O que é o processo de execução fiscal?
Perguntado por: Matilde Torres | Última atualização: 12. März 2022Pontuação: 4.3/5 (12 avaliações)
Execução Fiscal é o termo que se aplica a procedimento especial em que a Fazenda Pública requer de contribuintes inadimplentes o crédito que lhe é devido, utilizando-se do Poder Judiciário, pois não lhe cabe responsabilizar o devedor.
Como funciona o processo de execução fiscal?
Esse processo permite que o governo tome os bens do devedor para quitar a dívida pendente. Quando alguém não paga uma negociação ou venda, o credor entra com uma ação de cobrança para o débito ser quitado. Porém, se a dívida é com o governo, logo, uma dívida ativa, essa ação é chamada de execução fiscal.
O que pode ser cobrado na execução fiscal?
Apesar do nome, o processo de execução fiscal não se limita à cobrança de tributos, pode-se usar a execução fiscal para cobrança de multas de trânsito, multas ambientais, multas aplicadas por agências reguladoras (ANTT, ANATEL, ANAC, etc.).
Quanto tempo demora um processo de execução fiscal?
O estudo inédito apontou que um processo de execução fiscal (cobrança financeira) na Justiça Federal leva em média 2.989 dias para ser julgado, isto é, oito anos, dois meses e nove dias. E se ocorressem todas as etapas da execução fiscal, o tempo ainda seria maior: 5671 dias, quase 16 anos.
O que é execução fiscal no processo Civil?
A ação de execução fiscal é um processo de cobrança de certa quantia por – supostas – dívidas tributárias ou não tributárias. Sendo de iniciativa da Fazenda Pública, sua regulamentação consta na Lei 6.830/80, mais conhecida como “Lei de Execuções Fiscais” - “LEF”.
AGU Explica -Você sabe o que é execução fiscal?
Como se defender de uma execução fiscal?
São as principais formas de defesa ao executado em uma ação de execução fiscal, são estas: a impugnação, os embargos à execução, a exceção de pré executividade, a ação anulatória, ação declaratória, e Mandado de Segurança.
Como saber o andamento de uma execução fiscal?
- Acesse o portal REGULARIZE e clique na opção "Consultar Dívida Ativa".
- Selecione uma das abas referentes à natureza da dívida que tem interesse em consultar: "Dívida Não Previdenciária", "Dívida Previdenciária" ou "Dívida FGTS".
Como proceder em caso de execução fiscal?
Para que uma dívida ativa seja cobrada, é preciso que a instituição governamental para a qual você está devendo gere um Título Executivo. O documento serve para formalizar a existência do débito. No caso da execução fiscal, este registro é a certidão da dívida ativa.
Quantos dias terá o executado depois de citado para pagar ou garantir a execução?
Ao deferir a inicial, o juiz ordenará a citação do executado para, em 5 dias, pagar a dívida ou garantir a execução, sob pena de penhora (art. 8º da Lei nº 6.830/80). É sabido que, em regra, não é possível a citação pelo correio nos processos de execução (art.
O que acontece quando uma dívida é executada?
A execução de dívida nada mais é do que a cobrança judicial de uma dívida. Ela é utilizada como último recurso, quando as cobranças extrajudiciais não surtem efeito para recebimento do título. A execução de dívidas pode levar ao uso dos bens do devedor para quitação do débito.
Quais bens são permitidos serem penhorados na execução fiscal?
No prazo de 5 (cinco) dias é permitido ao executado nomear bens à penhora, para garantir a execução, reservando-se a opção de aceite à Fazenda Pública. ... Não pode ser penhorado o imóvel que serve de residência do indivíduo, por se tratar de um bem de família, nem aqueles bens que a lei considera impenhoráveis.
Quem são as pessoas que podem se valer da execução fiscal para cobrança de seus créditos?
São legitimados ativos para a execução fiscal: União, Estados, Distrito Federal, Municípios e respectivas autarquias e fundações públicas de direito público. ... Não têm legitimidade para a execução fiscal as pessoas jurídicas de direito privado da Administração indireta.
