Com quantos anos fecha a moleira do bebê?

Perguntado por: Diana Bianca Azevedo Matias  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.5/5 (12 avaliações)

Em geral, a moleira fecha por volta de 1 ano e 6 meses.

Como saber se a moleira do bebê está normal?

A moleira alta, mas flexível ou almofadada, é algo normal e que não apresenta problema. No entanto, se você perceber que está alta e tensa, pode ser um sinal de pressão intracraniana por alguma razão.

Qual o tempo certo para fechar a moleira do bebê?

A região da moleira localizada na frente da cabecinha do bebê, por ser a maior, demora mais tempo para se solidificar, o que pode levar de 12 a 18 meses. Já a da parte posterior do crânio, ou seja, atrás da cabeça, leva, em média, 2 meses para se fechar.

O que acontece quando a moleira do bebê fecha antes do tempo?

Os problemas que a cranioestenose trazem são todos ligados a essa expansão cerebral, como a fontanela fecha antes do tempo, precocemente esse espaço para o cérebro do bebê crescer fica restrito e então ele pode ter alguns problemas neurológicos com o desenvolvimento normal do cérebro.

Porque a moleira do bebê é aberta?

Por que os bebês nascem com uma abertura no osso da cabeça, a moleira? Na verdade, são seis pequenas aberturas (duas superiores e quatro laterais), mas a localizada na parte de cima e à frente da cabeça é mais perceptível. Sua função é permitir que o cérebro continue crescendo.

MOLEIRA DE BEBÊ: TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE O ASSUNTO | MACETES DE MÃE

33 questões relacionadas encontradas

Pode pegar na moleira do bebê?

Mito. A moleira é apenas o afastamento dos ossos do crânio e fecha entre 15 e 18 meses de vida. Até lá, a mãe pode - e deve - lavar, pentear e acariciar, normalmente, a cabeça sem medo.

É normal ter a moleira do bebê pulsar?

A moleira a pulsar é outra coisa que pode causar preocupações, mas é completamente normal. A cabeça do bebé é muito fina, por isso a pulsação do coração pode ser bastante percetível neste local.

O que causa o fechamento precoce da moleira?

O fechamento precoce da moleira indica um desenvolvimento craniano anormal, que talvez necessite de tratamento neurocirúrgico específico. Na detecção de alguma anormalidade, indicamos a realização de exames de investigação, sendo a tomografia o mais adequado nessa situação.

Quais os sintomas da cranioestenose?

Quais os sintomas da cranioestenose? A apresentação clínica mais comum é a queixa de formato incomum da cabeça no primeiro ano de vida. Pode se perceber uma cabeça longa e estreita (escafocefalia/dolicocefalia), triangular na frente (trigonocefalia), larga e achatada (braquicefalia) ou torta (plagiocefalia).

O que significa quando a moleira do bebê está baixa?

Moleira baixa ou funda: indica que o crescimento do crânio está abaixo do esperado, podendo significar desidratação ou patologias. Moleira alta: pode ser resultado de aumento da pressão craniana no bebê ou de um quadro de infecção. Nesse caso, é imprescindível levá-lo ao médico.

Quanto tempo demora para fechar as fontanelas?

O fechamento da fontanela anterior é muito variável e ocorre entre 8 e 18 meses de idade. A fontanela posterior (lambdoide) nem sempre pode ser palpada no recém nascido. Tem em média 1 cm e seu fechamento ocorre no primeiro mês de vida.

O que fazer quando a moleira do bebê está baixa?

A moleira funda no bebê pode ser sinal de desidratação ou desnutrição e, por isso, caso se verifique que o bebê está com a moleira funda é recomendado levá-lo imediatamente ao pronto-socorro ou consultar o pediatra para receber o tratamento adequado, que pode incluir apenas alguns cuidados em casa como dar muitos ...

Quais os cuidados que devemos ter com a moleira do bebê?

Por exemplo, ao lavar a cabeça, passar a mão suavemente pela região, evitando apalpar ou apertar a moleira. Também é importante evitar o uso de acessórios que pressionem a região como faixas, presilhas e bonés.

