Qual a principal função do ácido abscísico?

Perguntado por: Rui Álvaro Vieira de Pereira  |  Última atualização: 19. Februar 2022
Pontuação: 5/5 (21 avaliações)

Assim que entra em ação, ele, além de atuar no retardamento e desenvolvimento dos vegetais, atua também inibindo a germinação das sementes, promovendo a senescência, a dormência das gemas e também o fechamento dos estômatos.

Qual é o papel do ácido abscísico no fechamento Estomático como ocorre?

O ABA atua reduzindo a pressão de turgor e, consequentemente, fechando o estômato. O fechamento dos estômatos está diretamente relacionado ao papel do ABA de responder a estresses. Ao fechar o estômato, a planta diminui a perda de água e, consequentemente, protege-a em casos de estresse hídrico.

Qual é a função da giberelina?

O hormônio em questão atua principalmente no crescimento do caule e das folhas dos vegetais, regulando sua altura, sendo também importante no desenvolvimento dos frutos, na floração e no retardamento do envelhecimento dos tecidos vegetais.

Qual a função do ácido abscísico e por que ele é chamado de hormônio do estresse?

O ácido abscísico é conhecido por inibir a produção dessas enzimas, enquanto a giberelina promove. A elucidação da participação do ácido abscísico em respostas ao frio, salinidade e estresse hídrico levou a sua denominação como hormônio do estresse.

Qual é a vantagem da produção do hormônio ácido abscísico durante o inverno?

Ácido abscísico

É responsável pelo bloqueio do crescimento das plantas durante o inverno. Atua também na dormência de sementes, impedindo que germinem de forma prematura.

Ácido Abscísico - Botânica - Biologia

18 questões relacionadas encontradas

O que é fito hormônios?

No início do estudo de hormônios vegetais, "fito-hormônio" era o termo comumente usado, mas seu uso é menos amplamente aplicado agora. Hormônios vegetais não são nutrientes, mas produtos químicos que em pequenas quantidades promove e influencia o crescimento, desenvolvimento e diferenciação de células e tecidos.

Qual o precursor do ácido abscísico?

Precursor isopentenil-difosfato (ou pirofosfato) - IPP (gerado a partir de piruvato e 3-PGA) nos plastídios e cloroplastos. Ácido mevalônico é precursor de IPP no citosol.

Quais hormônios estão envolvidos na entrada e na saída da dormência?

A dormência é relacionada com a produção de uma substância inibidora pelo embrião, em especial o ácido abscísico, e a ausência de um composto promotor, como o hormônio giberelina. Dessa forma, o balanço entre esses dois hormônios no interior das sementes poderá contribuir para a quebra da dormência.

O que são os estômatos?

Estômatos são estruturas presentes nas plantas que garantem a realização de trocas gasosas. Os estômatos estão presentes em maior quantidade nas folhas. ... Geralmente, o termo estômato é aplicado para se referir à fenda estomática (ostíolo) em associação com as células-guardas.

O que causa a Abscisão foliar?

A queda das folhas de uma planta decídua pode ocorrer em resposta a sinais do meio ambiente, tais como curtos ou baixas temperaturas no outono, ou devido a condições adversas ao desenvolvimento vegetal.

Quais os principais efeitos das giberelinas nos frutos?

As giberelinas são substâncias produzidas naturalmente pelas plantas e possuem diversas funções, como alongamento do caule, crescimento do fruto e germinação de sementes.

Qual é a função da auxina?

As auxinas são fitormônios ou hormônios estimuladores. ... A principal função da auxina é realizar movimento na planta, permitindo que a ação do sol sobre ela seja bem aproveitada. Além de atuar promovendo essa movimentação, a auxina é uma substância fundamental para o desenvolvimento do caule, raízes e frutos.

Como ocorre o transporte das giberelinas?

Apesar de a produção ocorrer no mesmo local, o transporte da giberelina é o inverso da auxina, ele é apolar, ou seja, ocorre sem a polarização. Ela é transportada pelo floema do ápice até a base. A ação das giberelinas é sobre o caule, promovendo o seu alongamento.

