Quais os resultados práticos da Reforma Trabalhista em 2017?

Perguntado por: Maria Teixeira Reis  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (40 avaliações)

Outro impacto prático da Reforma Trabalhista se deu no volume de processos na Justiça do Trabalho. Com a mudança do texto, que prevê que as custas processuais passam a ser de responsabilidade de quem perder a ação, o número de ações ajuizadas nos tribunais de primeira instância caiu drasticamente desde 2017.

Quais os resultados da Reforma Trabalhista de 2017?

Em 2020, a Justiça do Trabalho recebeu 2.867.673 processos, uma queda de 27,7% em relação a 2017. Conforme série histórica do TST (Tribunal Superior do Trabalho), iniciada em 1970, o maior registro de ações trabalhistas aconteceu em 2017, com 3.965.563 processos.

Quais os resultados da Reforma Trabalhista de 2017 Esses resultados estão de acordo com o esperado pelo discurso para aprovação dessa reforma?

* Os acordos coletivos passaram a prevalecer sobre a legislação. Com isso, o que for acertado entre empregado e empregador não é vetado pela lei, respeitados os direitos essenciais como férias e 13º salário. * O pagamento da contribuição sindical, equivalente a um dia de trabalho, deixou de ser obrigatório.

Quais foram as alterações que ocorreram na relação trabalhista a partir de 2017?

Uma grande inovação que a Lei nº 13.467/2017 trouxe foi a rescisão por acordo, prevista no artigo 484-A. De acordo com o artigo, caso ocorra este tipo de rescisão, deverá ser realizado o pagamento de metade do aviso prévio – caso indenizado – e da multa sobre o saldo do FGTS do empregado.

O que foi aprovado na Reforma Trabalhista?

O texto aprovado prevê diversas alterações na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Em uma delas, muda a jornada máxima de trabalhadores de minas em subsolo, que atualmente é de 6 horas diárias. A proposta determina jornada diária de até 12 horas, limitada a 36 horas semanais.

Reforma Trabalhista 2017 | Um Resumo das 15 Principais Mudanças - REFORMA TRABALHISTA 2019

41 questões relacionadas encontradas

Foi aprovada a nova reforma trabalhista 2021?

Na última semana, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou o texto-base da MP (Medida Provisória) nº 1.045/2021, que renova o programa de redução e de suspensão de jornadas e salários e traz novas alterações para a legislação trabalhista.

Quais foram os pontos positivos da reforma trabalhista?

Os direitos que poderão ser negociados em acordos ou convenções coletivas são: organização da jornada de trabalho, banco de horas individual, intervalo intrajornada, plano de cargos, salários e funções; regulamento empresarial; prorrogação de jornada em locais insalubres sem licença previa do ministério do trabalho, ...

Quais foram as principais alterações que a Reforma Trabalhista Lei 13.467 de 2017 trouxe em relação as férias?

De acordo com a Reforma Trabalhista, a partir de 11.11.2017 as férias poderão ser usufruídas em até 3 (três) períodos, sendo que um deles não poderá ser inferior a 14 dias corridos, e os demais não poderão ser inferiores a 5 dias corridos cada um, desde que haja concordância do empregado.

Quais as principais mudanças geradas pela lei da Reforma Trabalhista Lei n º 13.467 2017?

Nova lei trabalhista - Principais mudanças para o trabalhador
  • Fim da contribuição sindical obrigatória. ...
  • Prática do contrato intermitente. ...
  • Teletrabalho/home office. ...
  • Férias fracionadas. ...
  • Jornada de trabalho e banco de horas. ...
  • Processo de demissão. ...
  • Rescisão contratual. ...
  • Local de trabalho para grávidas.

Quais as principais mudanças que surgiu com a Lei 13.467 2017 Reforma Trabalhista?

Para alterar a CLT, foi aprovada a Lei Nº 13.467/2017, que também modificou outras três leis relativas a direitos dos trabalhadores e deveres dos empregadores. As modificações mexem em questões como férias, horário de descanso e alimentação, carga horária, remuneração, ações na justiça e outras.

Quais os impactos da reforma trabalhista ocorrida em 2017 na relação empregado e empregador?

Segundo Carvalho (2017), há vários elementos na reforma que ampliam a opção do empregador sobre os contratos individuais, como expansão do banco de horas, jornada 12x36, indenização de intervalo de descanso.

O que a nova legislação aprovada em 2017 muda com relação aos acordos e convenções coletivas?

Com a Lei 13.467/2017 umas das principais alterações foi em relação aos acordos e convenções coletivas do trabalho, que ganharam mais força através da nova regra inserida pela Reforma, conhecida como a prevalência do negociado sobre o legislado.

