Quanto tempo dura a fase subaguda da Chikungunya?

Perguntado por: Cátia Ema Rocha Barros  |  Última atualização: 3. April 2025
Pontuação: 4.1/5 (52 avaliações)

Após o período de incubação inicia- se a fase aguda ou febril, que dura até o décimo dia. Alguns pacientes evoluem com persistência das dores articulares após a fase aguda, caracterizando o início da fase subaguda, com duração até 3 meses. Quando a duração dos sintomas persistem até 3 meses atingem a fase crônica.

O que fazer na fase subaguda da chikungunya?

Nesta fase, pacientes que apresentam quadros de dor moderada e intensa se beneficiam do uso de corticoides (fora da fase de viremia). A medicação de escolha é a prednisona, feita em dose única pela manhã com 0,5 mg.

Qual a fase final da chikungunya?

Crônica: Se os sintomas persistirem por mais de 90 dias após o início dos sintomas, considera-se instalada a fase crônica. Em mais de 50% dos casos, a artralgia (dor nas articulações) torna-se crônica, podendo persistir por anos (BORGHERINI, et. al, 2008.)

Quando sei que estou melhorando da chikungunya?

Os sinais de melhora da Chikungunya incluem a diminuição de sintomas, como dor nas articulações, febre, manchas vermelhas na pele e enjôo, e surgem quando o organismo começa a eliminar o vírus.

O que é uma fase sub aguda?

o Fase subaguda: Dura até 3 meses após o fim da fase aguda. Normalmente a febre desaparece, podendo haver persistência ou agravamento da artralgia, incluindo poliartrite distal, exacerbação da dor articular nas regiões previamente acometidas na primeira fase.

Chikungunya: dores e inchaços são comuns após a doença

37 questões relacionadas encontradas

Quantos dias tem que ficar de repouso por causa da chikungunya?

Não é necessário o isolamento. Recomenda-se repouso absoluto ao paciente, que deve beber líquidos em abundância. A internação é aconselhada apenas nos casos que apresentarem maior gravidade. Em geral, o paciente se recupera em dez dias após o início dos sintomas.

Quanto tempo leva para passar as dores da chikungunya?

Manter o doente bem hidratado e em repouso são medidas essenciais para a sua recuperação. Os sintomas, em geral, desaparecem dez dias após seu aparecimento. No entanto, as dores nas articulações podem persistir por meses. Nesses casos, o paciente deve voltar à unidade de saúde para avaliação médica.

Porque as dores da chikungunya não passa?

Sequelas e dores após a chikungunya

Muitas vezes, as dores são incapacitantes. A dor pode se tornar crônica, principalmente em pessoas com mais de 45 anos, do sexo feminino, com alta carga viral durante a fase aguda e com uma resposta imunológica mais intensa pós-infecção.

Como se recuperar mais rápido da chikungunya?

É importantíssimo beber muita água, soro de reidratação oral, sucos, evitar bebidas alcoólicas — porque vai gerar desidratação que pode piorar a dor. A hidratação vai ajudar, inclusive, a evitar uma postergação das dores”, reforçou o médico.

Como melhorar as dores nas articulações depois da chikungunya?

“A dor nas articulações pode ser intensa, e altera a qualidade de vida do paciente. A utilização da fisioterapia é muito importante nesse momento, porque ela combate e alivia a dor”, acrescenta o ortopedista do CREB, Dr.

Qual é a fase mais perigosa da chikungunya?

Mas o que a torna mais perigosa são as fases em que ela pode se apresentar: aguda, que é fase mais simples; a subaguda que pode durar por três meses e a fase crônica, que pode se manifestar por meio de fortes dores articulares mesmo depois do tratamento”, explicou.

Qual a pior fase da chikungunya?

“A chikungunya provoca fadiga e dores nas articulações muito intensas. Ela pode evoluir nas fases de 'febril' ou 'aguda', que tem duração de cinco a 14 dias; 'pós-aguda', que tem um curso de até três meses, e a 'crônica', cujos sintomas persistem por mais de três meses, após o início da doença.

