Quais os empregados têm direito à indenização e em que situação?

Perguntado por: Alice Leticia Gonçalves Azevedo  |  Última atualização: 1. März 2025
Pontuação: 4.6/5 (67 avaliações)

Lei 62/1935. Assegura ao empregado da indústria ou do comércio uma indenização quando não exista prazo estipulado para a terminação do respectivo contrato de trabalho e quando for despedido sem justa causa, e dá outras providências.

Quando o empregado tem direito a indenização?

A indenização trabalhista mais comum é aquela relacionada aos danos morais. Ocorre quando o (a) trabalhador (a) sofre assédio diretamente do empregador ou de superiores e, até mesmo, de colegas de trabalho. A lista pode incluir constrangimentos, humilhações, discriminação e outras situações que afetem sua dignidade.

Quem tem direito a indenização?

A indenização é uma compensação financeira. Ela é paga pelo empregador ao empregado quando existe algum descumprimento da lei que cuida dos direitos desses trabalhadores. Essa compensação surge para minimizar um pouco de algo negativo que ocorreu com o funcionário dentro da empresa ou no horário da jornada de trabalho.

Quando o funcionário tem que indenizar a empresa?

Se o empregado através de ações ou omissões lesar o empregador, de forma que esta imagem construída seja afetada negativamente perante seus clientes e consumidores, o empregado poderá responder e indenizar o empregador por danos morais.

Quem tem direito a indenização por tempo de serviço?

Além de estar na legislação, o adicional por tempo de serviço é direito de todos os colaboradores, pois é uma forma de reconhecimento pela dedicação do profissional. Desta forma, não faz sentido uma parte dos funcionários receber o benefício e a outra não.

8 - Situações que podem gerar indenização por danos morais para o empregado

17 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de indenização?

Quais são os tipos de indenização?
  • Danos emergentes: quando o ato ou omissão de alguém gerou um prejuízo de fato a outra pessoa. Um exemplo é um acidente de carro que gerou um dano ao veículo.
  • Lucros cessantes: abrange tudo aquilo que se deixou de lucrar em razão de uma ação ou omissão de outra pessoa.

Qual o valor da indenização por demissão?

O PLP 152/2023 também determina que nos casos de culpa recíproca (entre empregado e empregador) que levem à rescisão do contrato de trabalho, então a indenização ao trabalhador será de 20% sobre os depósitos da conta vinculada ao FGTS. A Lei do FGTS (Lei 8.036, de 1990) já estabelece as multas de 40% e 20%.

O que se enquadra em danos morais no trabalho?

Segundo a CLT, é considerado dano moral qualquer “ação ou omissão que ofenda a esfera moral ou existencial”. A ofensa pode partir tanto da empresa com o trabalhador quanto do trabalhador com a empresa.

Quem sofre acidente de trabalho tem direito a indenização?

Se você sofreu um acidente de trabalho, saiba que pode ter direito a ser indenizado por todos os danos que sofreu. Isso inclui os danos morais, materiais, estéticos e até existenciais.

Como pedir indenização para empresa?

Para receber a indenização por acidente ocupacional é preciso abrir um processo judicial contra a empresa. Ou seja, será preciso acionar um advogado especialista em ações trabalhistas para que ele organize e abra o processo de indenização por acidente.

Como saber se tenho direito a indenização?

É necessário possuir CPF e a conta Gov.br do Governo Federal. - O beneficiário receberá mensagem via e-mail, app Gov.br ou SMS para acessar o VEJAE no portal do MDS (Auxílio Emergencial) ou no aplicativo "Cidadania em números" ( Programas - Consulta).

O que causa indenização?

O ato de Indenizar nada mais é do que uma forma de compensação a alguém para que se anule ou reduza um dano. Esse dano pode ser originado de uma prática ilícita - não válida -, como por exemplo o descumprimento de uma obrigação, violação de um direito, um acontecimento que gere prejuízos, etc.

Como funciona a indenização?

