O que é um estudo transversal?
Perguntado por: Daniel Tomás Santos | Última atualização: 5. März 2022Pontuação: 4.1/5 (25 avaliações)
Corte transversal, análise de prevalência ou cross-sectional study é um estilo de estudo observacional em ciências sociais e biológicas que analisa dados de um subconjunto representativo da população em um momento específico.
O que é o estudo transversal?
Estudo transversal é um tipo de estudo observacional em que o pesquisador não interage com a população amostral de modo direto senão por análise e avaliação conseguidas através da observação.
Qual o objetivo do estudo transversal?
O estudo transversal é aquele que levanta e analisa dados em um tempo definido como observacional. Seuobjetivo é coeltar dados para estudar uma população em um determinado ponto no tempo. Além disso, é importante para examinar a relação entre variáveis de interesse.
Como é feito um estudo transversal?
Para levar a cabo um estudo transversal o investigador tem que, primeiro, definir a questão a responder, depois, definir a população a estudar e um método de escolha da amostra e, por último, definir os fenómenos a estudar e os métodos de medição das variáveis de interesse.
O que é um estudo transversal e longitudinal?
ROUQUAYROL, 1994, assim define a pesquisa transversal: é o estudo epidemiológico no qual fator e efeito são observados num mesmo momento histórico e, atualmente, tem sido o mais empregado. A pesquisa longitudinal ou horizontal se classifica em retrospectiva e prospectiva. Na retrospectiva estudam-se casos e controles.
Epi Estudos Epidemiológicos Estudos Transversais
O que é transversal e longitudinal?
Mas o que é um motor longitudinal? Basicamente, é quando ele fica posicionado paralelamente ao comprimento do veículo. Por sua vez, o motor transversal é instalado de maneira perpendicular à carroceria, atravessando-a lateralmente.
Qual a diferença entre o corte longitudinal e transversal?
Os cortes transversais se referem a seções realizadas paralelamente aos eixos secundários de objetos ou edificações. Os cortes longitudinais se referem a seções realizadas paralelamente aos eixos principais de objetos ou edificações.
Quais as desvantagens do estudo transversal?
- Detecção de mudança.
- Não há muitos dados coletados.
- Sua precisão em relação ao tempo é baixa.
- A incidência não pode ser medida.
- As associações identificadas podem ser difíceis de interpretar.
- Suscetível a desvios na pesquisa devido a baixa resposta e erro de classificação.
Quais são os tipos de estudo?
As pesquisas observacionais podem ser conduzidas sob a forma de quatro tipos de estudo, conforme o delineamento. São eles: série de casos, estudo de corte transversal, estudo de coorte e estudo caso-controle (FONTELLES, 2009).
Como fazer um estudo longitudinal?
Na pesquisa longitudinal, um pesquisador realiza um estudo usando diferentes variáveis ao longo de um período de tempo e coleta dados com base nesses estudos. Muitas investigações médicas são de natureza longitudinal.
O que é estudo transversal Uniasselvi?
O Estudo Transversal é uma disciplina 100% on-line e você poderá estudar de acordo com seu cronograma de estudos. Estas disciplinas foram criadas visando desenvolver habilidades e competências que contribuirão para a sua formação pessoal e profissional, preparando-o para o mercado de trabalho.
O que é análise em corte transversal?
Corte transversal, análise de prevalência ou cross-sectional study é um estilo de estudo observacional em ciências sociais e biológicas que analisa dados de um subconjunto representativo da população em um momento específico.
O que é um estudo transversal artigo?
Os estudos transversais descrevem uma situação ou fenômeno em um momento não definido, apenas representado pela presença de uma doença ou transtorno, como, por exemplo, um estudo das alterações na cicatrização cutânea em pessoas portadoras de doenças crônicas, como o diabetes.
O que é estudo transversal epidemiologia?
O estudo analítico de corte ou transversal é um tipo de estudo onde a relação exposição-doença em uma população é investigada em um momento particular, fornecendo um retrato da situação naquele momento.
O que é estudo transversal de base populacional?
Nesse tipo de estudo, não existem informações sobre a doença e exposição do indivíduo, mas do grupo populacional como um todo. Uma das suas vantagens é a possibilidade de examinar associações entre exposição e doença/condição relacionada na coletividade.
O que é o estudo descritivo?
Os estudos descritivos têm por objetivo determinar a distribuição de doenças ou condições relacionadas à saúde, segundo o tempo, o lugar e/ou as características dos indivíduos.
O que é estudo prospectivo e retrospectivo?
No estudo retrospectivo o pesquisador colhe informação pregressa dos fatores de exposição e acompanhar por um período de tempo os indivíduos. Já no estudo prospectivo o pesquisador está presente no momento da exposição de um ou mais fatores e acompanham por um período de tempo para observar um ou mais desfechos.
Quais os tipos de estudo para TCC?
- Antes de tudo, abra a caixa de pandora! ...
- Estudo de Caso. ...
- Pesquisa Exploratória. ...
- Revisão de Literatura.
Quais são os tipos de estudo de um artigo?
- revisão bibliográfica.
- estudo de caso.
- revisão bibliométrica.
- pesquisa ação.
- survey.
São vantagens dos estudos transversais exceto o seguinte?
Souza RA, 2015 Exercícios 4) São vantagens dos estudos transversais, EXCETO o seguinte: a) São rápidos e baratos. b) Medem prevalência da exposição. c) São adequados para fazer inferência causal. d) São úteis para planejamentos em saúde.
Quais são as vantagens de um estudo de coorte comparado a um estudo transversal?
Uma grande vantagem dos estudos de coorte é a capacidade de avaliar múltiplos desfechos. Os pesquisadores das coortes em estudo são livres para estudar mais de um desfecho, desde que os sujeitos em estudo estejam livres de cada desfecho de inte- resse quando o estudo começou.
Por que os estudos transversais são os mais empregados em odontologia?
Pode-se destacar como vantagens para este tipo de estudo o baixo custo, simplicidade analítica, alto potencial descritivo e rapidez de coleta acom- panhada de facilidade na representatividade de uma população.
O que é um corte longitudinal?
O corte longitudinal é um processo de fabricação industrial que consiste no cisalhamento (corte) de uma bobina metálica em várias tiras com larguras menores, no mesmo sentido do fluxo de processamento da bobina. Estas tiras serão rebobinadas, formando vários rolos com larguras menores..
Para que serve um corte longitudinal?
Seções – Seção transversal e longitudinal, ou seja, cortes que são obtidos por planos verticais que interceptam as paredes, janelas, portas e lajes no desenho, com a finalidade de permitir esclarecimentos de detalhes construtivos, executivos, que venham facilitar a execução da obra.
O que é um corte longitudinal horizontal?
Este plano de corte, que é paralelo ao plano de projeção horizontal, é chamado plano longitudinal horizontal. ... plano longitudinal horizontal. Ele divide a peça em duas partes. Com o corte, os furos redondos, que antes estavam ocultos, ficaram visíveis.
Como limpar panela com crosta de gordura queimada por fora?
Em que municípios surgiram as cinco primeiras cooperativas?