O que é PPP no Direito Administrativo?

Perguntado por: Cátia Yasmin de Barros  |  Última atualização: 24. August 2024
Pontuação: 4.9/5 (32 avaliações)

O que é Parceria público-privada? A parceria público-privada (PPP) é a promoção de obras e serviços públicos com ajuda do empresariado. São as companhias que elaboram, constroem e financiam o projeto que tenha interesse direto da população, enquanto o governo apenas atua como comprador do serviço já pronto.

O que é PPP administrativa?

O que são as PPPs? As parcerias público-privadas (PPPs) são contratos de prestação de serviços de médio e longo prazos (de cinco a 35 anos), regidos pela Lei Federal nº 11.079, de 2004, firmado pela Administração Pública com valor mínimo de R$ 10 milhões.

O que é o que é PPP?

As Parcerias Público-Privadas (PPPs) são o contrato administrativo de concessão, na modalidade patrocinada ou administrativa, entre o governo e uma empresa da iniciativa privada.

O que é um contrato PPP?

No Brasil a parceria público-privada é uma modalidade de contrato de concessão, que ao contrário da concessão tradicional cuja viabilidade econômica financeira depende exclusivamente da tarifa paga pelos usuários, o contrato de PPP admite que ocorram contraprestações pecuniárias do parceiro público ao parceiro privado.

Qual a diferença entre concessão e PPP?

A Lei 11.079/2004 define a regulamentação das PPPs. É um contrato firmado entre o poder público e a iniciativa privada para concessão de um serviço por tempo determinado. O que difere a parceria de uma concessão comum é o fato de que a PPP conta também com recursos públicos para cobrir os custos da prestação.

Parceria Público Privada - PPP (Direito Administrativo): Resumo Completo

36 questões relacionadas encontradas

Quem são os proprietários dos bens nos contratos de PPPs?

Agora, uma dúvida comum: quem são os proprietários dos bens nesses três tipos de contrato? Nas PPP's, o Estado é dono do bem. O contratado presta um serviço pago pelo poder público.

Qual a diferença entre PPP patrocinada e administrativa?

Assim, a Concessão Administrativa e a Concessão Patrocinada se diferenciam quanto às fontes de receitas da concessionária. Nesta, há a cobrança de tarifa dos usuários. E, naquela, não há cobrança de tarifas dos usuários, sendo a remuneração paga apenas pelo poder concedente.

Quais as vantagens de uma PPP?

As PPP são um poderoso instrumento de realização de obras e serviços públicos, com vantagens financeiras (permite controlar a despesa pública e realizar investimento). São igualmente usadas como uma forma inovadora de financiamento, envolvimento da gestão privada e partilha do risco.

Quais as vantagens e desvantagens das PPPs?

Para a população, as parcerias são garantia de estabilidade na execução da obra ou serviço, sem interrupção na troca de governo. Em contrapartida, há desvantagens. Em alguns casos, o contrato de concessão pode sair mais caro para o poder público se não for feita a parceria e trazer desequilíbrio financeiro.

Quais são os tipos de PPP?

Do mesmo modo, as modalidades mais comuns em projetos de PPPs são a concorrência e o diálogo competitivo.

Como fazer o PPP de um funcionário?

Emitir PPP Eletrônico - Perfil Profissiográfico Previdenciário
  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique em “Do que você precisa?” e escreva “PPP”; Selecione a empresa e clique em “PDF”. ...
  2. Receber resposta. Pedido pelo aplicativo ou site do Meu INSS: o documento sai na hora. Aplicativo móvel : Baixe o Meu INSS.

Quem criou a Lei das PPP?

História. No Brasil temos referência de PPP desde a época do imperador Pedro II quando este implantou a maior parte das ferrovias brasileiras no século XIX, através de subsídio com a não cobrança da chamada cláusula ouro. No Brasil o projeto da parceria público-privada foi implementado pelo Governo Lula em 2004.

O que as parcerias Público-privadas PPPs visam promover na Administração Pública?

