O que fazer para recorrer de uma multa indevida?

Perguntado por: Carolina Gonçalves Oliveira  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.7/5 (4 avaliações)

Neste caso, o processo para recorrer se desdobra em duas vias: a administrativa e, se necessário, a judicial. Esta primeira é diretamente com o órgão, de modo a fazer uma Defesa Prévia, junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

O que devo fazer ao receber uma multa q não cometi?

O recurso de multa é um direito e pode ser realizado para todas as multas recebidas pelo condutor. Para recorrer, é necessário estar atento às notificações recebidas e às informações contidas nelas, como o órgão a quem o recurso deve ser enviado e o prazo para fazê-lo.

Como fazer um recurso de multa indevida?

Recurso de multas – deve abordar o mérito, o conteúdo da multa aplicada. O condutor pode apresentar o recurso depois de receber a Notificação de Imposição de Penalidade. A lista com a documentação necessária para apresentar defesa prévia ou recurso está disponível aqui.

O que é necessário para recorrer de uma multa?

São eles:
  1. Requerimento de defesa (recurso);
  2. Cópia do Certificado de Registro do Veículo - CRV;
  3. Cópia da Notificação da autuação ou qualquer outro que conste no mínimo a placa do veículo e número do Auto de Infração - AIT;
  4. CNH do recorrente ou qualquer outro documento de identidade caso não seja habilitado;

Como comprovar que não estava no local da multa?

O condutor pode usar recibos do trabalho, estacionamentos, pedágios ou imagens que demonstram que não estava no local no momento da infração. Porém, há outra situação que pode ter ocorrido e o condutor acabou sendo multado sem nunca ter estado no local da infração.

Saiba como recorrer ao receber uma multa indevida

45 questões relacionadas encontradas

Como anular multa por falta de cinto de segurança?

A defesa prévia se faz logo que se recebe a primeira notificação, chamada de notificação de autuação. Ela é a primeira possibilidade para recorrer da multa de cinto de segurança. Também é nessa fase que é possível transferir os pontos para outra pessoa, caso você não seja o condutor no momento do registro da infração.

Como recorrer a uma multa de não dar seta?

Verifique se o preenchimento do campo observações da notificação ou do auto de infração, que é obrigatório, não está preenchido. Caso ele não tenha sido preenchido pelo fiscal de trânsito, com a descrição da conduta, você pode recorrer usando este motivo.

O que fazer quando recebo uma multa do antigo proprietário?

O que fazer quando vem multa do antigo proprietário? Quando a multa também não for sua, você pode também fazer um recurso um processo judicial no qual você apresenta a sua defesa e mostra os dados de quem foi o real infrator assim, podendo provar que aquela multa não é sua.

Como faço para cancelar uma multa de Trânsito?

Como cancelar uma multa de trânsito?
  1. Defesa de autuação ou defesa prévia, que ocorre no Detran;
  2. Situações onde o recurso seja indeferido, existe a possibilidade de recorrer na JARI.

Quem compra um carro com multas?

Quem deve assumir a multa de carro comprado? Embora outra pessoa tenha cometido a infração, a transferência de posse transfere automaticamente os débitos, como as multas vencidas e não pagas, para o novo dono. Isso porque nem todas as penalidades incidem diretamente sobre o proprietário.

O que acontece se eu vender um carro com multa?

Se não fizer a transferência de propriedade, o veículo permanecerá em seu nome. Assim, se o comprador incorrer em multas de trânsito, para todos os efeitos elas serão responsabilidade do antigo dono, ou seja, do vendedor, já que o carro continuará no nome dele.

Como fazer para tirar um veículo do meu nome?

O primeiro passo é realizar a Comunicação de Venda junto ao Detran, logo que vender o veículo. Essa comunicação pode ser feita com a apresentação de uma cópia autenticada do Certificado de Registro do Veículo (CRV) assinado e datado, comprovando a negociação.

Qual o valor da multa por deixar de dar seta?

Uma das atitudes que mais irritam outros condutores (que não são obrigados a adivinhar a manobra que outros motoristas vão executar), o não uso da seta antes de mudar de faixa ou realizar alguma conversão é classificado como infração grave, sujeita a multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH.

Como fazer para transformar uma multa em advertência?

É só ir ao DETRAN e pedir o formulário para converter a infração em advertência com base no art. 267 do Código de Trânsito Brasileiro-CTB. Deve levar xerox da carteira de motorista e a notificação da multa. Em 30 dias você recebe pelo correio a advertência por escrito.

Como recorrer a uma multa Pernambuco?

Para recorrer de multas no DETRAN PE, é necessário agendar atendimento antes, por meio do site do Departamento.
...
Os documentos mais comuns necessários para a apresentação das defesas são:
  1. cópia da CNH do recorrente;
  2. RG e CPF do recorrente;
  3. Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV);
  4. cópia da notificação.

Qual o valor da multa por falta de cinto de segurança?

Desde 1998, trafegar sem usar esses dispositivos é uma infração de trânsito em todo o país, com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor. Neste artigo, você se informa mais sobre a multa por não usar cinto de segurança e sobre como recorrer dessa penalidade.

É possível transferir um carro com multas para outra pessoa?

Não pagar uma multa de trânsito também pode impedir que um veículo seja vendido, já que é a ele que ficam vinculadas e não ao condutor. O não pagamento das multas impede a transferência do veículo de um condutor ao outro.

Quem paga a multa?

Todo auto de infração é enviado ao proprietário do veículo. Assim, em se tratando se uma frota terceirizada, é ele quem tem a responsabilidade de quitar o valor junto ao órgão de trânsito. Ao receber a notificação, deve providenciar seu pagamento, garantindo a continuidade da circulação do veículo.

Sou obrigado a pagar multa na empresa?

Depende da infração e da conduta do empregado. Uma multa de trânsito devido ao mau estado de conservação do veículo (pneus carecas, farol queimado ou extintor vencido, por exemplo) jamais poderá ser cobrada do empregado, pois a manutenção do veículo é uma obrigação do empregador.

Quando tenho que pagar a multa?

O prazo é de 30 (trinta) dias a contar da data de emissão da Notificação de Autuação.

Quando paga a multa quanto tempo leva para sair do sistema?

O prazo para que a multa seja quitada e atualizada no sistema é de até 15 dias úteis após a confirmação do pagamento.

É possível fazer transferência de veículo com débitos?

Após a devida quitação, basta seguir o procedimento comum de compra de um carro, ou seja, comunicar a venda ao Detran por meio da Autorização para a Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV), localizada no verso do CRV. Solicite um CRV atualizado, pague a taxa de transferência e realize a vistoria do veículo.

Quando a multa é somente autuada?

O que é uma autuação de trânsito? Uma autuação de trânsito nada mais é do que o registro de uma suposta infração cometida por um motorista. Se trata de uma afirmação de um agente de trânsito, ou seja, ainda não é uma confirmação, mas apenas uma acusação que vai dar início a um processo administrativo.

Quantos pontos perde a CNH 2021?

Nova lei aumenta o limite de pontuação para a suspensão da CNH, porém, pode ser reduzido para 30 e 20 pontos de acordo com multas. A lei n°14.071/20, que foi aprovada em abril deste ano, estabeleceu novas regras e alterou alguns pontos já existentes no Código de Trânsito Brasileiro.

Artigo anterior
Quais são os pressupostos de admissibilidade do mandado de segurança?
Artigo seguinte
O que é a causa Debendi?