O que caracterizou o período Homerico?
Perguntado por: Maria Patrícia Campos Pinheiro | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.1/5 (43 avaliações)
Durante o período homérico, os povos gregos se organizavam predominantemente em genos, grandes famílias lideradas por um chefe, o páter, o que caracterizou as comunidades gentílicas como patriarcais.
Quais as principais características do período pré-homérico?
Características do Período Pré-homérico: Resumo
O período pré-homérico origina o desenvolvimento da civilização grega que fora constituída pela miscigenação de diversos povos da antiguidade que invadiram a região: cretenses, aqueus, jônios, eólios e dórios. Corresponde a uma fase inicial de povoamento da Grécia.
Quais são as principais características dos períodos homérico é arcaico?
O Período Arcaico, entre os anos de 800 a.C. e 500 a.C., corresponde ao terceiro período histórico da Grécia Antiga, logo após o período homérico. Esta época guarda profundas mudanças políticas e econômicas devido à consolidação das cidades-estados, das quais se destacam Esparta e Atenas.
Como se caracterizou o Período Homérico é arcaico da Grécia Antiga?
Somente no Período Homérico que as cidades-estado foram gestadas e começaram a se desenvolver, permitindo uma retomada do crescimento populacional na região. Mas é no Período Arcaico que houve a expansão grega e seu consequente crescimento.
O que caracterizou o Período Arcaico?
O Período Arcaico da história da civilização grega, ocorrido entre os séculos VIII e VI a.C., foi caracterizado principalmente pelo fim da comunidade gentílica, que se formou no Período Homérico, e pelo fortalecimento da organização dos membros da sociedade em torno das pólis, as cidades-Estado, comandadas por uma ...
Grécia Antiga: Período Homérico - Brasil Escola
São características do Período Arcaico século?
São características do período arcaico (séculos VIII-VI a.C.), na Grécia Antiga: a) desenvolvimento dos oikos e expansão creto-micênica. b) desenvolvimento das póleis e expansão pelo Mediterrâneo. c) rivalidades entre Esparta e Atenas e Guerra do Peloponeso.
O que é um pensamento arcaico?
O pensamento arcaico tenta ver a totalidade da natureza aberta no seu todo. Na formulação estoica cada ser humano é uma partícula do perfeito, do todo acabado ao qual nada falta para ser. O presente não é o resultado de uma percepção. Antes, há percepção, porque temos continuamente acesso ao presente.
Quais as principais características do período helenístico?
Uma das principais características da cultura helenística foi a fusão entre a tradição grega e a cultura oriental que se expandiu e dominou várias regiões ao redor do mundo, sendo bastante influente na arte, na filosofia, nas ciências e na astronomia.
Quais os principais fatos do Período Homérico?
Os grandes palácios e cidades dos micênicos foram destruídos ou abandonados. A civilização hitita entrou em colapso. Cidades inteiras foram destruídas, desde Troia até Gaza. A língua grega passou a ser escrita.
Quais as principais características do período clássico?
Além do desenvolvimento da democracia, nesse período também houve o auge da filosofia e das artes, o que incluía a pintura, a escultura e o teatro gregos, que se tornariam referência para o mundo ocidental. No campo político e militar, o período Clássico foi marcado por diversas guerras envolvendo os gregos.
Quais as principais características do período helenístico e porque foi assim chamado?
(Instituto Pró-Município – 2009 – Ceará) O período helenístico caracterizou-se por um processo de interação cultural entre a cultura grega clássica e a cultura dos povos orientais conquistados. Neste período destacaram-se duas novas escolas filosóficas: o estoicismo e o hedonismo.
Quais são os principais acontecimentos do período pré-homérico na Grécia?
Período Pré-homérico é o nome atribuído a uma parte da história da Grécia Antiga, que vai de aproximadamente 2000 a.C. até 1200 a.C. Esse período correspondeu à formação do povo grego, a partir da existência de duas grandes civilizações nas regiões do mundo grego, e pela chegada de diversos outros povos.