Os principais objetivos das PPPs incluem a promoção do desenvolvimento de infraestrutura, a melhoria na prestação de serviços públicos, a transferência de riscos para o setor privado, a eficiência na gestão de projetos e a atração de investimentos privados para áreas de interesse público.

Quantas PPPs tem no Brasil?

Última atualização em 23 de maio de 2023 às, 10h39. O Brasil tem quase R$ 4,5 trilhões em investimentos em Parcerias Público-Privada (PPP) e concessões que estão em andamento ou que devem ser aplicados em 30 anos, em média.

São exemplos de parcerias públicos-privadas?

Exemplos de Parcerias Público-Privadas
  • INFRAESTRUTURA SOCIAL. Complexo do Mineirão (Minas Gerais): Concessão Administrativa, da operação e manutenção, precedidas de obras de reforma, renovação e adequação do Complexo do Mineirão. ...
  • SANEAMENTO. ...
  • ENERGIA E INOVAÇÃO.

Quais as desvantagens das PPPs?

Elevados custos de transação: os custos envolvidos na preparação de PPPs são substancialmente superiores às contratações mais tradicionais. Esses custos costumam ser agravados pela necessidade de contratação de consultores, devido à carência de competência estatal para implementação e gestão das parcerias.

Por que as parcerias são vantajosas para os municípios?

Principais vantagens das PPPs para os municípios

Além disso, também geram investimento e empregos. Nesse modelo de PPP, municípios passam a ter mais foco na fiscalização e reduzem os custos dos serviços. Outro ponto positivo gerado pelas PPPs é a maior fluidez aos mecanismos e metas de crescimento dos municípios.

O que significa público e privado?

Que implica a participação simultânea do Estado e de instituições privadas (ex.: parcerias público-privadas). Feminino: público-privada. Plural: público-privados. Origem etimológica:público- + privado.

O que é o fato do príncipe?

O Fato do Príncipe ocorre nos casos em que um ato geral e abstrato praticado pelo Estado afeta indiretamente o contrato administrativo, impedindo a sua execução nos termos inicialmente pactuados.

São exemplos de concessão?

Uma concessão ocorre quando o governo (seja ele municipal, estadual ou federal) transfere a um terceiro (normalmente uma empresa privada) o direito de realizar e explorar algo que normalmente seria de sua responsabilidade. Por exemplo: o governo estadual realiza a concessão de uma rodovia para uma empresa privada.

Quais são as esferas nas quais se pode ter concessão do tipo PPP?

A Lei das PPPs é aplicável à toda Administração Pública, em todas as esferas da federação, quais sejam a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.

Qual o valor mínimo dos contratos das parcerias público-privadas?

A Lei 13.529/2017 altera a redação da Lei 11.079/2004, reduzindo de 20 para 10 milhões de reais o valor mínimo do contrato para que sejam celebradas Parcerias Público-Privadas (PPP).

Qual é a diferença entre concessão e privatização?

De maneira geral, define-se privatização como a venda de órgãos ou de empresas estatais para a iniciativa privada, geralmente, por meio de leilões públicos. Já na concessão, a transferência é temporária e a empresa tem prazos definidos, que podem ou não ser renovados, além de regras para explorar o serviço.

Quais as duas modalidades contratuais estabelecidas para as PPPs pela Lei n 11.079 2004?

Trata-se, portanto, de um contrato de concessão, de modo que a edição da Lei 11.079/2004 determinou a criação de duas novas modalidades de concessão – a concessão patrocinada e a concessão comum – e renomeou as concessões regidas pela Lei 8.987/95, as quais passam a ser conhecidas como concessões comuns.

Qual a lei que institui as parcerias público-privadas?

Consoante a Lei 11.079/2004, a responsabilidade fiscal representa uma das diretrizes a serem observadas na contratação de parceria público-privada.

Artigo anterior
Como acessar o Auxílio Emergencial 2021?
Artigo seguinte
Quem é o verdadeiro namorado de Gabriella Saraivah?