Quais os mitos mais comuns sobre as pessoas surdas e a Libras?

Perguntado por: Ricardo Matias Nogueira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (69 avaliações)

Mito 1: A língua de sinais seria uma mistura de pantomima (mímica) e gesticulação concreta, incapaz de expressar conceitos abstratos. Mito 2: Haveria uma única e universal língua de sinal usada por todas as pessoas surdas.

Quais os mitos mais comuns sobre as pessoas surdas?

10 mitos sobre surdez e surdos
  • A surdez é coisa de velho.
  • Um pouco de dificuldade para ouvir é normal.
  • Grite para falar com um surdo.
  • Qualquer médico trata a surdez.
  • Todo surdo usa ou precisa usar Libras.
  • Todo surdo sabe ler lábios.
  • Aparelhos auditivos não adiantam.
  • Surdo é só quem não ouve nada.

Quais são os mitos sobre Libras?

5 mitos sobre a Libras
  1. 1 – Libras não é linguagem, e sim, uma língua! ...
  2. 2 – Libras não é universal! ...
  3. 3 – A Libras não é derivada da Língua Portuguesa. ...
  4. 4 – Libras não é mera tradução da Língua Portuguesa. ...
  5. 5 – Idade certa para aprender a Libras: a que você tiver!

Qual a importância da Libras para as pessoas com surdez?

- A utilização da Língua de Sinais é uma forma de garantir a preservação da identidade das pessoas e comunidades surdas. Além disso, contribui para a valorização e reconhecimento da cultura surda.

O que você achou mais interessante sobre línguas de sinais?

A língua de sinais não é universal

As línguas de sinais têm direito inclusive a regionalismos, assim como temos aipim, macaxeira e mandioca, também há sinais diferentes para a mesma palavra dentro do mesmo país.

MITOS SOBRE A SURDEZ | Libras? Que língua é essa? • Léo Viturinno

25 questões relacionadas encontradas

Quais as Características das línguas de sinais?

A Língua de Sinais tem características próprias, sendo a principal delas ser uma Língua gestual-visual, ou seja, uma Língua que utiliza o canal visual e as expressões faciais e corporais na construção da comunicação.

Quais as características da língua de sinais?

As línguas de sinais são de modalidade gestual-visual, e o espaço é o canal de comunicação. Nele, frases, textos e discursos são produzidos e articulados através dos sinais. São consideradas línguas naturais, pois surgiram da interação espontânea entre indivíduos.

Por que a Libras é importante?

Auxilia a eliminar as barreiras de comunicação

Aprender Libras é uma ótima oportunidade para comunicar-se e conhecer melhor a comunidade surda e muda, dessa forma, é possível eliminar barreiras de comunicação em todos os níveis da população e garantir um diálogo mais assertivo e justo.

Como as pessoas surdas aprendem a Libras?

A maioria das crianças surdas nasce em famílias de ouvintes. Por isso, só aprende Libras quando entra na creche ou na pré-escola. Ao final desse período, espera-se que essas crianças consigam narrar histórias simples na língua de sinais.

Qual a importância de saber Libras?

Ela é o segundo idioma oficial do Brasil e, cada vez mais, tem sido vista como um aprendizado valioso para a população. Se apenas os deficientes auditivos souberem Libras, sua capacidade de se comunicar fica comprometida. ... Ter o domínio da Língua Brasileira de Sinais é um exercício de acessibilidade e inclusão.

Qual é a alternativa que representa um mito sobre a Libras?

O único mito entre as afirmações apresentadas seria o de que a Libras se restringe ao alfabeto manual, uma vez que o alfabeto é um código de representação das letras do alfabeto, ao passo que a Libras é uma língua com recursos linguísticos e gramaticais próprios.

Qual o país em que mais de uma língua de sinais é utilizada?

Tomando como exemplo alguns países lusófonos, vemos que utilizam diferentes línguas de sinais: no Brasil existe a Língua Brasileira de Sinais (Libras), em Portugal existe a Língua Gestual Portuguesa (LGP), em Angola existe a Língua Angolana de Sinais (LAS), em Moçambique existe a Língua Moçambicana de Sinais (LMS).

