O que a Bncc fala sobre a diversidade cultural?

Perguntado por: Vanessa Ferreira Gaspar  |  Última atualização: 10. Februar 2025
Pontuação: 4.1/5 (62 avaliações)

O que a BNCC diz Essa competência estabelece como fundamental que os alunos conheçam, compreendam e reconheçam a importância das mais diversas manifestações artísticas e culturais. E acrescenta que eles devem ser participativos, sendo capazes de se expressar e atuar por meio das artes.

O que a BNCC diz sobre a diversidade?

» Quando se refere aos seres humanos, o conceito de diversidade diz respeito à igualdade inerente à nossa humanidade e à diferença que nos caracteriza como seres históricos, sociais e determinados pela cultura dentro da qual somos inse- ridos ao nascer e vivemos.

Qual habilidade da BNCC fala sobre cultura?

A habilidade EF04GE01 consiste em: Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua ...

O que a LDB fala sobre a diversidade cultural?

“O reconhecimento de nossa diversidade cultural está assegurado em vários dispositivos constitucionais, entre os quais: i) O Estado tem a obrigação de proteger as manifestações culturais populares, indígenas e afro-brasileiras, bem como de outros grupos sociais participantes do processo civilizatório nacional (art.

Qual a importância de se trabalhar a diversidade cultural na escola?

A educação além que aconteça aprendizagem, deve ocorrer coexistência dos diferentes, sem discriminações e preconceitos decorrentes de diferenças étnicas, culturais e raciais, criando possibilidades de discussões tornando-se formadora de indivíduos que reconheçam a diversidade cultural.

O QUE É DIVERSIDADE CULTURAL? AULA COMPLETA - DIA 21 DE MAIO [DIA MUNDIAL DA DIVERSIDADE CULTURAL]

35 questões relacionadas encontradas

O que Paulo Freire fala sobre a diversidade cultural nas escolas?

A diversidade cultural é entendida por Freire como um conceito abstrato, porém complexo, pois reflete suas próprias experiências de desenvolvimento nas diversas sociedades que frequentou. Diversas discussões giram em torno do trabalho com a diversidade cultural no campo educacional e social.

Qual é o objetivo da diversidade cultural?

OBJETIVO GERAL: Abordar as diversidades culturais bem como suas particularidades, através do processo de conhecer, descobrir, interagir, crescer e apropriar-se de novos repertórios de forma prazerosa, rica e envolvente.

O que a Bncc fala sobre a diversidade cultural na educação infantil?

Na organização do documento BNCC os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil são fundamentais e trazem pontos de articulações culturais por meio de práticas que visam fortalecer o processo de aprendizagem da criança, por meio do CONVIVER, BRINCAR, EXPLORAR e CONHECER-SE.

Como o professor pode trabalhar a diversidade cultural?

Ao abordar a pluralidade cultural do Brasil, o professor deve promover no aluno o sentimento de valorização cultural do país, além do reconhecimento e respeito das diferentes culturas, mostrando que não existe uma melhor ou mais desenvolvida que a outra.

Como trabalhar a diversidade cultural nas escolas?

Atividades para trabalhar a diversidade cultural na escola
  1. Crie um mural com os detalhes culturais de cada país ou região. ...
  2. Crie o Passaporte “Cidadão do Mundo” ...
  3. Leve alguém estrangeiro para encontro com os alunos. ...
  4. Aulas sobre como são as escolas ao redor do mundo. ...
  5. Faça uma contação de histórias de diferentes culturas.

O que diz a habilidade EF35EF06?

A habilidade EF35EF06 consiste em: Diferenciar os conceitos de jogo e esporte, identificando as características que os constituem na contemporaneidade e suas manifestações (profissional e comunitária/lazer).

Quais são as 5 habilidades da BNCC?

Para que isso ocorra, o documento prevê o desenvolvimento de cinco competências:
  • autoconsciência;
  • autogestão;
  • consciência social;
  • habilidade de relacionamento;
  • tomada de decisão responsável.

