O que colocar no lugar do gesso?

Perguntado por: Luísa Morais Silva  |  Última atualização: 24. April 2024
Pontuação: 4.1/5 (15 avaliações)

Atualmente, está crescendo o desenvolvimento de talas de plástico (também chamadas de órteses) que também são imobilizadoras, e em alguns casos pode substituir o gesso! Além disso elas são resistentes, leves e retiráveis.

O que posso usar no lugar do gesso?

Órtese termomoldável

– São excelentes opções de imobilização feitas de um material plástico que é realizado a moldagem personalizada de acordo com a anatomia do paciente e diagnóstico. A vantagem é que é bem leve, anatômica, confortável e pode ser molhada.

O que pode substituir o gesso na perna?

Bota ortopédica substitui o gesso? Durante o tratamento de lesões e fraturas em geral, a bota ortopédica pode até substituir o gesso. A grande diferença é que o gesso só é retirado no final do tratamento, já a bota pode ser retirada várias vezes pelo paciente.

O que substitui a tala?

Sendo assim, a tipoia pode ser indicada para tratar rupturas de ligamentos ou tendões, para auxiliar no pós-operatório ou ainda para garantir a imobilização do ombro, já que diferentemente de outras regiões do corpo, não é utilizado gesso ou tala nessa articulação.

O que é melhor tala ou gesso?

No geral, as talas são mais utilizadas na urgência por permitir que o inchaço que segue uma fratura se acomode sem causar compressão nos tecidos. Quando é necessário o alinhamento dos ossos (redução da fratura), o gesso circular ajuda na manutenção do posicionamento dos fragmentos.

5 COISAS | QUE VOCÊ PODE FAZER SE ESTÁ USANDO GESSO!

18 questões relacionadas encontradas

Como imobilizar sem gesso?

Plástico termomoldável

Seu princípio é similar ao do gesso, mas é algo bem moderno. O material é aquecido pelo médico e moldado sob a pele do paciente, na área fraturada. O ajuste é ainda mais eficaz que as outras técnicas.

Pode usar bota ortopédica no lugar do gesso?

Logo, é imprescindível seguir as orientações médicas. Assim como se for indicado para o paciente usar gesso no lugar da bota ortopédica, pois, se há essa orientação, é porque a lesão é mais séria e deve ficar 100% imóvel, pois há risco de lesões grandes caso não seja seguido.

Quando devo usar tala?

A tala é um dispositivo que tem como função evitar o movimento de uma determinada articulação ou pode ser usada para manter em uma posição os ossos que sofreram fratura. Por isso, é um item muito importante para o socorro de acidentados e a recuperação de um paciente.

Pode tirar a tala para dormir?

De forma geral, as imobilizações devem ser utilizadas 24 horas por dia, sendo retiradas apenas para realizar higiene local. Portanto, normalmente é indicado utilizar a bota para dormir também.

Para que serve a tala ortopédica?

A tala é um dispositivo que imobiliza determinada articulação ou posiciona ossos que sofreram alguma fratura. É um item fundamental para o socorro de acidentados e a para auxiliar na recuperação de algumas lesões ou fraturas.

Porque o gesso afina a perna?

Sim, totalmente normal. Com o uso do gesso, os músculos deixam de trabalhar, e assim, enfraquecem e atrofiam, deixando o membro mais fino em comparação com o outro.

Como é o gesso sintético?

É superleve, resistente, não causa coceiras, pouco volumoso, o que permite ao paciente vestir a sua roupa normalmente. O material disponível em diversas cores possui uma característica mais resistente que o gesso branco ou tradicional, e menor índice de quebras e necessidade de retornos para reforço ou troca.

Como fazer uma imobilização de fraturas?

Coloque o membro afetado na posição mais natural possível, sem causar desconforto à pessoa. Imobilize o local da fratura e também as articulações próximas acima e abaixo da área afetada. Para imobilizar use talas de papelão, jornais dobrados, cabos de vassoura, bengalas, galhos de árvore etc.

Qual a diferença entre gesso e bota Ortopedica?

Cada vez mais utilizadas, as botas imobilizadoras vieram para substituir o gesso nos casos em que a total imobilização não é necessária, pois também imobilizam pés e tornozelos, porém, com a vantagem de serem mais confortáveis pois são mais leves, diferentes do gesso, possuem fácil colocação e remoção, podendo ser ...

Quando tira o gesso pode pisar?

Pode pisar sim, se retirou o gesso é porque teoricamente cicatrizou a lesão. Dor pode sentir pela lesão e por ter ficado com o gesso, porém deve ser de baixa intensidade.

Como aliviar o desconforto do gesso?

Não coloque talco ou pomadas dentro do gesso, pois isso causa irritação da pele. Se a coceira for muito intensa, pode-se usar o secador de cabelo na temperatura fria, para aliviar o desconforto. Nunca use a temperatura quente no gesso.

Pode pisar no chão com a tala?

Não pise, e procure seu médico para orientações e troca da imobilização.

Pode dormir de lado com a perna engessada?

Se o gesso tiver colocado de forma correta , não há problema em dormir de lado, o importante é não pisar com a perna afetada.

Quantos dias pode ficar com a tala?

A duração do uso de talas depende do tipo e gravidade da lesão. Em casos de lesões simples ou graves, o período de imobilização com a tala pode variar de algumas semanas a alguns meses, conforme determinado pelo médico.

É normal sentir dor no local da fratura?

As fraturas normalmente causam inchaço, mas esse inchaço pode levar horas para se desenvolver e, em alguns tipos de fraturas, ser bem discreto. Quando os músculos ao redor da área lesionada tentam manter um osso fraturado no lugar, podem ocorrer espasmos musculares, causando mais dor.

O que acontece se eu tirar o gesso antes do tempo?

O tipo de lesão ligamentar ou óssea e o local da fratura são os mais importantes. Assim, note que é prejudicial a retirada o gesso antes da recomendação e sem supervisão de um médico ortopedista, pois o osso pode ainda não ter se consolidado completamente e qualquer impacto na região poderá agravar a situação.

Quando o osso começa a colar dói?

O paciente pode apresentar dor na região, edema (inchaço), dificuldade para movimentar o local e deformidade ou desvio do osso e da articulação. Como a pseudartrose aparece depois do tratamento para a fratura em si, o mais comum é que o médico ortopedista que realiza o acompanhamento do paciente identifique a condição.

É normal sentir dor depois de colocar o gesso?

Não é incomum sentir desconforto com o uso de gesso.

Pode tirar a tala para tomar banho?

Posso retirá-la para tomar banho? Depende da indicação do profissional. Por ela ser retirável é possível tomar banho sem ela, porém se houver indicação de uso contínuo da tala, ou seja, por 24h, é viável seguir a recomendação do profissional.

Qual o preço de uma bota ortopédica?

O preço de uma bota ortopédica dependerá realmente do modelo e marca que você escolher. Você não precisa gastar muito para conseguir uma bota de qualidade. Há modelos acessíveis que são seguros e oferecem o suporte necessário para o pé e tornozelo. Os valores de excelentes modelos podem variar entre R$150 e R$500.

Artigo anterior
É perigoso comer cogumelos?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre RPA e nota fiscal?