Como é uma moleira alta?

A moleira alta ou abaulada pode indicar um quadro de meningite, hidrocefalia, edema cerebral, hemorragia intracraniana, traumatismo craniano, entre muitas outras situações ou doenças que aumentam a pressão interna da cabeça e podem causar sérios danos ao desenvolvimento cerebral do bebê.

O que provoca a craniossinostose?

A craniossinostose ocorre quando essas suturas se fecham precocemente, limitando a capacidade de o cérebro e o crânio crescerem até chegar a um tamanho e formato normais. A craniossinostose pode ocorrer espontaneamente ou pode ser causada por mutações em genes do bebê. Esse defeito ocorre em um de cada 2.500 bebês.

Quando suspeitar de cranioestenose?

Alterações de morfologia como cabecinha mais alongada ou mais arredondada também podem ter natureza constitucional muitas vezes simulando de maneira importante o diagnóstico de cranioestenose.

Quais as consequências da craniossinostose?

A cranioestenose ou craniossinostose é o fechamento prematuro de uma ou mais suturas cranianas. A forma do crânio se modifica, devido ao impedimento do crescimento normal do cérebro. Esse fechamento precoce pode causar deformidades na cabeça e até graves lesões neurológicas.

O que é depressão da fontanela?

O que é Fontanelas afundadas? Fontanelas (vulgarmente conhecidas como moleiras) são espaços no crânio dos bebês, que serão calcificados, formando os ossos cranianos em sua totalidade. São normalmente planas com o bebê deitado, ou levemente deprimidas quando o bebê está em posição vertical.

Quais os riscos da moleira do bebê?

- Moleira abaulada, ou seja, um pouco levantada, mais febre podem sinalizar um quadro de meningite, e será preciso consultar um médico rapidamente. - Moleira um pouco afundada e diarreia podem indicar desidratação. - O fechamento precoce da moleira (antes dos 6 meses) pode caracterizar algum problema congênito.

O que passar na moleira?

“No banho, devemos lavar com cuidado, passando a mão, sem fazer força.” O ideal, diz Silvana, é segurar a cabeça da criança por trás com uma mão e com a outra passar o xampu suavemente. Depois, fazer uma espécie de concha com a mão para jogar a água delicadamente e retirar o produto.

Quando o bebê tá com febre pode se cobrir?

É preciso tirar toda a roupa da criança que está com febre.

Lembre-se, no entanto, que após administrar o antitérmico, sempre receitado pelo pediatra, o inverso pode ocorrer, ou seja, a criança pode sentir muito calor e suar muito. Neste caso, fazemos o inverso, tiramos o excesso de roupa.

O que acontece se apertar a moleira de um bebê?

Os ossos do crânio dos recém-nascidos e dos bebês até 18 meses são muito frágeis e quanto lesionados por pancada na cabeça, dependendo da intensidade, podem até não fraturar, mas deformar-se. Para entender o tamanho do risco de uma pancada na cabeça do bebê, é preciso entender um pouco sobre a anatomia.

O que são as fontanelas?

Moleira é a denominação popular dos espaços que separam o crânio dos recém-nascidos. No Anatomia Responde, o professor Luis Fernando Tirapelli descreve a moleira, denominação popular que se dá para as fontanelas, espaços macios e membranosos que separam os ossos do crânio dos recém-nascidos.

O que fazer quando a moleira fecha?

Em geral, a moleira fecha por volta de 1 ano e 6 meses. Se fechar antes de 1 ano, é necessário procurar o pediatra. Ele avalia se é preciso ir a um neurologista, que dirá as causas e se é preciso uma cirurgia para abrir espaço para o crescimento do crânio.

O que fazer se a moleira não fechar?

Moleira baixa ou funda pode ser sinal de que o crescimento craniano no bebê está abaixo do esperado; Moleira alta pode significar aumento da pressão craniana ou até mesmo um quadro de infecção. Nesse caso, é importante levar o bebê para ser consultado por um pediatra com urgência.

Artigo anterior
Quanto tempo dura depilação com creme?
Artigo seguinte
O que é focus group?