Em que se pese em que se pesem?

Perguntado por: Nicole Joana Melo Brito Jesus  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (51 avaliações)

Em que pese e em que pesem são sinônimas de: apesar de, ainda que, não obstante. Em que pese a é uma locução prepositiva invariável. Indica que algo pesa a alguém, ou seja, que custa, incomoda, causa pesar.

Em que pese o que é?

Quando queremos dar o sentido de “apesar de”, “mesmo que”, “não obstante”, “ainda que”, “independentemente de”, “malgrado”, “embora”, usamos a expressão em que pese, que é variável em número, ou seja, nesse caso o verbo pesar pode ser flexionado ou não,concordando com o sujeito posposto.

Em que pesem sinônimo?

8 sinônimos de em que pese para 1 sentido da expressão em que pese: Apesar de: 1 apesar de, ainda que, mesmo que, não obstante, embora, malgrado, nada obstante, independentemente de.

Como usar a expressão em que pese?

Essa locução pode vir seguida de um objeto indireto (pessoa) ou de um sujeito (coisa). No primeiro caso, ela tem o sentido de "ainda que (tal coisa) pese, custe, doa, incomode (a alguém)", é invariável e deve estar acompanhada de preposição. Exemplos: Em que pese aos governistas, votaremos contra.

Em que pese entre vírgulas?

Em que pese a é sinônima de: por mais que desagrade a, ainda que lhe custe. Em que pese e em que pesem são sinônimas de: apesar de, ainda que, não obstante. Em que pese a é uma locução prepositiva invariável. Indica que algo pesa a alguém, ou seja, que custa, incomoda, causa pesar.

Em que pese ou Em que pesem? Qual a forma correta?

25 questões relacionadas encontradas

Em que pese ao ou o?

A expressão em que pese a, escrita com a preposição a, é uma locução prepositiva concessiva invariável. Portanto, o verbo pesar deve ficar sempre no singular. Usada para se referir a pessoas, indica que algo é custoso, desagrada, causa pesar, dor, incômodo a alguém.

O que pode substituir uma vez que?

1 visto que, dado que, já que, como, porque, em virtude de, devido a, posto que, por causa de, em razão de, em consequência de, porquanto, pois, pois que, na medida em que. Exemplo: Uma vez que estou sem carro, não poderei ir ao ensaio hoje.

O que substitui ainda que?

Embora: 2 embora, apesar de, não obstante, a despeito de, independentemente de, sem embargo de, conquanto, posto que. Exemplo: Ainda que não aceite bem sua escolha, continuarei do seu lado.

O que significa a expressão posto que?

“Posto que”, na verdade, é uma conjunção concessiva, de oposição ideológica. Ou seja, equipara-se a expressões como “ainda que”, “embora”, “mesmo que”. A ideia que ela transmite, portanto, não é de explicação.

Em que ou em qual sentido?

Assim, é inadequado usar a expressão onde para indicar algo que não seja um lugar, como uma ideia, uma situação, uma decisão, uma entrevista, um filme, uma época,… Nessas situações, onde deverá ser substituído por: em que, no qual, na qual, nas quais ou nos quais.

O que pode substituir o Apesar de?

1 a despeito de, não obstante, independentemente de, sem embargo de, nada obstante, malgrado. Exemplo: Apesar de tudo, sinto que nosso esforço valeu a pena! Apesar de que: 2 ainda que, embora, ainda quando, mesmo que, se bem que, posto que, conquanto.

Qual é o sinônimo de apesar?

1 ainda que, embora, a despeito de, não obstante, mesmo que, independentemente de, sem embargo de, nada obstante, ainda quando, conquanto, se bem que, posto que, malgrado. Exemplo: Apesar de tudo, sinto que nosso esforço valeu a pena!

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Quando se usa a palavra visto que?

Significado de Visto que

locução conjuntiva Indica a razão, o motivo; o modo pelo qual; da forma que; uma vez que; como: visto que ele terminou a faculdade, não precisa mais ir às aulas. Contanto que; se por acaso: visto que o padre apareça, o casamento se iniciará.

Quando se usa sendo que?

Em seu Dicionário de Questões Vernáculas, o gramático Napoleão Mendes de Almeida salienta que sendo que tem o sentido equivalente a “desde que”, “uma vez que”, “já que”, “visto que”, “como”, entre outras conjunções causais.

Qual é o sentido de ainda que?

A expressão ainda que é uma locução conjuncional constituída pelo advérbio ainda e a conjunção que. Esta expressão introduz orações subordinadas adverbiais concessivas, exprimindo oposição ou restrição ao que é dito na frase subordinante.

O que significa a gíria ainda?

Esta é uma gíria do Rio de Janeiro, usada quando se quer confirmar ou concordar com algo.

Qual é o advérbio de ainda?

Ainda é tradicionalmente classificado como um advérbio de tempo (ver Celso Cunha e Lindley Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, Edições João Sá da Costa, 1984, pág. 539). Pode ocorrer antes ou depois do verbo (idem, pág. 542): «ainda preparava» = «preparava ainda».

Quando posso usar a palavra Outrossim?

Outrossim é um advérbio de modo que significa "igualmente"; "também"; "além disso"; "do mesmo modo". Os advérbios são palavras invariáveis que modificam o sentido de um verbo, um adjetivo ou outro advérbio.

Qual o sinônimo da palavra visto que?

12 sinônimos de visto que para 1 sentido da expressão visto que: Dado que: 1 dado que, uma vez que, já que, como, porque, por causa de, em virtude de, posto que, porquanto, na medida em que, sendo que, em consequência de. Exemplo: Visto que estou sem carro, não poderei ir ao ensaio hoje.

Em que pese tem plural?

Independentemente de o complemento ser um nome plural, a expressão - em que pese a - se mantém invariável. Por outro lado, a maioria dos estudiosos da língua defendem que a pronúncia deve ser “pêse”, com “e” fechado, já que a palavra tem a mesma origem das palavras pesar e pêsames.

Qual é o correto haja vista ou haja visto?

Provavelmente você já leu ou ouviu alguém falando a expressão “haja visto”. Nada de errado com ela, certo? Errado. Ela pode até parecer simpática e correta, mas a norma padrão da língua determina apenas o uso de sua irmã “haja vista”.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual é a diferença de porque é por quê?

No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

Artigo anterior
Quais os defeitos do signo de Câncer?
Artigo seguinte
Quais os resultados práticos da Reforma Trabalhista em 2017?