Quais são os pressupostos de admissibilidade do mandado de segurança?

Perguntado por: Raúl Magalhães  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.3/5 (12 avaliações)

O principal requisito para se aferir o cabimento do mandado de segurança, sem dúvidas, é a existência de um direito líquido e certo que esteja sendo alvo de ameaça ou que já tenha sido violado por ação ou omissão de autoridade pública.

Quais os pressupostos constitucionais do mandado de segurança?

MANDADO DE SEGURANÇA - ADMISSIBILIDADE - Relativamente aos atos jurisdicionais, os pressupostos constitucionais do mandado de segurança são exclusivamente a ilegalidade ou abuso de poder na atividade jurisdicional do Magistrado, o direito, e a liquidez e certeza desse direito, pelo que não se admite interpretação ...

Quais são os requisitos para a concessão de liminar em mandado de segurança?

7º da Lei 12.016/2009, exige para a concessão da liminar no mandado de segurança, os seguintes requisitos: fundamento relevante – direito líquido e certo; perigo de ineficácia da medida – periculum in mora; prestação de caução, fiança, depósito.

Em que casos cabe o mandado de segurança?

Assim como todos os remédios constitucionais, o mandado de segurança pode ser acionado por qualquer cidadão que acredite que algum direito seu foi violado, ou que tenha motivos razoáveis para acreditar que seus direitos serão violados. Por outro lado, não é uma ação gratuita, tal como o habeas corpus e o habeas data.

Qual é a natureza jurídica do mandado de segurança?

O mandado de segurança é uma ação constitucional, de natureza civil e procedimento especial. A natureza civil do mandado de segurança independe do tipo de ato contra o qual ele é impetrado. Assim, todo mandado de segurança é ação civil, mesmo que impetrado contra ato de juiz criminal, em processo penal.

RECURSOS - PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE

16 questões relacionadas encontradas

Qual é a natureza jurídica do prazo para impetração do mandado de segurança?

O mandado de segurança tem que ser impetrado no prazo de 120( cento e vinte) dias a contar da ciência do ato, de afronta ao direito liquido e certo, pelo impetrante. O prazo tem natureza decadencial, não podendo ser interrompido e nem suspenso.

Qual é a natureza jurídica do direito líquido e certo amparado por mandado de segurança coletivo?

164) entende que a natureza jurídica do mandado de segurança, “Trata-se de uma ação constitucional civil, cujo objeto é a proteção de direito líquido e certo, lesado ou ameaçado de lesão, por ato ou omissão de autoridade Pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público”.

Quando não cabe mandado de segurança?

5º Não se concederá mandado de segurança quando se tratar: I - de ato do qual caiba recurso administrativo com efeito suspensivo, independentemente de caução; II - de decisão judicial da qual caiba recurso com efeito suspensivo; III - de decisão judicial transitada em julgado.

Onde deve ser impetrado o mandado de segurança?

Tradicionalmente, o mandado de segurança é impetrado de acordo com a sede funcional da autoridade apontada como coatora, identificada como aquela responsável pelo ato a ser combatido. Em matéria tributária federal, essa autoridade costuma ser o delegado da Receita Federal de jurisdição fiscal do contribuinte.

Quando é cabível mandado de segurança na Justiça do Trabalho?

conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público.

Pode liminar em mandado de segurança?

O Supremo Tribunal Federal declarou a inconstitucionalidade de dispositivos da lei do mandado de segurança (Lei 12.016/09) que restringiam as hipóteses de concessão de medida liminar.

Quais os documentos necessários para o mandado de segurança?

- Cópia da carteira de identidade. - Cópia de CPF (facultativo). - Comprovante de endereço. Se o paciente for criança, neonato ou recém-nascido, apresentar: - Cópia da certidão de nascimento.

Pode pedir tutela de urgência em mandado de segurança?

A tutela de urgência será concedida quando houver elementos que evidenciem a probabilidade do direito e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo.”

O que constitui objeto do mandado de segurança?

O mandado de segurança tem como objeto “[…] a correção de ato de autoridade pública ou de agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do poder público, comissivo ou omissivo […]” [10] ,devido pela ilegalidade ou por abuso de poder, ofensivo a direito liquido e certo, individual.

Quais são as hipóteses do mandado de segurança coletivo?

LXX – O mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por: a) partido político com representação no Congresso Nacional; b) organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados”.

Qual o artigo do mandado de segurança?

O mandado de segurança está previsto no inciso LXIX, do artigo 5º da Constituição da Republica Federativa do Brasil de 05 de outubro de 1988 – CRFB/88. Criação brasileira, o mandado de segurança individual surgiu na Constituição Federal de 1934 e foi retirado em 1937, voltando com a Constituição Federal de 1946.

De quem é a competência para julgar mandado de segurança?

1. A competência para julgar mandado de segurança se define pela categoria da autoridade coatora e sua sede funcional, sendo, portanto, absoluta. O primeiro aspecto a provocar questionamentos quanto a competência no mandado de segurança refere-se ao ato advindo de dirigente de entidade de ensino superior.

Onde impetrar mandado de segurança contra prefeitura?

“A competência para julgamento de mandado de segurança contra ato administrativo do Prefeito Municipal é do Juízo da Comarca onde localiza a sede do Município. A competência originária do Tribunal de Justiça diz respeito apenas á matéria penal, como previsto no art. 101, VII, letra "a da CE".

Quem pode impetrar o MS?

Qualquer pessoa física ou jurídica que sinta que um direito seu não está podendo ser exercido corretamente devido a um ato irregular de uma autoridade ou órgão que exerce poder público pode impetrar o mandado de segurança.

Quando não cabe habeas corpus?

16o caso: não cabe habeas corpus quando a autoridade coatora não for definida. No mesmo sentido: “Arguição de excesso de prazo. Ausência de definição da autoridade coatora. Formalidade essencial insculpida no § 1o, do art.

Precisa de advogado para entrar com mandado de segurança?

Sim. Precisa. A figura de um advogado legalmente constituído é essencial para impetrar o mandado de segurança.

Qual a diferença de mandado de segurança e liminar?

O mandado de segurança é bastante utilizado, por exemplo, em concursos públicos, quando os candidatos são excluídos de forma ilegal ou arbitrária. A liminar, em tais casos, serve para garantir que o candidato continue no certame ou seja convocado para tomar posse.

Qual a natureza jurídica do direito líquido e certo?

direito líquido e certo é o direito subjetivo, decorrente de fato inequívoco suscetível de ser cabalmente provado com documentos juntos à inicial, sem necessidade de provas complementares de qualquer espécie, pouco importando a complexidade das questões jurídicas envolvidas na hipótese (1968, p.

O que é o direito líquido e certo no mandado de segurança?

Entendemos por direito liquido e certo, aquele que pode ser comprovado pelo julgador, tão logo seja impetrado o mandado de segurança, não cabendo assim, comprovação posterior.

O que é direito líquido e certo no mandado de segurança?

Neste mesmo sentido, Maria Helena Diniz conceitua o direito líquido e certo como “aquele que não precisa ser apurado, em virtude de estar perfeitamente determinado, podendo ser exercido imediatamente, por ser incontestável e por não estar sujeito a quaisquer controvérsias.

Artigo anterior
Quem usa óculos pode servir o exército?
Artigo seguinte
O que fazer para recorrer de uma multa indevida?