O que diz o art 467 da CLT referente à multa por atraso no pagamento das verbas rescisórias?

Perguntado por: Davi Vicente Pinto Barbosa Teixeira  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (21 avaliações)

MULTA DO ART. 467 DA CLT. O entendimento pacífico desta Corte é de que o descumprimento das obrigações da empresa quanto ao não pagamento das verbas incontroversas na data do seu comparecimento à Justiça do Trabalho ou o atraso na quitação das verbas rescisórias enseja a incidência das multas previstas nos arts.

Quais verbas incide a multa do artigo 467 da CLT?

Multa sobre Multa? "

467 da CLT o cálculo deve ser feito considerando como base de cálculo as verbas rescisórias incontroversas como aviso prévio, 13 salário proporcional, férias proporcionais e saldo de salário.

Qual a multa por pagar rescisão em atraso?

Caso o prazo não seja cumprido, a empresa será punida pelo mesmo disposto no artigo 8º da CLT, nomeadamente multa a favor do trabalhador e multa de 160 BTN, cuja conversão para real é de R$ 170,26 por empregado (1,0641 x 160,00 UFIR – índice que substituiu a UFIR), conforme Portaria MTE nº 290/97.

O que acontece se a empresa não pagar a rescisão no dia certo?

Caso a empresa não pague verbas rescisórias dentro do prazo e não indique a dispensa na carteira de trabalho, a empresa deverá pagar a multa prevista no artigo 477 da CLT. Essa multa é pelo atraso de pagamento das verbas rescisórias. Geralmente, o funcionário recebe multa no valor de seu salário.

Qual o valor da multa art 477 CLT?

Quando a empresa não paga a verba rescisória no prazo de 10 dias estipulado no artigo 477 da CLT, então ela é penalizada e passa a dever para o funcionário uma multa no valor de um salário.

VERBAS RESCISÓRIAS - MULTA CABÍVEIS EM CASO DE DESCUMPRIMENTO DO PRAZO OU NÃO PAGAMENTO DO ACERTO.

45 questões relacionadas encontradas

Quais são as verbas incontroversas na Justiça do Trabalho?

Verbas incontroversas

Quando há essa diferença, então, a controvérsia será resolvida pela Justiça do Trabalho. Verbas incontroversas são aquelas comuns aos dois cálculos, que são pagas pelo empregador sem discussão, sem contestação.

O que são verbas incontroversas 467?

O artigo 467 da CLT prevê que “em caso de rescisão do contrato de trabalho, havendo controvérsia sobre o montante das verbas rescisórias, o empregador é obrigado a pagar ao trabalhador, à data do comparecimento à Justiça do Trabalho, a parte incontroversa dessas verbas, sob pena de pagá-las acrescidas de 50%”.

O que são verbas resilitórias?

2. Verbas resilitórias. Aquilo que é devido ao empregado uma vez rompido o vínculo contratual,, apenas em decorrência da rescisão, tendo-se por exemplos o saldo de salários, o aviso prévio, as férias vencidas e proporcionais de um terço, a gratificação natalina, a indenização por tempo de serviço(arts.

O que é parte incontroversa?

Valor incontroverso é aquele em que tanto o exequente (credor) quanto o executado (devedor) concordam. É o menor valor encontrado nos cálculos feitos durante a fase de cumprimento de sentença.

O que é o valor incontroverso?

O valor incontroverso, como já falamos acima, é o valor com o qual ambas as partes concordam nos cálculos. O valor controverso é o que gera discussão de uma ou de ambas as partes do processo do precatório.

O que significa depositar valor incontroverso?

O valor incontroverso significa o valor que não deixa controvérsia entre as partes, ou seja, cliente e banco estão de acordo, não havendo discussão sobre esse ponto.

Quando é liberado o valor incontroverso?

A presidência e a corregedoria do TRT da 9ª. Região (TRT9) expediram nesta quinta-feira (19/3), a portaria nº 06/2019, determinando a liberação em até 15 dias de todos os valores incontroversos nas reclamatórias trabalhistas.

O que se inclui nas verbas rescisórias?

As verbas rescisórias no pedido de demissão do empregado

saldo de salário; férias proporcionais acrescidas de ⅓; férias vencidas acrescidas de ⅓ (se houver); 13º salário.

Como saber se a multa rescisória foi depositada?

“O valor da multa vai ser depositado na mesma conta do FGTS normal. O próprio empregador vai entregar uma guia que ele vai direto na Caixa. O empregado pode acessar o site da Caixa e acompanhar os recolhimentos do fundo de garantia para ver se tá sendo recolhido direitinho”, explica Karolen.

Quais são as verbas contratuais?

Pois bem, vamos lá, verbas contratuais são aquelas verbas em que recebemos durante o contrato de trabalho, ou seja, enquanto o contrato de trabalho permanece em vigor o que recebemos são as verbas contratuais, a exemplo, podemos destacar, os salários pagos pelo empregador, as férias vencidas, o décimo terceiro salário, ...

Como calcular a multa do artigo 467?

De acordo com a dicção do artigo 467 da CLT o acréscimo de 50% somente é devido sobre as parcelas rescisórias. Assim, inserem-se neste rol, no caso vertente, as seguintes parcelas: aviso prévio, natalinas, férias+1/3, salário retido e multa de 40% sobre o FGTS, não a parcela fundiária em si.

Como se calcula a multa do artigo 477 da CLT?

Como calcular a multa do art. 477
  1. Descubra o valor que está depositado na conta do colaborador, vinculada ao fundo de garantia;
  2. Multiplique o valor vinculado por 40, ou seja: 40 x valor depositado; ...
  3. Divida o resultado encontrado na operação anterior por 100, ou seja: valor encontrado / 100.

O que acontece se a rescisão estiver errada?

A empresa que faz um cálculo de rescisão errado pode ter que arcar com penalidades na forma de multas previstas nos artigos 477 e 467 da CLT. A multa pode ocorrer no caso de atraso do pagamento das verbas rescisórias ou pelo não pagamento das verbas que tinham de ser pagas no momento da rescisão e não foram pagas.

Qual é o prazo que a empresa tem para entregar a rescisão?

Art. 477 § 6 da CLT, o prazo para cumprir com o pagamento das verbas rescisórias do empregado tem que ser o primeiro dia útil após o final do aviso prévio trabalhado e até 10 dias corridos, se for o caso de aviso prévio indenizado.

Qual prazo para empresa pagar rescisão?

Assim, o empregador ao dispensar o empregado (independente da modalidade da rescisão), deverá cumprir o prazo de 10 (dez) dias após o término do contrato para o pagamento de suas verbas rescisórias bem como na entrega dos documentos relativos à extinção do contrato, sob pena de incorrer em multa de um salário do ...

Artigo anterior
Como fazer a limpeza da impressora HP?
Artigo seguinte
Como tratar pano branco rápido?