Quais foram os impactos da reforma trabalhista?

No entanto, ao avaliar e detalhar os impactos que a reforma trabalhista trouxe em relação a temas como: formas de contratação, flexibilização da jornada, rebaixamento da remuneração, alteração nas normas de saúde e segurança do trabalho, fragilização sindical e limitação do acesso à Justiça do Trabalho, nota-se uma ...

Quais as principais alterações que ocorreram nas férias após a reforma trabalhista?

Férias. Com a Reforma Trabalhista as férias podem ser fragmentadas em até três períodos e 1/3 do período deve ser pago em forma de abono pecuniário, conforme parágrafo 1º do artigo 134 da CLT. Dessa forma, gestor e colaborador têm mais flexibilidade para a definição desse período.

Quais as alterações trazidas pela reforma trabalhista no direito de férias?

Com a Reforma Trabalhista:
  • As férias podem ser fracionadas em até três períodos, sendo que um não poderá ser inferior a 14 dias ocorridos e os outros dois não inferiores a 5 dias corridos.
  • O fracionamento depende da concordância do trabalhador, sendo de sua opção e escolha.

Qual a importância da reforma trabalhista na vida do trabalhador?

Sendo assim, em conclusão, o que de fato deve ser buscado com a reforma trabalhista que ainda encontra-se no campo da hipótese, e a evolução das relações sociais são: 1) a harmonização entre a produtividade + competitividade + ganhos para o trabalhador; 2) uma legislação mais clara, flexível e objetiva; 3) a maior ...

Quais mudanças foram consideradas positivas para as empresas?

Saiba mais sobre cinco pontos positivos da nova lei trabalhista para a sua empresa.
  • Aumento do respaldo jurídico. ...
  • Flexibilização dos contratos. ...
  • Prioridade nos acordos individuais e coletivos. ...
  • Criação de novas jornadas de trabalho. ...
  • Parcelamento das férias.

Quais as desvantagens da reforma trabalhista?

5 pontos negativos para o trabalhador
  • Fim da assistência gratuita na rescisão do contrato de trabalho. ...
  • Autorização da dispensa coletiva sem intervenção sindical. ...
  • Restrição de acesso à Justiça gratuita. ...
  • Permissão para negociação coletiva de condições menos benéficas ao trabalhador do que as previstas em lei.

Quando entra em vigor a nova reforma trabalhista?

Começa a valer a partir deste sábado (11. dez. 2021) uma série de regras trabalhistas alteradas pelo governo Bolsonaro que tem o objetivo de simplificar a relação patrão-empregado no Brasil. As mudanças foram anunciadas em 10 de novembro, por meio de decreto, ou seja, sem a necessidade de alterar a legislação.

Quando foi aprovada a nova reforma trabalhista?

Os colaboradores perceberam na prática os efeitos da Reforma Trabalhista, em que entrou em vigor novembro/2019. Houve uma mudança significativa na relação entre colaborador e empresa. Foram mais de 200 dispositivos que foram alterados na Consolidação das Leis do Trabalho – CLT pela lei 13.467/17 e ainda com novidades.

Vai ter nova reforma trabalhista?

Já a nova proposta de leis trabalhistas para 2022, prevê a oferta de oportunidades de trabalho que não formarão vínculo empregatício. Por isso, para pôr fim ao serviço será necessário apenas a realização do distrato.

Quais foram as consequências negativas da reforma trabalhista de 2017 para o trabalhador brasileiro?

A reforma, a nosso ver é nítida e direcionada a favorecer empregador, retira a isonomia entre a força de trabalho x empregador, procura ainda dificultar e amedrontar o empregado na busca do seu direito impondo o risco de condená-lo, sendo sucumbente, a custas periciais e honorárias.

Quais as maiores dificuldades encontradas pelas empresas a partir da reforma trabalhista?

Dentre as alterações que foram realizadas na Reforma Trabalhista destacam- se as modificações cuja resultante trouxeram grandes impactos nas empresas, como, trabalho intermitente (que reduz os custos com as contratações), acordos coletivos (realizados entre sindicatos e empresas que passam a prevalecer sobre a ...

Quais as principais alterações trazidas pela reforma em relação ao direito coletivo?

Especificamente sobre os direitos coletivos, a reforma trabalhista expandiu o limite de atuação sindical, estabeleceu impedimentos e prazos de validade menores para convenções e acordos coletivos e alterou questões acerca da contribuição sindical.

Artigo anterior
Em que se pese em que se pesem?
Artigo seguinte
Quais são os ciclos das políticas públicas?