Surgida pelo Código de Processo Civil, a ação indenizatória é permitida a partir de situações em que a justiça julga necessário reparar financeiramente quem foi lesado de alguma forma em alguma relação de consumo ou em acidentes.

O que é indenização exemplo?

Um exemplo é quando um carro está estacionado e é atingido por um objeto que cai de um prédio. Nesse caso, o edifício terá que indenizar o dono do veículo pelos prejuízos causados, mesmo que o acidente tenha ocorrido de forma involuntária.

Quais os direitos de um funcionário que sofreu um acidente de trabalho?

Auxílio-doença acidentário: Caso o trabalhador fique incapacitado temporariamente em decorrência do acidente, ele tem direito a receber o auxílio-doença acidentário, que corresponde a 91% do salário de benefício.

Quanto tempo após acidente de trabalho posso processar a empresa?

Você tem 5 anos, contados da consolidação dos danos causados pelo acidente para colocar a empresa na Justiça. Caso seja demitido, esse tempo é menor, de 2 anos.

Quais os direitos do funcionário em caso de acidente de trabalho?

Quais os direitos do trabalhador que sofre acidente de trabalho?
  • Estabilidade no emprego;
  • Afastamento remunerado.
  • Recolhimento do FGTS;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Pensão por morte.

Quais provas preciso para danos morais?

No caso de danos morais no ambiente de trabalho, as provas utilizadas podem ser gravações, fotografias, e-mails, mensagens de celular, testemunhas. É preciso demonstrar que as atitudes ocorreram e que causaram abalos psíquicos e/ou físicos ao empregado. Laudos de psicólogos e/ou médicos também podem comprovar os danos.

Quais são os tipos de danos morais?

Tipos de danos morais
  • Protesto indevido.
  • Acidentes de trânsito.
  • Humilhação.
  • Adultério.
  • Inclusão injustificada de nome em cadastros de proteção ao crédito.
  • Atropelamento.
  • Saques fraudulentos.
  • Rompimento de união estável.

O que é danos morais exemplos?

O dano moral caracteriza-se como a ofensa ou violação dos bens de ordem moral de uma pessoa, tais sejam o que se referem à sua liberdade, à sua honra, à sua saúde (mental ou física), à sua imagem. Exemplos: - cliente que tem seu nome inserido em cadastro de inadimplentes, mesmo que tenha pago o débito.

Quanto devo receber por 5 anos de trabalho salário 1500?

O décimo terceiro salário é calculado proporcionalmente aos meses trabalhados. Portanto, para os 5 anos de trabalho, teríamos 60 meses. Valor do décimo terceiro = (salário / 12) * meses trabalhados. Décimo terceiro salário proporcional: (1500/12) * 60 = R$7500.

Como fica a demissão na nova lei trabalhista?

A nova Reforma Trabalhista acrescentou ao documento original o artigo 484-A que regulariza a demissão por acordo trabalhista, também chamada de distrato. Com isso, a prática passou a ser legal e a iniciativa de propor o acordo pode partir tanto do funcionário quanto do empregador.

Qual o período que a empresa não pode demitir?

O mês de dezembro é o mais comum, pois muitos sindicados estabelecem o mês de janeiro de cada ano, como data base do reajuste. Essa ação acaba resultando no pagamento da indenização pela despensa próxima a data base prevista na lei nº 6.708/79 e ainda na Lei nº 7.238/84, em ambas no artigo 9.

Quando não cabe indenização por dano moral?

Mero aborrecimento: Pequenos dissabores ou aborrecimentos do cotidiano, que não causem um abalo emocional significativo, geralmente não são considerados passíveis de indenização por danos morais. É necessário que a situação ultrapasse a normalidade e cause um dano mais grave.

Quem determina o valor de uma indenização?

O artigo 387, inciso IV genericamente diz que o juiz, ao prolatar a sentença, fixará valor mínimo para reparação dos danos causados pela infração, considerando os prejuízos sofridos pelo ofendido.

Artigo anterior
Quais os tipos de poluentes do ar?
Artigo seguinte
Como podemos representar uma transformação química?