O que é cobrança executiva?
A punição ao síndico é só via assembleia-o destituindo do cargo depois havendo débito o novo sindico faz a cobrança. Via executiva é cobrança judicial. Muitos artigos da lei 4591/64 tiveram nova redação na lei 10406/02, o que na prática significa que esses artigos não valem mais.
É possível parcelar execução fiscal?
916 do NCPC ao processo de execução fiscal, sendo desta feita, plenamente possível o depósito de 30% (trinta por cento) do valor do débito e o restante do pagamento de 6 (seis) parcelas iguais, com juros de 1% (um por cento) ao mês.
Quando começa a contar o prazo para pagamento da execução fiscal?
É cabível na execução a citação por hora certa, nos termos da súmula 196 do STJ. Entretanto, deverá ser nomeado curador especial. O prazo de 5 dias inicia da citação, e não da juntada aos autos da carta AR.
Qual é o prazo que a Lei de execução fiscal prevê para o devedor pagar o débito?
A Execução Fiscal tem início quando a Fazenda Pública não consegue receber os valores pelas vias administrativas, depois que passados 60 dias da emissão da CDA. Assim que houver o recebimento da petição inicial, o devedor tem 5 (cinco) dias para pagar o débito.
Qual o prazo para executar dívida ativa?
É de 5 (cinco) anos o prazo de execução contra os administradores por dívida tributária. Esse prazo é contado da citação da pessoa jurídica devedora.
Como pagar uma dívida executada?
Falando resumidamente, quando não há apresentação de defesa, o exequente (credor) poderá se utilizar de meios coercitivos para fazer com que o executado pague o débito. O Código de Processo Civil estabelece em seu artigo 829 que o devedor ao ser citado tem o prazo de 3 dias para pagar o débito: “Art. 829.
Onde consultar processo de execução fiscal SP?
- CONSULTAS. Consulta Processual Diário da Justiça Eletrônico Jurisprudência Banco de Sentenças.
- ON-LINE. ...
- SERVIÇOS. ...
- PRECEDENTES.
Onde consultar execução fiscal SP?
Endereço: Rua João Guimarães Rosa, 215 - Consolação - São Paulo - SP - CEP: 01303-030.
Como consultar processo de execução fiscal municipal SP?
A consulta a processos também pode ser acessada por meio da Central de Atendimento no telefone 156. As consultas podem ser efetuadas de 2ª a 6ª feira, das 7h às 22h em dias úteis.
É possível ao devedor se defender de uma execução fiscal?
Constatado o não pagamento no prazo determinado, surge o direito do Estado de ingressar com um processo de execução. O início desse processo se dá com a citação do devedor, o qual terá a oportunidade de pagar a dívida ou nomear os bens para penhora. Além disso, o devedor tem direito de apresentar sua defesa.
Quais são as defesas do executado no processo de execução?
- Embargos à Execução. Os embargos à execução estão previstos nos arts. ...
- Competência e Prazo. Como os embargos são distribuídos por dependência, o juízo competente é o da execução. ...
- Mora Legal. ...
- Garantia do Juízo. ...
- Procedimento dos Embargos à Execução.
O que suspende a execução fiscal?
As causas da suspensão da exigibilidade do crédito tributário estão elencadas no artigo 151 do CTN. ... SUSPENSÃO DA EXIGIBILIDADE DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO. DECISÃO JUDICIAL, QUE SUSPENDEU A EXIGIBILIDADE DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO, PROLATADA EM MOMENTO ANTERIOR AO AJUIZAMENTO DA EXECUÇÃO FISCAL.
O que acontece se eu não pagar uma dívida judicial?
Quando você não paga uma dívida judicial, o credor poderá pedir ao juiz diversas medidas contra você: bloqueio de conta bancária, inscrição do nome no SPC e Serasa, penhora de carro, penhora de imóveis, penhora de bens de valor e outros que possui em seu nome.
Como funciona o IPv4?
Quem joga xadrez ficar mais inteligente?