Quando ocorre a autoria incerta?

Perguntado por: Eduarda Margarida Barbosa Nunes  |  Última atualização: 1. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (37 avaliações)

Há vários tipos de autoria dentro do direito penal, no âmbito da autoria colateral, surge a autoria incerta, a autoria incerta ocorre quando mais de uma pessoa concorre para a prática do crime, mas não é possível apurar com precisão qual foi a conduta que efetivamente produziu o resultado.

O que é autoria incerta?

Daí pode decorrer a autoria incerta, que nada mais é do que espécie de autoria colateral, porém não se consegue determinar qual dos comportamentos causou o resultado. Nesse caso, ambos os concorrentes respondem pelo crime, porém na forma tentada.

O que é autoria incerta e qual a sua consequência jurídica?

6) incerta (ou autoria com resultado incerto): se dá quando, na autoria colateral, não se descobre quem produziu o resultado ofensivo ao bem jurídico. Exemplo: vários policiais disparam suas armas contra vítima comum e não se descobre quem efetivamente foi o autor do disparo letal.

Em que consiste a autoria?

Doutrinariamente falando, segundo a Teoria finalista da ação ou Teoria do Domínio do Fato existe autoria quando o agente praticou o tipo penal exatamente previsto na lei, agindo ainda com pleno e consciente domínio sobre a sua função na execução do ato criminoso.

O que é crime de autoria colateral?

Ocorre quando duas ou mais pessoas, coincidente e concomitantemente, cometem o mesmo crime contra a mesma vítima, e agem ao mesmo tempo sem que uma saiba da intenção da outra, sem ter havido concurso de agentes e liame subjetivo entre elas.

Autoria Colateral e Autoria Incerta (Facilitando o Direito Penal)

43 questões relacionadas encontradas

Pode-se dizer que autoria colateral?

Caracteriza-se a autoria colateral na hipótese de dois agentes, imputáveis, cada um deles desconhecendo a conduta do outro, praticarem atos convergentes para a produção de um delito a que ambos visem, mas o resultado ocorrer em virtude do comportamento de apenas um deles.

O que é autoria direta?

Autoria direta: que é o que normalmente ocorre. Ocorre quando o alguém pratica o crime diretamente, sem interposição de qualquer outra pessoa. Como o agente que põe veneno no café de uma vítima, ou o agente que dispara o revólver, etc. ... É uma forma de autoria, em que vários autores praticam, de comum acordo, um crime.

O que é autor de um crime?

Autor é quem pratica o crime, por exemplo, no caso do homicídio, quem apertou o gatilho. Co-autoria, ocorre quando mais de uma pessoa comete o mesmo crime , no entanto, podem ter penas distintas, de acordo com o grau de participação e gravidade de seus atos para o crime. O partícipe é quem ajuda.

O que é um participe?

Trata-se de modalidade de concurso de pessoas que se refere àquele que não realiza ato de execução descrito no tipo penal, mas concorre intencionalmente para o crime.

O que é materialidade e autoria do crime?

163) No caso de infração penal, a materialidade diz respeito à prova que traz a lume o corpo de delito, isto é, os elementos que caracterizam o tipo penal imputado ao acusado e que, portanto, tem de ser demonstrada pelo julgador, sob pena de absolvição do acusado por falta de prova da existência da infração (art.

O que é autoria longa manus?

1. Longa manus. 1 - É uma expressão que designa o executor de ordens! É normalmente utilizada em referência ao Oficial de Justiça - que é o executor das ordens judiciais, ou seja, "a mão estendida do juiz na rua"!

O que é autoria mediata é imediata?

A autoria mediata ocorre quando o agente usa de pessoa não culpável, ou que atua sem dolo ou culpa para realizar o delito. São situações que ensejam a autoria mediata: valer-se de inimputável, coação moral irresistível, obediência hierárquica, erro de tipo escusável ou de proibição, provocados por terceiro.

