É possível a mutatio libelli?

Perguntado por: Margarida Alexandra Costa  |  Última atualização: 21. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (49 avaliações)

Ocorre quando o fato que se comprovou durante a instrução processual é diverso daquele narrado na peça acusatória.

É possível a mutatio libelli após a instrução?

tamento pela mutatio libelli, se se convencer, após a instrução probatória que se abre, pelo não-acolhimento, por exemplo, da forma qualificada, nada impede que pugne pela condenação na forma simples. O aditamento, assim como a denúncia original, está sujei- to a recebimento, ou não, pelo magistrado.

Quem faz a mutatio libelli?

Na mutatio libelli, o próprio juiz pode alterar a acusação, não ficando adstrito aos termos do aditamento.

É possível que ocorra a mutatio libelli em segunda instância?

Não existe mutatio libelli em segunda instância. STF, Súmula 453: Não se aplicam à segunda instância o art.

Por que o artigo 384 do CPP não está referido como possibilidade no art 617 do CPP?

do Código de Processo Penal, porque em segunda instância é inaplicável o artigo 384 previsto na referida legislação processual, aduzindo que o julgado de segunda instância se ressente de omissão pelo fato de não ter feito qualquer alusão aos termos do artigo 617, primeira parte, do Código de Processo Penal, que ...

Qual a diferença entre os institutos Emendatio Libelli e Mutatio Libelli?

43 questões relacionadas encontradas

Por que a mutatio libelli não pode ser reconhecida em sede de recurso?

453 do STF, demonstram a impossibilidade da mutatio libelli ser aplicada pelos Tribunais no exercício da sua competência recursal, já que o reconhecimento de fato novo (não contido na acusação), diretamente no julgamento de recurso, implicaria na supressão de instância, o que é vedado pelo ordenamento jurídico vigente.

Por que não pode ser aplicada a mutatio libelli em segundo grau de jurisdição?

Gabarito: CERTO. A “mutatio libelli” está prevista no art. ... A “mutatio libelli” é vedada no segundo grau, sob pena de violação ao duplo grau de jurisdição por supressão de instância. Nesse sentido é o enunciado nº 453 da Súmula da Jurisprudência do STF: “Não se aplicam à segunda instância o art.

É possível a realização de emendatio libelli em segunda instância diferencie esse instituto da mutatio libelli?

“A emendatio libelli não se ocupa de fatos novos, surgidos na instrução, mas sim de fatos que integram a acusação e que devem ser objeto de uma mutação na definição jurídica.” Já a Mutatio Libelli ocorre quando o fato narrado inicialmente não for observado no âmbito da instrução processual.

Quando pode ocorrer a emendatio libelli?

Aplicam-se as mesmas hipóteses do Emendatio libelli: Se houver possibilidade de proposta se suspensão condicional do processo em consequência da definição jurídica adversa, o juiz procederá de acordo com o dispositivo, e se for caso de incompetência o processo será remetido ao juízo competente, respectivamente ...

O que significa a palavra mutatio libelli?

Ocorre quando o fato que se comprovou durante a instrução processual é diverso daquele narrado na peça acusatória.

Quem pode pedir a suspensão condicional do processo?

A suspensão condicional do processo pode ser proposta ao cidadão que estiver respondendo a processo de competência do Juizado Especial Criminal, desde que a pena prevista para o crime do qual esteja sendo acusado seja igual ou inferior a um ano...

Onde cabe Rese?

O RESE será cabível se o provimento em questão estiver previsto no rol do Art. 581 do Código de Processo Penal, bem como se a decisão interlocutória não tiver sido expressamente excluída do seu âmbito de incidência. O RESE somente poderá ser interposto se a decisão tiver sido proferida por juiz singular.

É possível o juiz aplicar a emendatio libelli no ato do recebimento da denúncia?

1.”Não é lícito ao Juiz, no ato de recebimento da denúncia, quando faz apenas juízo de admissibilidade da acusação, conferir definição jurídica aos fatos narrados na sentença , ocasião em que poderá haver a emendatio libelli ou a mutatio libelli, se a instrução criminal assim o indicar” (HC 87.324-SP). 2.

