Qual a diferença entre RPA e nota fiscal?

Perguntado por: Mélanie Nunes  |  Última atualização: 24. April 2024
Pontuação: 4.8/5 (35 avaliações)

Qual a diferença entre o RPA e a Nota Fiscal? A nota fiscal ou nota fiscal eletrônica é utilizada por profissionais com CNPJ, já o RPA é utilizado por autônomos ou freelancers que não possuem CNPJ. Além disso, o RPA é emitido pela empresa ou pessoa contratante, já a nota fiscal é emitida pelo prestador de serviço.

O que é RPA nota fiscal?

O que é um RPA? O Recibo de Pagamento Autônomo (RPA) é um documento fiscal utilizado para formalizar o pagamento de um serviço prestado por uma pessoa física a outra pessoa física ou jurídica.

Como emitir nota fiscal RPA?

Para emitir um RPA, o pagador deve coletar informações essenciais do prestador, como nome, CPF ou CNPJ, endereço e o valor do pagamento. Em seguida, preencher o formulário modelo de RPA, disponível no site da Receita Federal ou em papelarias autorizadas.

Sou autônomo é preciso emitir nota fiscal?

O autônomo emite nota fiscal sempre que presta um serviço ou realiza uma venda. A emissão é obrigatória para as relações comerciais com outras pessoas jurídicas (empresas ou outros MEI).

Qual é a grande desvantagem de receber pagamentos via RPA?

As principais desvantagens de receber pagamentos por serviços educacionais e consultoria por meio de RPA são: pagar impostos antecipadamente, não poder movimentar valores no sistema bancário e ficar sujeito à mais alta tributação.

Nota Fiscal ou RPA?

15 questões relacionadas encontradas

Quais impostos são pagos no RPA?

Quais os descontos de impostos no RPA? Como calcular os impostos? Os descontos de impostos no RPA incluem o INSS, o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) e o Imposto sobre Serviços (ISS).

Qual a taxa de emissão de nota fiscal?

Quanto cobrar para gerar uma NF? Emitir uma nota fiscal avulsa por meio do portal da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) não possui custo algum.

É preciso emitir nota fiscal?

Todo empreendedor deve emitir a nota fiscal ao fazer qualquer operação negocial. A obrigação vale para os microempreendedores individuais (MEIs), para o microempreendedor (ME) e para as empresas de pequeno porte (EPPs).

Quanto tempo posso trabalhar por RPA?

Não há uma regra definida sobre o tempo máximo que este tipo de contratação pode durar. No entanto, recomenda-se que ele seja utilizado apenas para serviços eventuais ou temporários, de poucos dias. Isso porque, se o serviço for contínuo ou habitual, pode haver a configuração de vínculo empregatício entre as partes.

Quais são os direitos de quem trabalha por RPA?

Veja quais são eles:
  • Direito à Previdência Social: o profissional pode contribuir para o INSS e ter acesso aos benefícios previdenciários;
  • Direito à comprovação de renda: é possível comprovar a renda por meio dos recibos emitidos pelos contratantes e ter acesso a crédito, financiamento ou empréstimo;

Quanto à empresa paga de INSS sobre RPA?

O INSS Patronal é responsabilidade da empresa contratante. Quando a empresa faz a emissão do RPA, ela deve recolher também a Previdência Social Patronal em cima do serviço prestado. Neste caso, a alíquota é de 20% e o prazo para recolhimento segue até o 20º dia do mês subsequente ao do serviço.

Quem paga o imposto da nota fiscal?

Basicamente, toda empresa deve pagar. Isso porque o ICMS vale em toda venda, importação, serviço e transporte. Ou seja: se sua empresa realiza alguma dessas atividades, deve pagar ICMS.

Como faço para emitir uma nota fiscal?

Para emitir suas notas fiscais MEI pelo seu celular ou tablet:
  1. Baixe o aplicativo NFS-e Mobile pela App Store ou Google Play;
  2. Com os dados da configuração e dos serviços favoritos preenchidos previamente no site, acesse com a conta gov.br ou login e senha;
  3. Clique em emitir NFS-e;
  4. Selecione o serviço prestado.

Como fazer a emissão de nota fiscal?

5 passos para emitir a nota fiscal eletrônica
  1. Descubra qual tipo de nota que será emitido. ...
  2. Adquira um certificado digital. ...
  3. Faça o cadastro fiscal junto ao governo. ...
  4. Escolha o emissor de nota fiscal eletrônica. ...
  5. Comece a emitir as notas fiscais.

Quem recebe por RPA tem que declarar Imposto de Renda?

O autônomo precisa declarar Imposto de Renda se o seu rendimento tributável do ano-calendário anterior tiver sido superior a R$ 30.639,90 (regra da Receita Federal válida para a declaração que será entregue em 2024).

Quem é MEI pode receber por RPA?

Até mesmo para os Microempreendedores Individuais (MEI), a empresa contratante é encarregada de emitir o RPA para os autônomos, assumindo o pagamento correto dos impostos. Ao receber o comprovante de pagamento com os devidos tributos, o autônomo tem a segurança de que receberá os devidos valores.

Como calcular o valor de uma nota fiscal?

O cálculo desse impostos é realizado por teto de lucros. Por exemplo, para lucros até R$20 mil reais por mês a alíquota é de 15%. Já para os lucros mensais superiores a esse limite, a taxa é de 10% sobre o valor excedente.

Como calcular nota fiscal de prestação de serviços?

Para calcular cada um dos impostos citados acima, que fazem parte da Nota Fiscal de Prestação de Serviços, é necessário multiplicar o valor total da nota pela alíquota do imposto, dessa forma: valor total do imposto em questão = valor da nota x alíquota do imposto.

Como fazer RPA recibo de pagamento?

O RPA (Recibo de pagamento autônomo) deve ser emitido pelo contratante, de acordo com as condições, dados e valores acordados com o contratado. A emissão pode ser física, através de formulário no qual são incluídos os dados do profissional e da empresa.

Como fazer um recibo de prestação de serviço autônomo?

Como fazer um recibo de prestador de serviço?
  1. Identificação do Prestador de Serviço. ...
  2. Identificação do Cliente. ...
  3. Descrição dos Serviços Prestados. ...
  4. Valor do Serviço. ...
  5. Data de Emissão do Recibo. ...
  6. Forma de Pagamento. ...
  7. Data de Recebimento. ...
  8. Assinatura do Prestador de Serviço.

É obrigatório descontar INSS no RPA?

A empresa que contrata um profissional autônomo ao elaborar sua folha de pagamento junto ao RPA deve discriminar o valor referente à contribuição previdenciária descontada, esse desconto tem como base a alíquota de 11% sobre a remuneração recebida, sempre observando o limite máximo do teto do salário de contribuição.

Quem recolhe o INSS do RPA?

Quem recolhe o INSS do RPA? Quem faz o recolhimento dos impostos, inclusive o INSS, do Recibo de Pagamento Autônomo é a empresa ou pessoa contratante, e fica sob responsabilidade do prestador o pagamento dos impostos.

Quem recolhe INSS do RPA?

Quem recolhe o INSS do RPA? O recolhimento de todos os impostos, inclusive do INSS, é de responsabilidade da empresa que contratou o profissional autônomo. Caso a empresa seja optante do Simples Nacional, esse pagamento pode ser feio de forma unificada na DAS mensal.

Artigo anterior
O que colocar no lugar do gesso?
Artigo seguinte
Quanto tempo demora para cair o salário na Nubank?