Como o ácido abscísico regula a abertura e fechamento dos estômatos?

O movimento estomático é controlado principalmente, em situções de estresse, por um hormônio vegetal, o ácido abscísico, também chamado de ABA. O ABA atua ligando-se a receptores na membrana plasmática das células-guarda. ... Quando isso ocorre, as células-guarda ficam flácidas e ocorre o fechamento do estômato.

Onde ocorre a síntese do ABA?

As enzimas envolvidas na síntese do ABA são encontradas nos cloroplastos, cromoplastos, leucoplastos, amiloplastos e proplastídeos, podendo ocorrer em qualquer órgão ou tecidos vivos. O precursor do ABA é o isopentenil-difosfato (IPP), que também é o precursor da giberelina e citocinina.

O que é Fototropismo explique?

Uma importante resposta à luz em plantas é o fototropismo, que envolve o crescimento na mesma direção—ou em direção oposta—a uma fonte de luz. Fototropismo positivo é o crescimento em direção à fonte de luz; fototropismo negativo é o crescimento em direção oposta à fonte luz.

O que dá origem aos estômatos?

Os estômatos, ou também chamados de estomas, são pequenas aberturas na epiderme dos vegetais. São formados a partir de um conjunto de células, localizado na parte inferior da epiderme das folhas. Sua função é gerar a comunicação da parte interna das plantas com a atmosfera.

O que acontece quando os estômatos fecham?

O movimento estomático acontece pela entrada e saída de íons potássio (K+) das células-guardas. ... Para o fechamento estomático, o processo é inverso, ou seja, as células-guardas perdem os íons K+. Ao perderem esse íon, também perdem água, o que deixa as células murchas. Assim, consequentemente, o estômato fecha-se.

Quais são os tipos de estômatos?

Existem quatro tipos básicos de estômatos, que são classificados de acordo com a disposição e a presença ou ausência de células subsidiárias, são eles: anomocítico, anisocítico, paracítico e diacítico. Os estômatos anomocíticos são aqueles que não apresentam células subsidiárias.

Onde é produzido o Ácido Abscisico?

Esse hormônio pode ser encontrado em todas as partes das plantas, mas, acredita-se que a sua produção ocorra nas regiões meristemáticas, nas raízes, no caule, nas flores, sendo que frequentemente altas concentrações são encontradas nos frutos, nas sementes, nas gemas e nas folhas.

Qual é o hormônio que retarda o envelhecimento dos órgãos vegetais?

O etileno é um hormônio gasoso que atua principalmente no amadurecimento de frutos e é bastante utilizado na agricultura.

Que hormônio está envolvido no controle da transpiração?

A principal função do suor é resfriar o corpo, tentando assim regular a nossa temperatura. Quando a transpiração está exacerbada em função da atividade física intensa, entra em ação o ADH, hormônio antidiurético ou vasopressina que age evitando a perda de água regulando a retenção de água no organismo.

Como ocorre a inativação do ácido abscísico?

O embrião de uma semente “ortodoxa torna-se tolerante à dessecação e a semente desidrata, perdendo mais de 90% de água. Como consequência da desidratação, o metabolismo cessa e a semente entra em um estado quiescente (latência).

Qual a função da Abscisão foliar qual hormônio está envolvido neste processo?

Etileno → sua concentração realiza o amadurecimento dos frutos e indução da abscisão foliar. Esse gás é produzido em diversos locais da planta, difundindo-se entre as células. Citocianinas → Hormônio que retarda o envelhecimento das plantas, estimula as divisões celulares e desenvolvimento das gemas laterais.

Onde é produzida a Citocinina?

Citocininas são hormônios vegetais responsáveis pela divisão celular, desse modo, pelo seu desenvolvimento como um todo. Esses hormônios são produzidos nos meristemas das raízes, folhas e frutos jovens, além de sementes em desenvolvimento.

Artigo anterior
Como fazer chá de coentro?
Artigo seguinte
Quais são os primeiros sintomas de reumatismo?