Qual o perigo da fototerapia?

Perguntado por: Maria Luna de Monteiro  |  Última atualização: 14. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (17 avaliações)

A fototerapia tem efeitos colaterais tanto a curto quanto a longo prazo. Em curto prazo, a fototerapia fluorescente pode, às vezes, produzir hipertermia e este aumento da temperatura pode elevar a perda insensível de água, principalmente em prematuros muito pequenos, levando à desidratação.

Quanto tempo o bebê pode ficar na fototerapia?

Normalmente são prescritos um ou dois dias de fototerapia. Porém o tempo dependerá do quão acentuada está a icterícia. O processo não muda a rotina de amamentação e de cuidados com o bebê. Entretanto pode acontecer de a mãe ter alta da maternidade antes do filho, o que geralmente causa angústia e expectativa.

O que a fototerapia causa nos olhos?

Conforme as enfermeiras que participaram do estudo, a fototerapia poderá causar lesões na retina, porém, os riscos não se restringem somente a isso, podendo causar também no RN a perda de água, aumento das evacuações, alte- rações das hemácias, letargia, eritemas, diminuição do crescimento na segunda infância, ...

Quando a fototerapia é indicada?

A fototerapia consiste na utilização de luzes especiais como forma de tratamento, sendo muito utilizada em recém-nascidos que nascem com icterícia, um tom amarelado na pele, mas que também pode ser útil para combater rugas e manchas na pele, além de doenças como psoríase, vitiligo eczema, por exemplo.

Quanto tempo o bebê pode ficar no banho de luz?

A pediatra ressalta que em alguns casos apenas o banho de sol e amamentação em livre demanda resolve o problema. “O bebê deve mamar bastante pois elimina a bilirrubina nas fezes”, comenta. Nesses casos, os banhos de sol levam cerca de 15 minutos e devem ser feitos de manhã (antes das 10h) e à tarde (após as 16h).

#FicaaDica: A fototerapia é um tratamento não invasivo indicado para a eliminação de derrames.

25 questões relacionadas encontradas

Qual o risco da icterícia?

Mas a icterícia do recém-nascido pode ser um sintoma de doenças mais graves, por isso deve ser detectada e tratada adequadamente. Além disso, níveis excessivamente altos de bilirrubina no sangue podem lesionar o cérebro, causando sequelas neurológicas permanentes.

Como saber se a fototerapia está funcionando?

Para garantir a eficácia desse tratamento, é importante que a luz emitida tenha um comprimento de onda capaz de ser absorvido pela bilirrubina e que se tenha atenção à concentração inicial de bilirrubina, pois dessa forma é possível indicar a quantidade de sessões necessárias.

Quando indicar fototerapia para RN?

Segundo Facchini (2008), fototerapia deve ser usada no recém-nascido com peso maior e igual a 2500 kg, com: BI > 10mg/dl nas primeiras 24 horas. BI > 12mg/dl entre 24 a 72 horas. BI > 15 ou 17mg/dl maior que 72 horas.

Quais os benefícios da fototerapia?

A Fototerapia, trata-se de um procedimento repleto de benefícios para a pele, é um tratamento estético coadjuvante nos tratamentos de Acne, Clareamento de manchas, Rejuvenescimento, entre outros. Esta terapia estimula a criação de colágeno, previne e trata a acne, rugas e ajuda a amenizar os sintomas do melasma.

O que a gestante deve fazer para o bebê não ter icterícia?

A icterícia neonatal pode ser prevenida através de orientações no pré-natal e, no caso da incompatibilidade sanguínea, a mãe que tem o fator Rh negativo deve tomar uma dose da vacina de imunoglobulina anti-Rh (Rhogam) na 28ª semana de gestação e outra até 72 horas após o parto.

Como proteger os olhos na fototerapia?

A maior parte (71%) deles afirmou que o protetor ocular deve ser radiopaco, a exemplo dos de algodão com passante para fixação, produzido especificamente para fototerapia.

Qual a importância de proteger os olhos do RN na fototerapia?