Por que a Libras não é universal?

Não. Libras não é universal. Como o próprio nome menciona, essa linguagem gestual refere-se à Língua Brasileira de Sinais. Dessa forma, Libras é usada somente por brasileiros e nos estados e regiões que abrangem nosso território nacional.

Porque os surdos não ouvem?

Enquanto nos comunicamos, estamos recebendo inúmeras informações, através da audição. O surdo não consegue apreender tão rapidamente as informações, porque: não escuta. a Língua de Sinais não possui todos os significados da língua oral.

É verdade que o mundo não fala porque não ouve?

A maioria das pessoas acaba concluindo que os surdos são também mudos pelo fato de não ouvirem. É verídica a ideia de que nós aprendemos a falar ouvindo, porém a expressão "Mudo" tem relação com outro sentido.

Porque o termo surdo-mudo é incorreto?

O termo surdo-mudo é incorreto e nunca deve ser usado.

A pessoa ser deficiente auditiva não significa que ela seja muda. A mudez é uma outra deficiência e é raro ver as duas acontecendo ao mesmo tempo. A realidade é que muitos surdos, por não ouvirem, acabam não desenvolvendo a fala.

Como as pessoas aprendem Libras?

Dessa maneira, aprender libras requer um esforço contínuo que pode ser favorecido por um processo de aprendizagem colaborativa que compreende a construção do conhecimento favorecida por meio de interações entre surdos e ouvintes (OLIVIERA; FIGUEIREDO, 2017, VYGOTSKY, 1998).

Como uma criança surda aprende Libras?

Configurações de mãos e crianças surdas

Aspecto começa a ser incorporado aos sinais para expressar diferenças entre ações (por exemplo, CORRER devagar, CORRER rápido). A criança começa a estender as marcas de negação sobre sentenças assim como os adultos fazem, inclusive omitindo o item lexical de negação.

Como é feita a alfabetização em Libras?

O método para se alfabetizar em libras é a memorização. A alfabetização através da memorização ocorre porque a professora capacitada mostra a figura e mostra o sinal, dessa forma o aluno irá aprendendo através da memorização todos os sinais.

Qual a importância do ensino de Libras para a aprendizagem?

O ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na escola, além de ser uma educação inclusiva, é responsável pela formação de alunos surdos no país, criando novas possibilidades para essas crianças.

O que é Libras e suas características?

Libras, sigla de Língua Brasileira de Sinais, é a língua oficial da comunidade surda brasileira. É uma língua de modalidade gestual-visual, que se exprime através da combinação de sinais e expressões faciais, as chamadas expressões não manuais.

São características linguísticas da Libras?

A língua de sinais utiliza-se de um meio ou canal visual-espacial e não oral- auditivo, sendo dotada de uma gramática constituída a partir de elementos próprios, que se estruturam a partir de mecanismos fonológicos, morfológicos, sintáticos e semânticos.

O que significa Libras e quais são as suas principais características?

Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais, uma língua de modalidade gestual-visual onde é possível se comunicar através de gestos, expressões faciais e corporais. ... A Libras é muito utilizada na comunicação com pessoas surdas, sendo, portanto, uma importante ferramenta de inclusão social.

Quais as quatro características de funcionamento das línguas gesto visuais?

APOL 100 “As línguas gesto-visuais, pelo fato de serem percebidas pela visão e transmitidas pelas mãos, pelo rosto e pelo corpo, tem a capacidade de representar certos conceitos espacial-temporais e captar as características físicas do referente” .

Quais as características evidenciam que a Libras é uma língua e não linguagem?

A Libras possui estrutura gramatical própria, portanto, é uma língua. Inclusive é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão do Brasil desde 2002, através da Lei nº 10.436, de 24 de Abril de 2002. O ato de se comunicar através da Libras é fazer o uso da linguagem.

Artigo anterior
O que acontece quando se passa canela no cabelo?
Artigo seguinte
Quais são os 5 tipos de isomeria plana *?