É uma característica da função emotiva?

Perguntado por: Micael Mauro Borges de Torres  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (63 avaliações)

A função emotiva é caracterizada por sua mensagem centrada no emissor, ou seja, encontramos nos textos que utilizam essa função a expressividade de um discurso construído na primeira pessoa. O autor tem como principal desejo buscar a adesão de quem lê, convencendo-o através de algumas marcas gramaticais peculiares.

O que é função emotiva exemplo?

5 exemplos de função emotiva ou expressiva

É uma função da linguagem que tem como característica a subjetividade, e costuma predominar em cartas pessoais, depoimentos, entrevistas, poemas, etc. Exemplos: 1. Nós, moradores da favela, vivemos todos os dias divididos entre o medo e a desconfiança.

São características da função emotiva exceto?

São características da FUNÇÃO EMOTIVA, exceto: Verbos e pronomes na 1ª pessoa. Uso de pontos de exclamação. Uso de interjeições.

Quais são as características da função poética?

Características da Função Poética

Palavras com uma função estética. Utilização do sentido figurado ou conotativo. Utilização de textos bem elaborados. Presença das figuras de linguagem como a metáfora.

São características da função referencial?

Características da função referencial

A mensagem está focalizada no referente, ou seja, no assunto do que se fala; Os textos geralmente são escritos na terceira pessoa; As frases são estruturadas na ordem direta.

Função emotiva ou expressiva - Brasil Escola

37 questões relacionadas encontradas

São exemplos da função referencial?

Exemplos. As notícias são bons exemplos de função referencial: "De acordo com os dados facultados pela Polícia Militar, sobe para 12 o número de vítimas em estado grave após o confronto entre as equipes de futebol nesta quarta-feira, entre as quais 3 mulheres."

O que é linguagem referencial exemplos?

Função Referencial ou Denotativa

Voltada para o contexto da comunicação, esse tipo de texto é escrito na terceira pessoa (singular ou plural) enfatizando seu caráter impessoal. Como exemplos de linguagem referencial podemos citar os materiais didáticos, textos jornalísticos e científicos.

Quais são as características da função poética exceto?

Questão 1. Sobre a função poética da linguagem, é correto afirmar, exceto: a) Está entre as seis funções da linguagem prescritas pelo linguista russo Roman Jakobson e, assim como as demais, está associada aos elementos da comunicação (emissor, receptor, mensagem, código, canal e contexto).

O que é função poética exemplo?

A linguagem exerce função poética quando valoriza o texto na sua elaboração, ou seja, quando o autor faz uso de combinação de palavras, figuras de linguagem (metáfora, antítese, hipérbole, aliteração, etc.), exploração dos sentidos e sentimentos, expressão do chamado eu-lírico, dentre outros.

Quais as características da função fática?

Características da função fática

A função fática da linguagem é bastante marcada por expressões de cumprimento, despedida, bem como o uso de vocativos, que indicam que o emissor (locutor) deseja chamar a atenção do receptor (interlocutor) para que seja mantida a comunicação.

Quais são os tipos de linguagem?

Tipos de linguagem
  • Linguagem verbal. É aquela formada por palavras, seja na escrita ou na fala. ...
  • Linguagem não-verbal. É o tipo de linguagem que não contém palavras, mas possui recursos visuais. ...
  • Linguagem mista ou híbrida. ...
  • Função referencial. ...
  • Função emotiva. ...
  • Função conativa ou apelativa. ...
  • Função metalinguística. ...
  • Função fática.

Onde encontramos a função emotiva?

A função emotiva pode estar presente também em músicas, depoimentos, entrevistas, narrativas de caráter memorialista, críticas subjetivas de cinema, teatro e demais manifestações artísticas nas quais o discurso esteja centrado no próprio emissor.

Em que tipos de texto a função emotiva se faz presente?

