O que são os écrans intensificadores e quando são utilizados?

Perguntado por: Miguel Monteiro Azevedo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (14 avaliações)

A tela intensificadora é utilizada antes do detector de radiação com o objetivo de capturar raios X que passam pelo corpo do paciente e pela grade, e convertê-los em grande quantidade de luz, que será direcionada ao detector. A vantagem da utilização da tela é reduzir a exposição do paciente à radiação.

O que é ecran intensificador?

Os écrans, também denominados de telas intensificadoras de imagens, foram desenvolvidos a partir da propriedade dos raio x de fazer fluorecer certos sais metálicos. O que transforma a energia dos raios x em energia luminosa.

O que é o écran?

Significado de Écran

Dispositivo plano situado à frente de uma televisão ou de outro aparelho eletrônico, através do qual imagens são projetadas. Lâmina de vidro de várias cores que possibilita a alteração da luz de fotografias coloridas; filtro. Etimologia (origem da palavra écran). Do francês écran, tela.

Quais são os tipos de écrans?

Tipos de Écrans Intensificadores
  • Oxibrometo de Lanthanum;
  • Oxisulfato de Lanthanum térbio ativado;
  • Oxisulfato de Gadolinum térbio ativado;
  • Oxisulfato de Ytrium térbio ativado;

Para que serve o intensificador de imagem?

O intensificador de imagens recebe e capta os raios-x e as converte em luz, transformando-as em imagem. Ele é parte do arco cirúrgico, embora muitas vezes haja confusão entre os dois nomes.

TELA INTENSIFICADORA POR ACADEMIA DE RADIOLOGIA

28 questões relacionadas encontradas

Qual a função do tubo intensificador de imagens no Fluoroscopio?

O tubo intensificador de imagem (II) é um dos componentes principais do equipamento fluoroscópico. Este dispositivo é responsável pela transformação dos fótons de raios X em um sinal luminoso.

São componentes do intensificador de imagem?

O próximo elemento ativo do intensificador de imagem é o fotocátodo. O fotocátodo é feito de compostos de césio e antimônio que emitem elétrons quando estimulados pela luz. Este processo é conhecido como fotoemissão. Com isso, o fotocátodo é uma superfície fotoemissora.

O que é radiação secundária ou espalhada?

Toda radiação que emerge de objetos irradiados, é radiação secundária, à exceção da radiação primária que o atravessa, passando para o meio ambiente.

Qual é a função da grade Antidifusora?

6) Grade antidifusora: Responsável pela redução dos efeitos de borramento da radiação espalhada na imagem radiográfica.

O que é um ecrã na radiologia?

A tela intensificadora é utilizada antes do detector de radiação com o objetivo de capturar raios X que passam pelo corpo do paciente e pela grade, e convertê-los em grande quantidade de luz, que será direcionada ao detector. A vantagem da utilização da tela é reduzir a exposição do paciente à radiação.

Qual é a composição do écran?

ÉCRANS  COMPOSIÇÃO: Base: de cartolina ou poliéster. Serve como suporte para o material fluorescente; Camada fluorescente: formada por sais metálicos fluorescentes. Tem função de converter a radiação X em energia luminosa; Camada refletora (opcional): de TiO2 ou MgO2, colocada entre a base e a camada fluorescente.

Quais são os 2 principais componentes da estrutura do écran?

Os componentes mais importantes são o ânodo e o cátodo, embora todos sejam importantes para o funcionamento do equipamento.

O que é écran de Terras-raras?

Écrans de terras raras de alta qualidade para várias aplicações Os écrans LANEX produzem imagens excelentes quando utilizados com filmes T-MAT/RA. Esses écrans para radiografia contêm fósforos com compostos de metais pertencentes ao grupo dos lantanídeos, também conhecidos como terras raras.

O que é grade de Potter Bucky?

Gustav BUCKY e Hollis POTTER

Descobridores do diafragma ou grade Potter-Bucky, usado para reduzir a radiação espalhada dos aparelhos de raios X, uma descoberta que permitiu, a partir de 1913, melhorar a qualidade das imagens radiográficas.

Como funcionam os Ècrans de intensificação?

Tipos de Écrans Intensificadores • Constituem de uma camada de micro cristais de fósforo aglutinados. Toda vez que um cristal de fósforo absorve um fóton de raios-x, ele emite um “jato” de luz. Durante a exposição ocorrem milhares de “jatos” em cada milímetro quadrado.

Qual é a função do colimador?

Colimador. É um componente capaz de limitar o campo de incidência da radiação, suavizando os feixes de raios X.

Qual a função do catodo?

O catodo é o eletrodo negativo do tubo, constituído de duas partes principais: o filamento e o copo focador. A função básica do catodo é emitir elétrons a partir de um circuito elétrico secundário e focalizá-los em forma de um feixe bem definido, apontado para o ânodo.

O que é radiação espalhada?

A radiação espalhada, causada por fótons desviados de suas trajetórias ideais, é um outro ponto que pode constituir um problema no processamento de imagens. Por apresentar uma característica randômica, não é possível prever o seu efeito.

O que é radiação primária e secundária?

Os profissionais não devem se preocupar com a radiação primária, pois eles não ficarão entre o aparelho e o paciente durante o exame. Radiação Secundária – São as radiações emitidas pela face do paciente que é alcançada pelo feixe de Raios X primário, prolongando-se em todas as direções.

Quem é responsável pela produção de radiação secundária?

A utilização de feixes de altas energias provoca o aparecimento de radiações secundárias que podem ser prejudiciais caso não sejam atenuadas. A estas radiações atribui-se o nome de feixe secundário.

Quais são os componentes de um Fluoroscópio?

Ele é formado por tubo, mesa, intensificador e sistema de vídeo.

Como funciona a radioscopia?

A Radioscopia (ou Fluoroscopia) é um tipo de exame de imaginologia médica que mostra uma imagem de raios-x contínua em um monitor, tal como um filme de raio-x. ... A imagem é transmitida para um monitor para que a parte do corpo e seu movimento possam ser visto em detalhes.

Como é feita a radioscopia?

Através de uma incisão de menos de um centímetro, é inserida uma agulha ou cânula até o local que apresenta o problema. Durante o procedimento, é injetado anestésico e antiinflamatório na vértebra atingida. Além disso, a cirurgia é feita com anestesia local.

Como é chamado o receptor de imagem aplicado na fluoroscopia?

O intensificador de imagem converte raios-X em luz visível, que pode ser captada por uma TV, câmara fotográfica ou filmadora.

Artigo anterior
O que fazer para tirar a sujeira da prótese dentária?
Artigo seguinte
O que é ética e responsabilidade social nas empresas?