimentar passa ao intestino delgado, onde será banhado por sucos digestivos produzidos pelo pâncreas, pelo fígado e pela parede do intestino.

Como podemos determinar a digestibilidade de uma proteína?

Vale-se da incubação do reagente (pepsina) e da amostra por 63 horas a 45oC seguido de medição do teor de proteína solubilizado. A digestibilidade é calculada pela diferença entre proteína solubilizada e proteína bruta da amostra. A concentração de pepsina é um dos fatores críticos na adoção deste método.

Quais são os fatores que influenciam a eficácia das proteínas?

A qualidade de uma fonte de proteína pode ser determinada através de três características: a quantidade de proteína no alimento, a quantidade de aminoácidos indispensáveis na proteína e a digestibilidade.

O que é a palatabilidade?

A palatabilidade é um fator determinante do consumo alimentar. Na natureza, é necessário que os animais possam selecionar entre uma ampla variedade de alimentos para satisfazer suas necessidades diárias de nutrientes, evitando substâncias que possam ser potencialmente prejudiciais.

O que é degradabilidade?

Qualidade do que é degradável.

O que são fatores antinutricionais dos alimentos?

Mas você já ouviu falar em fatores antinutricionais? São substâncias que interferem na digestibilidade, absorção e utilização das proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas e minerais.

Como se calcula o coeficiente de digestibilidade da matéria seca de uma amostra de alimento ou de uma dieta?

Uma maneira mais prática para se calcular os NDT é a partir da energia digestível, tomando-se por base que um Kg de NDT produz cerca de 4.400 Kcal de energia digestível.

Qual é o conceito de ração?

Ração é a quantidade total de alimento que um animal ingere em 24 horas, e ração balanceada é aquela que contém nutrientes em quantidade e proporções adequadas para atender às exigências orgânicas dos animais. ... Rações podem ainda incluir aditivos como tamponantes, ionóforos, palatabilizantes etc.

Qual a importância dos nutrientes para os animais?

A importância da nutrição animal

Além de aumentar a produtividade, seguir uma dieta equilibrada na nutrição animal é essencial para a saúde. Com ela, você fornece à sua criação os nutrientes necessários para a produção de energia. Além disso, permite ao organismo dos animais o correto funcionamento.

O que é desnaturação de uma proteína e quais são as possíveis causas?

A desnaturação é um processo no qual moléculas biológicas perdem suas funções, devido a alguma mudança no meio, seja em altas temperaturas, variações de PH, entre outras. Ela acontece comumente com proteínas. Proteínas são importantíssimas moléculas orgânicas, envolvidas em praticamente toda atividade celular.

Que fatores podem influenciar na solubilidade de uma proteína?

Um dos principais fatores que influenciam a solubilidade de um proteína é a temperatura.

Quais as consequências da desnaturação de uma proteína?

Como consequência da desnaturação protéica podemos observar os seguintes efeitos: diminuição de solubilidade, perda da atividade biológica, alterações na viscosidade e coeficiente de sedimentação, etc.

Qual alimento tem valor biológico máximo para proteínas?

O valor biológico do ovo chega a 94, o que significa que quase 100% do seu teor proteico é aproveitado pelo organismo. Assim, o ovo é a proteína de mais alto valor biológico de origem animal.

O que determina uma proteína ser considerada completa?

As proteínas de origem animal (proteínas da carne, leite, ovos) são proteínas alto valor biológico (AVB). Ou seja, são proteínas completas que apresentam os aminoácidos em teores necessários à manutenção da vida e crescimento dos novos tecidos. Possuem todos os aminoácidos essenciais em quantidades suficientes.

Artigo anterior
O que e digestibilidade animal?
Artigo seguinte
O que são empresas privadas?