Como o próprio nome sugere, a função emotiva é sempre introduzida em textos carregados de sentimentos, como cartas de amor, poesias, descrições em primeira pessoa, versos ou frases que revelam o mundo interior e as questões do eu. A função desse tipo de linguagem é justamente emocionar.

Onde podemos encontrar a função poética?

Ela pode ocorrer em diversos outros contextos verbais e não verbais, como em textos de prosa, publicitários, em músicas e na pintura. A função poética está presente em qualquer manifestação discursiva que se enquadre nas características dela.

O que é a linguagem poética?

O que é linguagem poética

Como vimos na Introdução, linguagem poética é uma linguagem sem compromissos com a realidade absoluta e objetiva. A linguagem comum é aquela que não contém conotações mais expressivas, que não causam emoções, arrebatamentos e devaneios.

Qual é a função da poesia?

Poesia e literatura:

Sua função é a de ser expressão verbal rítmica ao mundo informe de sensações, sentimentos e pressentimentos dos outros com relação a tudo o que existe ou é passível de existência no mundo mágico da imaginação.

Quais são as funções da linguagem?

Funções da linguagem
  • emotiva.
  • conativa.
  • metalinguística.
  • fática.
  • poética.
  • referencial.

O que é função referencial ou denotativa?

A função referencial ou denotativa é a função da informação. Presente em textos como artigos científicos, textos didáticos, folhetos, manuais e textos enciclopédicos, enfatiza o referente, ou seja, o assunto ou contexto em que aquele determinado texto está inserido.

O que é a função Conativa ou apelativa?

A função conativa ou apelativa é um recurso amplamente utilizado em textos que têm como intenção convencer o destinatário da mensagem. Quando escrevemos um texto, nossas intenções ficam evidentes. Para que isso aconteça, adequamos nossa linguagem para atender a um objetivo específico na comunicação.

Como fazer um texto função emotiva?

Na Função Emotiva o destaque é para o emissor. Ela consiste nas visões pessoais de quem elabora a mensagem, que se pode identificar através do estado de ânimo, sentimentos e emoções. Ela é caracterizada por pontuações como as reticências, pontos de exclamações (!), ponto de interrogação (?) e interjeições.

Onde se usa a função emotiva ou expressiva?

Gramática. A função emotiva ou expressiva é aquela em que o foco está no emissor (locutor), aquele(a) que elabora a mensagem, seja por meio da linguagem verbal falada ou escrita, seja pela linguagem não verbal também. Por meio desse tipo de função, é possível identificar opiniões, emoções, sentimentos, pontos de vista.

O que é um texto Metalinguistico?

Linguagem que se utiliza de um código para falar dele mesmo

A Função Metalinguística pode ser identificada quando uma mensagem utiliza o próprio código (meio pelo qual a mensagem é enviada, como fala, escrita, gestos ou figuras) para falar dele mesmo.

Onde encontramos a função Metalinguistica?

A função metalinguística está presente nos dicionários, cujos verbetes explicam a própria palavra, no filme que tem por próprio tema o cinema, no poema que tem por tema o fazer literário, em uma peça de teatro que tem por tema o teatro e demais gêneros em que a linguagem está preocupada com o próprio código.

Qual a ênfase da função emotiva?

A função emotiva, ou expressiva, está centrada no remetente, ou seja, em quem envia a mensagem, e está relacionada diretamente com a atitude de quem fala em relação àquilo de que se está falando. Pode dar a impressão de certa emoção, verdadeira ou dissimulada, a respeito de determinado assunto.

Quais os 5 níveis de linguagem?

  • Nível 1: Norma culta/padrão.
  • Nível 2: Linguagem coloquial/informal/popular.
  • Nível 3: Linguagem regional/regionalismo.
  • Nível 4: Gírias.
  • Nível 5: Linguagem vulgar.

Artigo anterior
É preciso imprimir o boleto para pagar?
Artigo seguinte
Quem salva Betty Cooper?