O que é Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco?

Perguntado por: José Lopes Figueiredo  |  Última atualização: 18. Februar 2022
Pontuação: 4.3/5 (8 avaliações)

Patrimônio Imaterial - PE
A diversidade do patrimônio imaterial pernambucano revela-se pelos bens documentados e protegidos pelo Iphan. ... Frevo - Inscrito em 1007, pelo Iphan, no Livro de Registro das Formas de Expressão, em 2012, foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial Mundial, pela Unesco.

Quais são os Patrimônios Culturais Imateriais de Pernambuco?

A Feira de Caruaru (2006) e o frevo (2007), já estão registrados como patrimônio imaterial de Pernambuco pelo IPHAN. Encontra-se em processo de registro o caboclinho, o cavalo-marinho, o maracatu nação e o maracatu rural.

Quais são os patrimônios culturais de Pernambuco?

Patrimônio histórico e cultural do Recife
  • Palácio da Justiça.
  • Palácio do Campo das Princesas.
  • Antigo Palácio da Soledade.
  • Casa da Cultura (Antiga Casa de Detenção do Recife)
  • Fortaleza de São Tiago das Cinco Pontas.
  • Fortaleza de São João Batista do Brum.
  • Basílica de Nossa Senhora da Penha.
  • Capela de Nossa Sra.

Quais são os patrimônios materiais de Pernambuco?

Patrimônio Material - PE. Recife, Olinda e Igarassu são cidades pernambucanas que reúnem edificações, monumentos e espaços públicos protegidos e considerados alguns dos mais importantes bens materiais do patrimônio cultural do Nordeste.

Quais são os patrimônios imateriais de Petrolina?

Catedral de Petrolina pode se tornar Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco. Símbolo cultural e religioso de Petrolina, a Catedral do Sagrado Coração de Jesus, construída há 90 anos no município pelo bispo Dom Antônio Maria Malan, pode se tornar Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco.

O QUE É PATRIMÔNIO CULTURAL? BENS MATERIAIS E IMATERIAIS - Exemplos no Brasil - (Em 3 minutos)

37 questões relacionadas encontradas

Quais são os patrimônios de Petrolina?

Petrolina – Igreja Matriz de Nossa Senhora Rainha dos Anjos
  • FUNDARPE – Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco.
  • Nome datribuído: Igreja Matriz de Nossa Senhora Rainha dos Anjos.
  • Localização: Petrolina-PE.
  • Região: RD 02 – Sertão do São Francisco.
  • Nível de Proteção: Tombado.
  • Número: 3.

Quais são os patrimônios culturais de Garanhuns?

Batizado com seu nome, no Centro Cultural Gonzaga de Garanhuns, o visitante vai poder conferir as obras de cordéis escritas por ele, bem como as roupas características da folia de reis, além de uma biblioteca com livros escritos pelo próprio Gonzaga e sobre cultura.

Quais os patrimônios materiais do Brasil?

Patrimônio material brasileiro
  • Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, Brasil.
  • Pelourinho, na cidade de Salvador, na Bahia.
  • Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no município de Ouro Preto, no estado de Minas Gerais.

Qual é o patrimônio cultural material de Recife?

O Parque das Esculturas ganhou o título de Patrimônio Cultura Material do Recife. Construído em 2000, em frente ao Marco Zero, o espaço abriga obras do artista plástico Francisco Brennand, falecido em dezembro do ano passado.

O que é considerado patrimônio material?

Segundo o Decreto-Lei nº 25/1937, patrimônio material é o conjunto de bens culturais móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico.

Quais são os patrimônios culturais imateriais?

São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.

Quais são os patrimônios históricos de Caruaru?

Um dos ícones da cultura popular de Pernambuco é a Feira de Caruaru, localizada no Parque 18 de maio e seu entorno. Considerada pelo IPHAN, em 2006, Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, figura como uma das mais importantes feiras do Brasil.

O que é patrimônio cultural imaterial brasileiro?

Os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas).

Quais são os patrimônios imateriais relacionados ao carnaval de rua de Pernambuco?

Frevo, ritmo pernambucano que contagia foliões no carnaval, agora é Patrimônio da Humanidade. O frevo, principal ritmo que anima o carnaval pernambucano, foi reconhecido nesta quarta-feira (4) como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

Quais são os dois bens imateriais do Recife?

Pernambuco tem cinco bens imateriais expostos: a Feira de Caruaru, o Frevo, os Maracatus Nação e Baque Solto, Cavalo Marinho e o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste.

É um elemento cultural e material de Recife?

O Frevo, manifestação típica do Recife, foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

O quê patrimônio material e imaterial?

Dentro da história e da arquitetura, o patrimônio se divide em duas categorias: os bens considerados materiais e os imateriais que juntos representam a identidade, cultura e história de um determinado povo.

Quais são os patrimônios materiais?

Os bens tombados de natureza material podem ser imóveis como os cidades históricas, sítios arqueológicos e paisagísticos e bens individuais; ou móveis, como coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos.

Quais os patrimônios culturais materiais?

Existem dois principais tipos de patrimônio cultural: Patrimônio cultural material: são os bens concretos e que geralmente possuem valor comercial, como as pinturas, esculturas, monumentos, conjuntos arquitetônicos, entre outros.

Em que ano Gonzaga de Garanhuns recebeu o título de Patrimônio Vivo do reisado de Pernambuco?

Em 2018 recebeu o título de Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco pela Secretaria Estadual de Cultura juntamente com a Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

O que é um patrimônio cultural?

Na convenção, um Patrimônio Cultural fica definido como: “Os monumentos – Obras arquitetônicas, de escultura ou de pintura monumentais, elementos de estrutura de caráter arqueológico, inscrições, grutas e grupos de elementos de valor universal excepcional do ponto de vista da história, da arte ou da ciência;”

Quais são os prédios mais antigos de Petrolina?

Há ainda o antigo açougue, fundado em 1927, componente das edificações da chamada Petrolina Antiga; a Casa de Maria de Lourdes Athaíde; o antigo prédio da prefeitura; o prédio em que funcionou o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); e a Catedral Sagrado Coração de Jesus, também localizada no ...

O que é cultura material de exemplos?

Confira exemplos de cultura material

Essa modalidade de cultura considera a existência de elementos que foram construídos pelos seres humanos. Alguns exemplos mais gerais disso são as construções, museus, prédios históricos e obras de arte. Esses itens podem ser quadros, esculturas e pinturas.

Artigo anterior
O que significa o CID 29?
Artigo seguinte
Pode usar dois Colirios ao mesmo tempo?