Quais são as etapas da geração do arquivo SPED?

Perguntado por: Cristiano Renato Azevedo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (36 avaliações)

Passo a passo: Para concluirmos a geração do arquivo sped, devemos seguir 3 etapas: 1ª: Importar o arquivo da Impressora Fiscal (ECF). 2ª: Gerar arquivo no módulo administrativo. 3ª: Validar o arquivo no programa da receita federal (PVA).

Como é composto o SPED?

O SPED é composto por projetos distintos: Escrituração Contábil Digital (SPED Contábil), Escrituração Fiscal Digital (SPED Fiscal) e a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Por meio deles é realizada uma integração entre as três esferas governamentais fiscalizatórias (federal, estadual e municipal).

Quais são os tipos de SPED que existem?

Os diferentes tipos de Sped
  1. Sped Contábil. O Sped Contábil substitui os Livros Diário, Razão e/ou Balancete Diário. ...
  2. Sped Fiscal. ...
  3. NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) ...
  4. NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica) ...
  5. EFD-Contribuições.

Como é gerado o SPED Fiscal?

O SPED Fiscal é entregue no formato de um arquivo digital (em texto), que precisa ser submetido ao Programa Validador e Assinador (PVA), fornecido pelo próprio SPED. Após essa verificação, o arquivo digital precisa ser assinado, utilizando uma certificação emitida por uma entidade credenciada.

Quais são os blocos do SPED Fiscal?

Blocos de informação do SPED Fiscal
  • Bloco 0: Abertura, Identificação e Referências;
  • Bloco B: Escrituração e Apuração do ISS.
  • Bloco C: Documentos Fiscais I – Mercadorias (ICMS/IPI)
  • Bloco D: ...
  • Bloco E: Apuração do ICMS e do IPI.
  • Bloco G: Controle do Crédito de ICMS do Ativo Permanente – CIAP.
  • Bloco H: Inventário Físico.

Geração do arquivo SPED Fiscal dentro do sistema Ótimo Gestor

42 questões relacionadas encontradas

O que é o bloco 1 do Sped Fiscal?

O Bloco 1 destina-se à prestação de outras informações exigidas pelo Fisco. Base Legal: Guia Prático da Escrituração Fiscal Digital - EFD-ICMS/IPI da Receita Federal do Brasil (UC: 12/07/16).

O que deve ser informado no bloco K200?

O estoque escriturado informado no Registro K200 deve refletir a quantidade existente na data final do período de apuração informado no Registro K100, estoque este derivado dos apontamentos de estoque inicial / entrada / produção / consumo / saída / movimentação interna.

O que é e como funciona o SPED Fiscal?

O SPED fiscal é um processo de escrituração digital da Receita Federal, chamado também de EFD (Escrituração Fiscal Digital), que determina que os contribuintes enviem as informações sobre ICMS e IPI. Em outras palavras, ele é a digitalização de todas as informações de interesse do fisco com os seus contribuintes.

O que acontece se não entregar o SPED Fiscal?

III - multa equivalente a 0,02% (dois centésimos por cento) por dia de atraso, calculada sobre a receita bruta da pessoa jurídica no período a que se refere a escrituração, limitada a 1% (um por cento) desta, aos que não cumprirem o prazo estabelecido para apresentação dos registros e respectivos arquivos.

Quais são os tipos de Escrituração Digital?

Sped: conheça os principais tipos de escrituração digital
  • O seu sistema é composto por três pilares. Confira. ...
  • Speed Escrituração Contábil Digital. Mais conhecido como ECD, consiste na substituição da escrituração em papel pela transmitida via arquivo. ...
  • Sped Escrituração Fiscal Digital. ...
  • Sped Escrituração Contábil Fiscal.

O que é SPED ERP?

SPED é a sigla para o termo Sistema Público de Escrituração Digital. O SPED – Sistema Público de Escrituração Digital faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC 2007-2010) e constitui-se em mais um avanço na informatização da relação entre o fisco e os contribuintes.

Fazem parte da plataforma SPED exceto?

Basicamente, são obrigadas ao SPED todas as empresas, exceto as que são tributadas pelo Simples Nacional e o Microempreendedor Individual.