Qual a consequência que adota o Direito Penal brasileiro em matéria de coautoria e participação com relação às circunstâncias de caráter exclusivamente pessoal?

Segundo o art. 30 do CP as circunstâncias e as condições de caráter pessoal ou subjetivo são incomunicáveis aos coautores ou partícipes do crime. Não há extensão dos efeitos das circunstâncias e condições pessoais. Cada sujeito responderá de acordo com as suas condições (menoridade, reincidência, parentesco etc.).

O que é autoria bilateral?

3. Ocorre a hipótese de autoria bilateral ou transversa quando o sujeito ativo obtém a realização do crime por meio de outra pessoa, que pratica o fato sem culpabilidade. ... Nada impede o concurso de pessoas nos crimes e contravenções de mão própria ou de mera conduta por instigação ou auxílio.

O que é autor por convicção?

Portanto, autor por convicção é aquele que possui o pleno e efetivo conhecimento do tipo incriminador e, por convicções que lhes são próprias, deixam de observar a norma.

Qual é o significado de animus necandi?

1)Conceito: O termo “animus necandi” é um instituto do Direito Penal que representa o solo do agente em tirar a vida de outra pessoa, em outras palavras, tal vocábulo pode ser definido como a vontade de matar do agente.

O que é participação no Direito penal?

É aquele que pratica o verbo-tipo ou tem o domínio sobre o fato. Já o partícipe é aquele que, sem praticar o verbo-tipo, concorre para a produção do resultado. Em suma, o partícipe dá auxílio ao autor do crime. Advém daí a natureza acessória da participação para a concretização do crime.

O que é participação delitiva?

Dentro do tema do sujeito ativo do delito, estudamos a possibilidade de concurso de agentes, ou seja, a reunião de indivíduos para a prática de uma infração penal. O partícipe facilita a prática da ação penal, sem executar a ação nuclear típica. ...

Qual a diferença de autor para participe?

Autor é quem pratica o crime (por exemplo, no caso do homicídio, quem apertou o gatilho). ... Já os partícipes recebem penas pelos mesmos crimes que os praticados pelos autores, mas as penas são reduzidas entre 1/3 e 1/6, dependendo do que realmente participaram.

Quem é o autor do crime no concurso de pessoas?

Ainda quanto à autoria, para fins de concurso de pessoas, autor e coautor não se diferenciam. Sendo assim, autor é todo aquele que pode ligar seus atos com a finalidade criminosa consumada ou tentada. Já o partícipe tem uma atividade acessória para a execução do crime.

Quais os tipos de autor?

Tipos de Escritores
  • Escritor Improvisador.
  • Escritor Planificador Improvisador.
  • Escritor Planificador.
  • Por Teca Machado.

Qual a diferença entre autoria e Co-autoria?

Definição de “autor principal” e “coautor”

Autor principal: Também é chamado de “primeiro autor” e é aquele que realiza a pesquisa, bem como escreve e edita o artigo. Co-autor: É quem colabora com o autor principal e contribui para o trabalho no artigo.

Quem é o autor mediato?

Ocorre quando o agente serve-se de pessoa sem discernimento ou que esteja com percepção errada da realidade para executar o delito para ele. O executor é utilizado como mero instrumento por atuar sem vontade ou sem consciência do que está fazendo e somente o autor mediato responde pelo crime.

O que é autor de determinação?

Ocorre autoria mediata (ou autoria por determinação), em Direito penal, quando o autor (o que comanda o fato) domina a vontade alheia e, desse modo, utiliza outra pessoa que atua como instrumento da realização do crime.

O que é autor funcional?

Por último aquele que detém o domínio funcional (autoria funcional), seria o agente que participa de determinada conduta na divisão de tarefas, possuindo conduta essencial para a realização do crime.

Artigo anterior
Pode beber água com febre?
Artigo seguinte
Quais são as vantagens de ser um prestador de serviços?