É uma forma de comunicação entre mães e bebês. Percebemos ainda que a máscara de proteção ocular utilizada pelos bebês em uso de fototerapia é necessária, porém, causa desconforto em virtude da grande sensibilidade da pele do bebê nessa idade.

Quanto tempo demora para baixar a bilirrubina?

Demora mais de 2 semanas para desaparecer (exceto em prematuros). Quando a bilirrubina direta também está muito elevada.

Quando suspender a fototerapia?

Naqueles bebês que estão em fototerapia padrão (entre 8-10), você pode suspender direto se houver a diminuição da bilirrubina.

Quanto tempo dura uma sessão de fototerapia?

A duração de cada sessão de fototerapia também é definida de acordo com cada caso, mas é, em geral, curta – pode durar alguns segundos ou, no máximo, alguns minutos. As sessões são realizadas de duas a três vezes por semana. O tratamento é indolor.

Como acalmar bebê na fototerapia?

Coloque o bebê em um ângulo de 45°, algo "muito importante", segundo o médico, pois ajuda a manter o controle sobre ele e não permite que sua cabeça "caia para trás", e o balance suavemente. O movimento pode ser realizado de cima para baixo, ou mesmo "agitando" delicadamente.

Qual o valor de uma sessão de fototerapia?

Diferente de outros tratamentos que costumam ter o preço elevado, a fototerapia é considerada um procedimento de baixo custo, o que torna acessível o tratamento mesmo para quem precisa de maior exposição à luz para melhor resolver o seu problema. Cada sessão varia de R$ 10 a R$ 50 dependendo do local ofertado.

Quais são os tipos de fototerapia?

O tratamento da Fototerapia pode ser feito com dois tipos de luz: LED e Laser. Com o Laser, são dois tipos de aplicação, pontual e a por varredura.

Porque o bebê tem que tomar banho de luz?

O que é bom para icterícia? A fototerapia, popularmente conhecida como banho de luz, é o tratamento mais indicado para recém-nascidos. Essa técnica expõe a criança a lâmpadas específicas que atingem a estrutura do pigmento, diluindo-o e eliminando-o.

Quando deve ser dado o primeiro banho do recém-nascido?

De acordo com a recomendação da Organização Mundial da Saúde, o primeiro banho do recém-nascido deve ser dado, no mínimo, 24 horas após o nascimento.

Quando investigar ictericia neonatal?

Quando investigar a icterícia?
  • Aumento precoce e/ou muito rápido de BT ( >0,2 mg/dL/hora) devem ser internados para fototerapia e investigação;
  • Manutenção de icterícia após 2 semanas de vida;
  • BT maior ou igual ao percentil 95;
  • Suspeita de doença hemolítica.

Qual o nível ideal de bilirrubina para recém-nascido?

Os valores de referência da bilirrubina em bebês varia de acordo com seu tempo de vida, sendo: Até 24 horas após o nascimento: 1,4 - 8,7 mg/dL; Até 48 horas após o nascimento: 3,4 - 11,5 mg/dL; Entre 3 e 5 dias após o nascimento: 1,5 - 12 mg/dL.

Como saber se a bilirrubina está baixando?

“Em um primeiro diagnóstico, o médico aperta suavemente o dedo indicador na cabeça e no corpo do bebê para verificar se a área fica amarelada ou se a cor da pele permanece igual. Posteriormente, é realizado o exame de sangue para detectar o nível de bilirrubina presente.

Qual o nível de bilirrubina para fototerapia?

Porém, os pesquisadores que preconizam o esquema terapêutico não são unânimes quanto ao valor de bilirrubina sérica para a indicação de fototerapia: de 5 a 8 mg/dl6 e de 8 a 12 mg/dl1.

Como a icterícia é eliminada?

Uma parte dessa substância vai para o intestino, sendo eliminada pelas fezes, outra é filtrada nos rins, sendo descartada na urina, enquanto outra pequena parte cai na corrente sanguínea.

Artigo anterior
Qual é a cor do formol?
Artigo seguinte
Como eram os direitos trabalhistas durante a Revolução Industrial no século XIX?