Quais os principais documentos para o estudo do Período Homérico?
As narrativas que organizaram a memória sobre esse período estão compiladas em dois poemas épicos atribuídos ao poeta cego Homero: a Ilíada, que narra a Guerra de Troia (Ilíon, em grego), e a Odisseia, que narra o retorno da guerra de Troia do herói Ulisses, ou Odisseu.
O que marcou o período clássico?
O período clássico grego é marcado pela ascensão das cidades-Estado e o desenvolvimento de grandes conflitos. Compreendido entre os séculos V e IV a.C., o período clássico é entendido como uma das fases mais significativas da história grega para a civilização ocidental.
O que foi o helenismo e quais suas principais características?
O helenismo refere-se ao conhecimento filosófico produzido entre a morte de Alexandre o Grande e o início da filosofia medieval. Principal característica do helenismo: fusão entre a tradição grega e a cultura oriental. Disseminação do pensamento grego pela região da Síria, Egito, Babilônia, etc.
O que é linguagem arcaica exemplos?
Linguagem antiga ou de épocas antigas; uma linguagem que não se utiliza mais, que está ultrapassada; linguagem antiquada. Os Lusíadas é considerado difícil de ler porque tem uma linguagem arcaica.
Como se pronuncia arcaica?
- Que é muito antigo (ex.: cultura arcaica). = ...
- Que já não se usa há muito tempo; que caiu em desuso (ex.: termo arcaico). = ...
- [ Geologia ] Relativo ou pertencente ao segundo éon do Pré-câmbrico (ex.: solos arcaicos).
O que significa a palavra obsoleto no dicionário?
Significado de Obsoleto
adjetivo Que está ultrapassado; sem uso; distante da moda atual. Que se encontra fora de uso; arcaico, antigo. [Biologia] Que é elementar ou sem grande desenvolvimento; rudimentar. Etimologia (origem da palavra obsoleto).
O que caracterizou o período Helenistico?
O período helenístico refere-se à época da história da Grécia Antiga, entre os séculos III e II a.C., em que Alexandre Magno expande o império e conquista parte da África e Egito. Esse período é marcado por conquistas territoriais e também pelo desenvolvimento cultural e artístico.
Qual a duração do período clássico?
O Período Clássico corresponde aos séculos VI - IV a.C. e é um dos períodos pelos quais se divide a Grécia Antiga; os outros são: período Pré-Homérico (séculos XX - XII a.C.), Homérico (séculos XII - VIII a.C.) e Arcaico (séculos VIII - VI a.C.).
Quais foram os principais autores brasileiros desse Período Arcaico?
- - Tomás Antônio Gonzaga.
- - Basílio da Gama.
- - Santa Rita Durão.
- - Cláudio Manuel da Costa.
Quais são as principais fontes históricas que nos permitem estudar a cultura e a sociedade no Período Homérico é arcaico?
As principais fontes históricas sobre a Grécia em seu Período mais antigo são as obras atribuídas a Homero, poeta épico que teria supostamente vivido durante o século VIII a.C. Todavia, tanto a Ilíada quanto a Odisseia consistem em registros de uma longa tradição oral dos gregos, períodos sobre os quais não encontramos ...
Quais as principais características das pólis gregas?
Características da Polis Grega
Eram autossuficiente (política, social e economicamente); Tinham leis e organização sociais próprias; Propulsionou o surgimento da propriedade privada; Possuía Complexidade social.
Quais foram as principais pólis gregas?
Além de Esparta e Atenas, Tebas, Creta e Troia também foram importantes cidades-Estados (ou pólis gregas), porém se destacaram mais nas relações comerciais. Os gregos também são chamados de Helenos pelo fato de, na Antiguidade, a Grécia ser conhecida como Hélade.
O que foi o período pré-homérico?
O Período Pré-Homérico da história da Grécia Antiga, compreendido entre 2000 a.C. e 1200 a.C., destaca-se pela existência de civilizações como a cretense e a micênica.
Como deixar a casa Instagramavel?
O que é um orçamento detalhado?