Porque as dores da chikungunya vai e volta?

Os achados sugerem que níveis elevados da quimiocina CXCL8 em pacientes com chikungunya na fase aguda da doença podem induzir aumento na resposta inflamatória, o que pode contribuir para o desenvolvimento de dor articular crônica.

Qual Anti-inflamatório tomar para chikungunya?

Para os casos onde haja evidência de processo inflamatório articular, com dor associada a edema (não é habitual à presença de sinais flogístico como calor e rubor), pode ser iniciado corticosteroide na forma oral. A medicação padrão para uso oral é a prednisona.

Como fica o hemograma na chikungunya?

A presença de leucopenia com linfopenia no hemograma de pacientes infectados por Chikungunya é uma análise típica, onde se observa trombocitopenia moderada, neutropenia e elevada taxa de sedimentação dos eritrócitos (18). Febre Quase sempre presente, alta e de início imediato, entre 39º a 40º C.

O que não pode tomar com chikungunya?

“Antes de falar das particularidades no processo de tratamento, é fundamental salientar que nos casos suspeitos de Dengue, Zika e Chikungunya (fase aguda) são contraindicados: os anti-inflamatórios não esteróides (ibuprofeno, naproxeno, diclofenaco, nimesulida, ácido acetilsalicílico, associações, entre outros), devido ...

O que acontece se não tiver repouso na chikungunya?

Quem está doente deve fazer o que para sofrer menos dores? Quem responde essa pergunta é a infectologista Tânia Mara Coelho, diretora do Hospital São José, da rede pública do Governo do Estado: “repousar é fundamental para não forçar as articulações e as dores voltarem ainda piores”.

Como acabar com a fraqueza da chikungunya?

Não existe tratamento específico para a Chikungunya. O tratamento é de suporte, ou seja, feito para aliviar os sintomas e o incômodo causado pela doença. Os medicamentos mais usados são os analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios.

Como melhorar a fraqueza da chikungunya?

Não há uma cura ou tratamento específico para tratar a infecção viral da chikungunya. O cuidado com a doença é voltado para dar suporte a recuperação conduzida pelo sistema imune e aliviar os sintomas, principalmente a febre e as dores pelo corpo. O uso de analgésicos e antitérmicos pode ser indicado pelo médico.

O que fazer para aliviar as dores nas articulações?

Uma boa forma de cuidar da dor nas articulações, muitas vezes, é fazendo a imobilização, com talas e tipoias. Além disso, aplicar bolsa térmica pode ajudar a diminuir a sensação dolorida. Contudo, em muitos casos, a imobilização pode piorar o quadro.

Quais os órgãos que a chikungunya afeta?

Correspondente Médico: Como o chikungunya afeta o sistema nervoso central? Um novo estudo sobre os efeitos no corpo humano do vírus chikungunya apontou que além dos já conhecidos danos nas articulações, a doença pode infectar também o sistema nervoso central e comprometer funções motoras.

Porque a chikungunya incha os pés?

Os pacientes apresentaram problemas como linfedema agudo (acúmulo de líquido nas pernas devido ao bloqueio do sistema linfático) e edema no dorso do pé.

É possível ter chikungunya mais de uma vez?

Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Não é possível ter chikungunya mais de uma vez.

Qual o horário que o mosquito da chikungunya ataca?

A fêmea se alimenta de sangue no início da manhã e mais no final da tarde, o que não impede que aconteça em outros horários. Quanto à capacidade de vôo, sabemos que possui possibilidade de acesso a alturas como, por exemplo, chegar à caixa de água de sua casa, às calhas e terraços.

Quem tem chikungunya baixa as plaquetas?

Nesse sentido, em caso de suspeita da dengue, zika e chikungunya, Myriam Fernanda orienta que as pessoas procurem a assistência médica e se hidratem bastante, visto que quadros de febre podem levar à desidratação e queda do número de plaquetas.

Artigo anterior
Quando a dor do outro versículo?
Artigo seguinte
Qual cartão de crédito tem maior limite?