Foi ele que fez ou quem fez?
Perguntado por: Miriam Laura Pereira | Última atualização: 6. Januar 2025Pontuação: 4.8/5 (61 avaliações)
Foste tu que fizeste o bolo. Foi ele que fez o bolo. Fomos nós que fizemos o bolo. Na nossa frase (“Fui eu que fiz o bolo”) o pronome é “eu” e a concordância deve ser “que fiz”.
Foi ele que ou foi ele quem?
O certo seria “Foi ele que fez.”, o verbo “foi” concordando com “ele” em pessoa e número. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Fui eu quem fiz – Não está errado, pois responde a pergunta: Quem fez isso?
Que fez ou quem fez?
De acordo com a norma culta da língua portuguesa, você pode usar o “fui eu quem fez” ou o “fui eu que fiz”, só não deve misturar as duas formas.
Quando utilizar que é quem?
O pronome “que” funciona como objeito direto. Substituindo pelo “quem”, teremos: O rapaz a quem conheci ontem está em minha sala. É preciso ficar atento ao uso correto do pronome relativo “quem”, já que ele só deve ser empregado quando o antecedente referir-se a uma pessoa.
Foram eles quem fez ou fizeram?
A construção correta é quem fez. Nas orações com o pronome relativo quem como sujeito, coloca-se o verbo na terceira pessoa do singular: – Foram eles quem fez os trabalhos.
“Eu que fiz”, “eu quem fiz” ou “eu quem fez”? - Brasil Escola
Foi fulano que ou quem?
Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!
Quem foi ou quem foram?
Basta inverter as orações para perceber que o verbo tem de ficar no singular: – Quem jogou as pedras foram eles. – As pessoas que jogaram as pedras foram eles. – Foram eles quem jogou as pedras.
Sou eu que ou sou eu quem?
Quem, como pronome relativo, equivale a o que, aquele que. O verbo fica na 3ª pessoa do singular: Sou eu quem paga (Aquele que paga sou eu). Como pronome interrogativo, quem admite verbo no singular ou plural: Quem chegou? Quem são os interessados.
Que sabe ou quem sabe?
Qual frase está correta: você que sabe? Ou você quem sabe? Neste caso, nós podemos utilizar os dois pronomes – é facultativo. A verdade é que sempre que estamos nos referindo a uma pessoa, podemos utilizar o termo quem, do mesmo modo que podemos usar o pronome que.
Foi ela que ou foi ela quem?
Foi ela a que me falou sobre a festa. → Foi ela quem me falou sobre a festa. Dica 4 ► Existem situações nas quais o pronome relativo “quem” surgirá na oração com emprego absoluto, ou seja, sem fazer referência a um antecendente.
Quem fez isso qual o sujeito?
– João fez isso.
Nessa frase o sujeito é “João”, pois foi ele que praticou a ação. É sujeito simples por ter apenas um núcleo.
Como se faz a concordância do verbo com o pronome quem?
Quando o sujeito é o pronome relativo quem, o verbo fica na terceira pessoa do singular ou concorda com o antecedente. Meu primeiro projeto sobre o assunto foi apresentado há 20 anos e ninguém quis aprová-lo. Não sou eu quem está atrasando isso — respondeu o senador.
Como saber se a frase está correta?
- Verifique a concordância verbal e nominal. A concordância verbal e nominal é um dos aspectos mais importantes da gramática. ...
- Analise a pontuação. ...
- Observe a estrutura da frase. ...
- Consulte um dicionário ou gramática. ...
- Peça a opinião de outra pessoa.
Quando se refere à Deus e ele ou ele?
De acordo com um porta-voz da igreja, Deus não tem gênero para a doutrina cristã oficial. No entanto, “Ele” é descrito quase exclusivamente em termos masculinos.
Como identificar os pronomes interrogativos?
Os pronomes interrogativos são aqueles utilizados para expressar perguntas diretas e indiretas e, por isso, possuem valor e uso específicos. Os pronomes interrogativos são aqueles que utilizamos nas construções de perguntas diretas ou indiretas: que, quem, qual, quanto.
Onde é pronomes interrogativos?
Advérbios interrogativos são utilizados em perguntas cujas respostas indicam circunstâncias de lugar, tempo, modo e causa: onde, quando, como, por que.
É correto dizer eu que agradeço?
'Eu que agradeço' ou 'quem agradece sou eu'?
Bem, senhor Moysés e demais leitores, as duas formas estão corretas. Observem a explicação: quando houver na oração a presença do pronome relativo QUE, o verbo concordará com o que vier antes dele. Então, temos: “EU QUE AGRADEÇO” ou “NÓS QUE AGRADECEMOS”.
Que paga ou quem paga?
Sou eu que pago a conta. Somos nós que pagamos a conta. Se o pronome “quem” é sujeito, o verbo fica na terceira pessoa do singular: Sou eu quem paga a conta.
É correto falar fulano e eu?
No dia-a-dia, utilizamos "fulano e comigo". Nunca ouvi ninguém falando "fulano e com eu". Dei uma rápida pesquisa no Google e me parece que é correto sim, mas não é falado no cotidiano (deve ser por isso que estão te corrigindo.
Foram pagos ou foi pago?
Portanto, as duas formas estão corretas.
Quem avisa amigo é vírgula?
Não use vírgula entre o quem e o segundo verbo que concorda com ele: Com o tratamento, quem faz dieta pode voltar a comer de tudo. / Quem avisa amigo é. / Quem viver verá. / Quem não deve não teme. (e não: Quem faz dieta, pode voltar... / Quem avisa, amigo é. / Quem viver, verá.). Quem com pronome.
Faz anos ou fazem anos?
Fazem dois anos ou Faz dois anos? Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos; Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.
O que é substância e mistura?
Qual o segredo para manter um aquário?