Até quando pôde aditar a denúncia?

Parágrafo 2º O prazo para o aditamento da queixa será de 3 (três) dias, contado da data em que o órgão do Ministério Público receber os autos, e, se este não se pronunciar dentro do tríduo, entender-se-á que não tem o que aditar, prosseguindo-se nos demais termos do processo.

Seria possível o magistrado modificar a tipificação constante inicial acusatória?

Apesar de poder alterar a definição do crime, o juiz não pode fazê-lo em decorrência de interpretação diversa do Ministério Público, autor da inicial acusatória. Ao atribuir a nova capitulação ao fato descrito na inicial, o magistrado pode inclusive suprimir circunstâncias contidas na descrição do fato.

É admissível a aplicação da emendatio libelli no momento anterior à sentença?

O momento adequado para a emendatio libelli é a sentença. · para permitir a correta fixação da competência ou do procedimento a ser adotado.

Como pedir emendatio libelli?

Por fim, apenas de modo a fixar o tema, para a aplicação da emendatio libelli é necessário que o crime que consta classificado ao final na denúncia não corresponda aos fatos narrados, tratando-se, portanto, de uma adequação do crime aos fatos, sem modificá-los. Um grande abraço e até a próxima semana!

Qual a diferença entre mutatio libelli e emendatio libelli?

A emendatio libelli e mutatio libelli são institutos do direito processual penal incidentes na inicial acusatória, cujo efeito implica na alteração da classificação delitiva, seja por erro silogístico ou na narrativa fática.

Pode proceder a nova definição jurídica ao fato delituoso em virtude de circunstância elementar não contida explícita ou implicitamente na denúncia ou queixa?

pode proceder a nova definição jurídica ao fato delituoso, em virtude de circunstância elementar não contida explícita ou implicitamente na denúncia ou queixa. não fica adstrito aos fundamentos da sua interposição, ainda que se trate de recurso contra decisões do Júri.

Quais as hipóteses de reexame necessário previstas no Código de Processo Penal?

São as hipóteses em que deve haver o reexame obrigatório: da sentença que concede o habeas corpus (artigo 574, I, do CPP); da sentença que absolve sumariamente o réu (artigo 574, II, do CPP);

O que se entende por sentença suicida?

Trata-se de denominação dada pela doutrina italiana à sentença que apresenta contradição entre a fundamentação e a parte dispositiva.

Qual artigo da mutatio libelli?

O Código de Processo Penal trata da mutatio libelli no artigo 384. Estabelece duas providências a serem adotadas pelo juiz quando, em conseqüência da prova existente nos autos, se depare com circunstância elementar não contida, explícita ou implicitamente, na petição acusatória.

O que é o princípio da consubstanciação?

PRINCÍPIO DA CONSUBSTANCIAÇÃO. EMENDATIO LIBELLI. CONFIGURAÇÃO DO TIPO PENAL DESCRITO NO ARTIGO 171 , CAPUT, DO CÓDIGO PENAL . ... POR VIGORAR NO PROCESSO PENAL O PRINCÍPIO DA CONSUBSTANCIAÇÃO, SIGNIFICA QUE CABE AO RÉU DEFENDER-SE DA DESCRIÇÃO FÁTICA CONSTANTE NA DENÚNCIA, E NÃO DA TIPIFICAÇÃO ALI CONTIDA.

O que significa o artigo 385?

385. Nos crimes de ação pública, o juiz poderá proferir sentença condenatória, ainda que o Ministério Público tenha opinado pela absolvição, bem como reconhecer agravantes, embora nenhuma tenha sido alegada.

O que fazer quando o juiz recebe a denúncia?

396. Nos procedimentos ordinário e sumário, oferecida a denúncia ou queixa, o juiz, se não a rejeitar liminarmente, recebê-la-á e ordenará a citação do acusado para responder à acusação, por escrito, no prazo de 10 (dez) dias (redação dada pela Lei nº 11.719, de 2008). Parágrafo único.

Artigo anterior
Qual o efeito da carta testemunhável?
Artigo seguinte
Como corrigir erro do PJe?