O que deve constar no SPED Fiscal?

Especificamente, as informações solicitadas pela EFD são as seguintes:
  • operações com recebimento de notas fiscais e seus documentos;
  • operações com emissão de notas fiscais e seus documentos;
  • apuração do ICMS;
  • apuração do IPI;
  • registro do inventário;
  • controle de créditos fiscais de ICMS;

Quais são os subprojetos do SPED?

Os subprojetos do SPED
  • Escrituração Contábil Digital (ECD),
  • Escrituração Contábil Fiscal (ECF),
  • Escrituração Fiscal Digital das Contribuições (EFD Contribuições),
  • Escrituração Fiscal Digital ICMS IPI (EFD ICMS IPI),

Qual o valor da multa por não entregar o SPED Fiscal?

III - multa equivalente a 0,02% (dois centésimos por cento) por dia de atraso, calculada sobre a receita bruta da pessoa jurídica no período a que se refere a escrituração, limitada a 1% (um por cento) desta, aos que não cumprirem o prazo estabelecido para apresentação dos registros e respectivos arquivos.

Qual o prazo para entregar o Sped Fiscal?

O prazo para cumprir o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) Fiscal inicialmente iria até o dia 21/01/2021. Porém, a prorrogação do prazo do ocorreu por meio da Instrução Normativa 2.039/2021 e o prazo para entrega do SPED Fiscal foi prorrogado até o dia 30 do mês de setembro deste ano.

Qual o valor da multa pela não entrega da ECF?

A não apresentação ou entrega em atraso da Escrituração Contábil Digital (ECD) e da ECF implica em multa equivalente a 0,25% - por mês-calendário ou fração do lucro líquido antes do IRPJ e da CSLL (limitado a 10%).

O que é o registro K200 e K280?

Os registros K200 e K280 fazem parte do Bloco K. O Bloco K é uma parte do “SPED EFD – Escrituração Fiscal Digital”, sendo responsável sobre prestar informações sobre o controle de produção e posição do estoque.

O que é K200 e K280?

Na escrituração completa do Bloco K, os estabelecimentos devem preencher todos os registros do referido bloco, desde que tenha informações a prestar. Na escrituração restrita, o estabelecimento deve informar os Registros K200 (estoque escriturado) e K280 (correção de apontamento – estoque escriturado).

O que é declarado no Bloco C da EFD Fiscal?

BLOCO C: DOCUMENTOS FISCAIS DO ICMS E DO IPI - MERCADORIAS. Este bloco apresenta informações oriundas dos movimentos completos de notas fiscais de entrada, saída, redução Z e guias de recolhimento conforme as espécies dos documentos.

O que é o bloco D?

Este bloco apresenta informações oriundas dos movimentos completos de notas fiscais de entrada, saída e redução Z, conforme as espécies dos documentos.

O quê é Bloco 0?

Este bloco possui as informações referentes aos cadastros envolvidos no arquivo, neste bloco utilizam-se as informações de filiais, clientes, fornecedores, operadoras de cartões, unidades de medidas, produtos, serviços, bens, transações, contas contábeis, centro de custos, mensagens e dispositivos fiscais.

O que informar no registro E116 SPED Fiscal?

REGISTRO E116: OBRIGAÇÕES DO ICMS RECOLHIDO OU A RECOLHER – OPERAÇÕES PRÓPRIAS. Este registro tem o objetivo de discriminar os pagamentos realizados ou a realizar, referentes à apuração do ICMS – Operações Próprias do período.

O que informar no registro E115 SPED Fiscal?

O registro E115 tem o objetivo de informar os valores declaratórios relativos ao ICMS, conforme definição da legislação estadual pertinente. Esses valores são meramente declaratórios e não são computados na apuração do ICMS.

Qual o perfil do SPED Fiscal em MG?

É constituido de um arquivo digital, contendo um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos fiscos das unidades federadas e da Receita Federal do Brasil, bem como, registros da apuração dos impostos referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte.

Artigo anterior
Porque os jogos são importantes na educação?
Artigo seguinte
Quais os resultados alcançados com o movimento da Reforma Sanitária?