O que diz a LDB sobre a avaliação?
Perguntado por: Leonardo António Vaz Almeida | Última atualização: 24. Juni 2025Pontuação: 5/5 (66 avaliações)
As avaliações também podem servir para emancipar os indivíduos desde que se leve em consideração alguns pressupostos. A Lei de diretrizes e bases da educação (LDB) enfatiza que o processo de avaliação deverá ser contínuo, no qual os aspectos qualitativos deverão pesar sobre os aspectos quantitativos.
Como deve ser a avaliação de acordo com a BNCC?
- Seminários. O seminário é o primeiro dos métodos de como avaliar o aluno de acordo com a BNCC que resolvemos apresentar a você. ...
- Autoavaliação. A autoavaliação é o segundo método de nossa lista de como avaliar o aluno de acordo com a BNCC. ...
- Atividades online.
O que é preciso considerar no aluno na avaliação proposta pela LDB?
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a verificação da aprendizagem deve levar em conta, de forma contínua e cumulativa, todo o desempenho do aluno. Ou seja, não é o resultado de uma prova que deve determinar o rendimento do educando, mas, sim, todo o seu trajeto educacional.
O que diz o artigo 21 da LDB?
Art. 21. A educação escolar compõe-se de: I – educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; II – educação superior.
O que a LDB diz sobre a qualidade?
A LDB prescreve que o dever do Estado para a efetivação do direito à educação será concretizado mediante a garantia de "padrões mínimos de qualidade de ensino, definidos como a variedade e a quantidade mínimas, por aluno, de insumos indispensáveis ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem" (inciso IX, art.
Dica LDB Avaliação | Pedagogia para Concurso
O que diz o artigo 14 da LDB?
Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. I - participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; II - participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
O que diz o artigo 12 da LDB?
ESTABELECE AS DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL. X - estabelecer ações destinadas a promover a cultura de paz nas escolas. XI - promover ambiente escolar seguro, adotando estratégias de prevenção e enfrentamento ao uso ou dependência de drogas.
O que diz o artigo 17 da LDB?
Os servidores civis e militares, quando transferidos de sede no interesse da Administração Pública, possuem direito à matrícula em estabelecimento de ensino superior, desde que congêneres as instituições. 3. Deve ser afastada a multa aplicada pelo tribunal de origem com base no parágrafo único do art.
O que diz o artigo 35 da LDB?
A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Art. 35.
O que diz o artigo 32 da LDB atual?
“Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, inicia-se no ano em que a criança completar 6 (seis) anos de idade, e tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: (...)” Art.
Como deve ser feita a avaliação escolar?
A avaliação escolar deve ser considerada uma atividade de acompanhamento e de transformação do processo de ensino-aprendizagem e que, portanto, não pode ser gerada como ato pré-moldado ou restrito ou só por meio de exames e provas que venham a definir a capacidade intelectual dos estudantes.
Quais são os critérios de avaliação escolar?
- Sala de aula invertida. A metodologia da sala de aula invertida é um critério de avaliação da metodologia ativa de aprendizado. ...
- Ensino híbrido. ...
- Seminários e Rodas de Conversa. ...
- Gamificação. ...
- Prova avaliativa. ...
- Autoavaliação. ...
- Simulados. ...
- Atividades online.
Como deve ser a avaliação na escola?
A avaliação não pode ter apenas uma finalidade classificatória e seletiva, que coloca os alunos em uma lógica de concorrência e elenca os “melhores” e os “piores”. Ela precisa fazer com que cada indivíduo possa demonstrar sua melhora no desempenho, conforme o seu ritmo de aprendizado.
Quais são os 4 tipos de avaliação?
Dessa forma, é essencial conhecê-los para aplicar o método ideal para cada etapa educacional. Entre as avaliações principais, destacamos a formativa, somativa, diagnóstica e normativa. É válido ressaltar que, em determinadas situações, essas concepções podem abrir mão de alguns instrumentos avaliativos tradicionais.
Qual é o conceito de avaliação?
Dicionários definem avaliação como apreciação, análise; como estimativa de merecimento, de valia; como um valor determinado pelos avaliadores. Estas definições apontam que avaliação presume julgamento. Uma avaliação classifica algo como bom ou ruim, suficiente ou insu- ficiente, adequado ou inadequado.
Qual é o principal objetivo da avaliação?
Avaliação é um processo abrangente da existência humana que implica uma reflexão crítica sobre a prática, no sentido de captar seus avanços, suas resistências, suas dificuldades e possibilitar uma tomada de decisão sobre o que fazer para superar os obstáculos.
O que diz o artigo 22 da LDB?
Art. 22. A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
O que diz o artigo 57 da LDB?
Quando não mais for possível a atribuição de aulas regulares (obrigatórias e optativas) de graduação ou de pós-graduação aos docentes, compete à Unidade o oferecimento de cursos de extensão, aperfeiçoamento e especialização, de modo a fazer cumprir o art. 57 da LDB.
O que diz o artigo 15 da LDB?
Art. 15. Os sistemas de ensino assegurarão às unidades escolares públicas de educação básica que os integram progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira, observadas as normas gerais de direito financeiro público.
O que diz os artigos 12 e 13 da LDB?
Logo a Lei 9394/96, nos referidos Artigos de n°, 12,13,14 e 15 estabelece uma determinação de descentralização, ou seja, passando a atribuir responsabilidades a todos os atores envolvidos no âmbito escolar e isto é corroborado com a proposta do Projeto Político Pedagógico.
O que diz o inciso 5 do artigo 24 da LDB?
Artigo 24, Inciso V: "A verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios: a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais; b) possibilidade de aceleração ...
O que diz o artigo 11 da LDB?
O art. 11 , inciso IV da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394 /96), determina que os Municípios incumbir-se-ão de autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema... Neste mesmo viés, a Lei de Diretrizes e Bases da Educacao Nacional , Lei nº 9.394 /96, também fixa em seu art.
O que diz o artigo 9 da LDB?
9º da LDB, estabelece que "na estrutura educacional, haverá um Conselho Nacional de Educação, com funções normativas e de supervisão e atividade permanente, criado por lei"; e que, complementarmente, o art.
O que diz o artigo 4º da LDB?
ESTABELECE AS DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL. X - vaga na escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental mais próxima de sua residência a toda criança a partir do dia em que completar 4 (quatro) anos de idade.
O que diz o artigo 6 da LDB?
O art. 6º da Lei de Diretrizes e Bases da Educacao Nacional dispõe que É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos 4 (quatro) anos de idade , matéria estranha à debatida nos autos, razão pela qual não há falar em sua violação.
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