O que diz a habilidade EF08CI02?

A habilidade EF08CI02 consiste em: Construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros dispositivos e compará-los a circuitos elétricos residenciais.

Como a BNCC promove a inclusão e a diversidade na educação?

A BNCC incentiva a formação de professores na área de educação inclusiva. Os educadores são preparados para adotar práticas pedagógicas inclusivas que atendam às diferentes necessidades dos estudantes e promovam a participação de todos na aprendizagem. Também enfatiza a importância da acessibilidade nas escolas.

Qual o papel da BNCC no que se refere à igualdade diversidade e equidade?

O QUE FAZ? Garante o direito de aprender de todos e define as aprendizagens essenciais que os estudantes devem desenvolver.

Como ensinar sobre diversidade?

Conheça formas de ensinar diversidade e inclusão para seu filho
  1. Ensine a como se referir a diferentes grupos de pessoas. Crianças e adolescentes estarão em contato com diferentes grupos ao longo da vida. ...
  2. Acompanhe diferentes culturas e pessoas e compartilhe o que aprendeu. ...
  3. Seja exemplo. ...
  4. Tenha paciência para conversar.

O que é diversidade cultural e exemplos?

O termo diversidade cultural indica o conjunto de práticas e tradições culturais de uma localidade. Os diferentes ritmos musicais, os pratos típicos, as festividades e as manifestações populares brasileiras são exemplos da diversidade cultural do país.

O que é diversidade cultural na pedagogia?

(ÉBANO, 2014) A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. (PERI, 2014).

O que trabalhar na diversidade cultural?

Atividades para trabalhar a diversidade cultural
  • 1- Feiras culturais.
  • 2 – Rodas de leitura.
  • 3 – Celebrar datas comemorativas.
  • 4 – Pesquisas para explorar as diversidades geográficas.
  • 5 – Dinâmicas de integração.

O que diz a BNCC sobre a inclusão?

Trata-se de considerar o cuidado no sentido profundo do que seja acolhimento de todos – crianças, adolescentes, jovens e adultos – com respeito e, com atenção adequada, de estudantes com deficiência (BRASIL, 2009, p. 17).

Qual é a competência número 4 da BNCC?

4. Multiletramento: comunicar-se por meio de linguagens verbais, textuais, corporais, artísticas e científicas, utilizando plataformas multimídia analógicas e digitais.

Quais são as 10 competências da BNCC?

Quais são as 10 competências gerais da BNCC
  1. Conhecimento. ...
  2. Pensamento científico, crítico e criativo. ...
  3. Senso estético e repertório cultural. ...
  4. Comunicação. ...
  5. Cultura digital. ...
  6. Autogestão. ...
  7. Argumentação. ...
  8. Autoconhecimento e autocuidado.

O que é diversidade cultural resumo pequeno?

É o conjunto das diferentes culturas que existem no mundo.

Como lidar com a diversidade cultural em sala de aula?

QUE ATIVIDADES SÃO INDICADAS PARA TRABALHAR A DIVERSIDADE CULTURAL NA ESCOLA?
  1. TRABALHAR A AUTOESTIMA PELA REPRESENTATIVIDADE. ...
  2. DINÂMICAS DE INTEGRAÇÃO. ...
  3. USO DE PERSONAGENS DA LITERATURA INFANTIL. ...
  4. FILMES INFANTIS E DESENHOS INCLUSIVOS.

Qual é a importância de valorizar a diversidade cultural?

A diversidade cultural nos ajuda a reconhecer e a respeitar as diferentes manifestações que moldam a identidade de um povo. Nossa cultura, nossas tradições e costumes são os elementos que moldam a nossa identidade e que promovem a diversidade cultural de um povo, de uma sociedade.

Artigo anterior
O que diz o artigo 175 do Código de Trânsito?
Artigo seguinte
Quem é a youtuber menina mais famosa do mundo?