Não é dano moral a simples devolução indevida de cheque?

Perguntado por: Renato Ribeiro  |  Última atualização: 31. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (50 avaliações)

A simples devolução indevida de cheque caracteriza dano moral, independentemente de prova do prejuízo sofrido pela vítima. ... Segundo o STJ, o dano moral surge da experiência comum, uma vez que a devolução do cheque causa desconforto e abalo tanto a honra quanto a imagem do emitente.

O que diz a Súmula 370 do STJ?

O cheque é pagável à vista. Considera·se não escrita qualquer menção em contrário. Parágrafo único. O cheque apresentado para pagamento antes do dia indicado como data de emissão é pagável no dia da apresentação.

Seria juridicamente pertinente o banco alegar que não teve culpa pela devolução dos cheques por quê?

Desta forma, quando uma instituição financeira realiza uma devolução indevida de cheque, mesmo que haja saldo em conta suficiente para compensação, mas não havendo qualquer motivo capaz de justificar a devolução, ela comete ato ilícito decorrente do suposto erro no momento da apresentação do cheque para pagamento.

Não é possível a cumulação das indenizações de dano estético e dano moral?

Súmula n. 387: “É lícita a cumulação das indenizações de dano estético e dano moral”. ... O dano estético, portanto, deixa marca corporal na pessoa, causa dor no seu íntimo e gera sofrimento social no lesado perante as demais pessoas.

É possível à cumulação de danos estéticos morais e materiais?

É possível a cumulação de indenização por danos estético e moral, ainda que derivados de um mesmo fato, desde que os danos possam ser reconhecidos automaticamente, ou seja, devem ser passíveis de identificação separada.

Súmulas dos Tribunais Superiores | STJ - Devolução indevida de cheque

26 questões relacionadas encontradas

É possível cumular as indenizações de dano estético e dano moral numa reclamação trabalhista por exemplo o empregado perdeu o dedo na queda?

É lícita a cumulação das indenizações de dano estético e dano moral. Referências: CC/1916, art. 1.538.

O que é devolução de cheque por motivo 35?

Devolução pelo motivo 35. Constatação de adulteração no preenchimento da cártula. Suposição de fraude. Culpa exclusiva do beneficiário.

O que significa quando o cheque volta por motivo 21?

Quando há cheque devolvido por motivo 21, quer dizer que o documento foi sustado ou revogado, seja por extravio, desacordo comercial, oposição ao pagamento, entre outros. Essa é apenas uma entre as diversas causas que podem acarretar a devolução de um cheque. ... Cheques com irregularidades: do 31 ao 35.

Quando o cheque volta por motivo 21?

O cheque cujo motivo de sustação declarado pelo emitente foi o de extravio, ou desacordo comercial, ou ainda outro motivo de exclusivo interesse do emitente, será devolvido pelo motivo 21 – contra-ordem (ou revogação) ou oposição (ou sustação) ao pagamento pelo emitente ou pelo portador.

É entendimento sumulado do STJ que a apresentação antecipada do cheque Pré-datado causa dano moral por quebra do acordo entre partes e ofensa à Boa-fé objetiva?

É entendimento sumulado do STJ que a apresentação antecipada do cheque pré-datado causa dano moral por quebra do acordo entre partes e ofensa à boa-fé objetiva. ... Por isso, não responde pelo pagamento do cheque falso, falsificado ou alterado.

É legítima a apresentação antecipada de cheque Pós-datado?

O cheque pré-datado hoje se constitui em verdadeiro contrato comercial, pelo qual o emitente se obriga a ter saldo na data constante no documento, enquanto o credor se obriga a só apresentar na data avençada. ... Via de regra, a apresentação antecipada do cheque pós-datado gera para o emitente uma série de prejuízos.

Qual a Súmula do STJ sobre o cheque Pré-datado que considera passível de indenização o desconto antes do prazo estipulado?

STJ, súmula 370. Caracteriza dano moral a apresentação antecipada de cheque pré-datado .

O que fazer quando receber um cheque sustado?

Dirija-se a um cartório de Registro de Protestos com o título, nesse caso o cheque. Ele deve constar que já foi devolvido pelo banco. O cartório de protesto deve ser da praça de pagamento do cheque (agência do correntista) ou o do domicílio do devedor. O cartório irá registrar então a sua reclamação.

Quando o cheque volta pela segunda vez o que acontece?

O que acontece com cheque devolvido duas vezes

Entretanto, caso não tenha saldo e o cheque seja devolvido na segunda vez, o consumidor precisará resgatá-lo e levá-lo até a sua agência. Nessa situação, seu nome pode ser inserido no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF).

Quando o cheque volta?

O que significa quando um cheque volta? Os motivos para um cheque voltar podem ser desde a falta de fundos na conta bancária registrada até a ocorrência de erros durante o preenchimento do cheque. Esse retorno será comunicado pela instituição financeira vinculada e uma regularização da situação precisa acontecer.

O que significa motivo 22 cheque?

devolução de cheques pela alínea 22(divergência de assinatura) em Todos os Documentos.

Quando o cheque pode ser sustado?

Somente o emissor pode realizar a sustação e geralmente é adotada por clientes em situações de roubos ou furtos da folha de cheque, e também quando há suspeita de fraude, desacordo comercial ou oposição ao pagamento.

O que é um cheque sustado ou revogado?

– a sustação ou oposição ao seu pagamento. O emitente do cheque pode revogá-lo, por meio de contra-ordem escrita, por via judicial ou extrajudicial, motivando o ato. A revogação ou contra-ordem só produz efeito depois de expirado o prazo de apresentação.

O que é registro inconsistente 37?

Conforme definido pelo Banco Central, o código 37 corresponde a Impedimento ao pagamento: Registro inconsistente. Registro inconsistente pode ocorrer, por exemplo, quando a impressão do cheque em caixa eletrônico não é feita corretamente e o sistema não consegue identificar o código de barras.

É lícita à cumulação das indenizações de dano estético e dano moral mas não são Cumuláveisas indenizações por dano moral e material oriundos do mesmo fato?

a pessoa jurídica não pode sofrer dano moral. é lícita a cumulação das indenizações de dano estético e dano moral, mas não são cumuláveis as indenizações por dano moral e material oriundos do mesmo fato.

O que diz à Súmula 387 do STJ?

Súmula 387 -

É lícita a cumulação das indenizações de dano estético e dano moral.

É possível cumular pedido de reintegração de posse com indenização por danos materiais e morais?

555. É lícito ao autor cumular ao pedido possessório o de: I - condenação em perdas e danos; ... Ambos se referem a medidas provisórias, isto é, medidas que podem ser tomadas já quando o magistrado analisa e decide o pedido de liminar.

Pode protestar um cheque sustado?

Boa parte concorda que sim, um cheque sustado pode ir a protesto, já que é uma ordem de pagamento válida e que a prática de sustar o cheque não retira a obrigação de pagamento da dívida ou compromisso.

Tem como protestar um cheque sustado?

R. Sim, o cheque sustado pelo motivo da alínea 21 pode ser protestado. Entretanto, no caso das alíneas 20,25, 28, 30 e 35 (cheques roubados, extraviados etc.), o Tabelião deverá opor dúvida à tomada do protesto, na forma do art.

O que acontece se sustar um cheque por desacordo comercial?

Cheque sustado por desacordo comercial em Notícias

No caso de sustação do cheque, por desacordo comercial, o mesmo pode ser protestado e cobrado por via de execução judicial.

Artigo anterior
Quem combate a corrupção?
Artigo seguinte
Qual é a maior doação do mundo?