Qual é o fim de uma estrela?

Perguntado por: Matheus Jorge de Maia  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (18 avaliações)

Sim, as estrelas morrem. Um fato interessante é que quanto maior a massa de uma estrela, menor será o seu tempo de vida. Isso porque, quanto maior a massa do astro, maior é a força gravitacional que tende a colapsar a estrela.

Como surgem e morrem as estrelas?

“Todas as estrelas nascem da mesma forma: pela união de gases”, diz o astrônomo Roberto Boczko, da Universidade de São Paulo (USP). Partículas de gás (geralmente hidrogênio) soltas no Universo vão se concentrando devido às forças gravitacionais que puxam umas contra as outras.

Qual é o final do ciclo de estrelas muito grandes?

Recapitulando, se a estrela se formar com massa entre 0,8 e 8 MSol, após consumir o hidrogênio no centro, a estrela passará pela fase de gigante e depois de supergigante, ejetará uma nebulosa planetária, e terminará sua vida como uma anã branca, com massa da ordem de 0,6 MSol,, raio de cerca de 10 000 km e densidade de ...

É verdade que quem morre vira estrela?

Apesar de comum, a metáfora “virou uma estrelinha” não é a melhor forma de contar a uma criança que alguém que ela gostava morreu. A principal dica para comunicar às crianças sobre a morte de alguém é ser sincero e literal.

Quando uma estrela morre a sua luz ainda é vista?

Não, elas existem, sim. A luz das estrelas distantes demora milhares de anos para chegar até a Terra mas, ainda assim, qualquer astro que você enxerga a olho nu está perto demais para ter morrido. Os astros mais brilhantes ficam a míseros 500 anos-luz da Terra.

Fim ou começo? - A morte de uma estrela

33 questões relacionadas encontradas

Como que nasce uma estrela?

As estrelas nascem a partir de nuvens de gás e poeira (nebulosas) existentes no espaço interestelar. Estas nuvens são, regra geral, muito extensas e muito frias. Se a nuvem for perturbada (por exemplo pela passagem de uma estrela nas suas proximidades, pela explosão de uma estrela vizinha,...)

Qual a fase mais longa de uma estrela?

A sequência principal (SP) é etapa mais longa da vida da estrela, quando ela está fundindo hidrogênio em hélio no núcleo e brilhando estavelmente, em equilíbrio hidrostático.

Quais as etapas do ciclo evolutivo das estrelas?

A vida de cada estrela pode ser dividida em três fases: juventude, idade madura e velhice. A forma como cada uma dispende essa parte de sua vida depende fundamentalmente de sua massa.

Que fim terá as estrelas de massa semelhante à do Sol?

Após apenas alguns milhões de anos produzindo energia e transformando elementos químicos, o caroço estelar terá somente o elemento químico ferro. Nesse momento, em vez de produzir energia, a estrela passará a consumi-la.

Qual o fim previsto de uma estrela com cerca de 150 massas solares?

"Ou estas estrelas se formaram já muito grandes ou então estrelas menores fundiram-se para as produzirem," explica Crowther. Estrelas com massas entre 8 e 150 massas solares explodem no final das suas curtas vidas sob a forma de supernovas, das quais restam objetos exóticos, como estrelas de nêutrons ou buracos negros.

O que acontecerá com o sol e a Terra no fim da vida das estrelas?

Se não fosse pelo Sol, não haveria vida na Terra. Mas, eventualmente, estrelas como ele ficam sem combustível, expandindo até desmoronarem em pequenos corpos celestes chamados anãs brancas.

Como uma estrela como o Sol morre?

Estrelas com massa maior podem queimar elementos mais pesados ao longo de sua vida. O Sol, por exemplo, produzirá até o carbono. Além disso, a quantidade de matéria que o astro possui define qual será seu destino final, se irá se tornar uma anã branca, uma estrela de neutrons ou até mesmo um buraco negro.

Quais são as etapas da evolução estelar?

A evolução estelar é a soma das mudanças radicais de uma estrela durante seu tempo de vida, e inclui sua transformação após o colapso. Dependendo da massa da estrela, ela pode se tornar uma anã branca, uma estrela de nêutrons ou um buraco negro.

Qual é a etapa inicial da formação de uma estrela?

Estágio Inicial – Nasce uma estrela

Turbulências, como as causadas por uma explosão de supernova* nas proximidades, provocam crescentes adensamentos em algumas regiões da nebulosa formando glóbulos de gás frio que acabam colapsando sob seu próprio peso. Cada glóbulo dará origem a uma estrela.

O que é sequência principal na evolução estelar?

A sequência principal representa o estágio evolutivo em que as estrelas geram energia pela fusão de átomos de hidrogênio em hélio em seu núcleo. A geração de energia por fusão mantém a estrela em equilíbrio hidrostático, contrabalanceando a pressão gravitacional das camadas externas.

Qual é o tempo de vida de uma estrela?

"As de massa bem maiores que a do Sol, cerca de dez vezes maiores, por exemplo, vão durar dezenas de milhões de anos, enquanto o tempo de vida do astro solar é de 10 bilhões de anos. Já estrelas com um décimo da massa solar têm uma expectativa de vida de várias dezenas de bilhões de anos", afirma Thais Idiart.

Em que fase o Sol está?

O Sol permanecerá como uma gigante vermelha por aproximadamente 1 bilhão de anos, acumulando cada vez mais hélio nas camadas próximas ao núcleo, até que começará a converter hélio em carbono e se tornará cada vez mais instável.

Como nasce uma estrela é baseada em fatos reais?

A Star Is Born é, na verdade, um remake - o longa metragem já teve outras três versões - e, ao contrário do que se costuma crer, não foi criado a partir de uma história verídica. A produção com direção de Bradley Cooper recebeu o Globo de Ouro 2019 na categoria Melhor Canção Original.

O que aconteceu com Jackson no filme Nasce uma estrela?

“No primeiro roteiro que eu li, Jackson nada pelo oceano e se afoga. Depois, no roteiro quando começamos a filmar, ele andava em sua motocicleta. É mais como o final de Kris Kristofferson, de 1976, com a Ferrari, mas Jackson pegaria a sua Harley. Mas, Bradley mudou de ideia, veio me ver e imaginou outro final.

Como se forma e como evolui uma estrela?

Se houver muito gás a temperatura aumentará o suficiente para "acender" o combustível nuclear e iniciar a queima do Hidrogênio (fusão nuclear), isso libera muita energia: nasce uma estrela! Caso contrário, se não há massa suficiente, após a contração o objeto começa a se esfriar, é o que chamamos de Anãs Marrons.

O que pode acontecer se o Sol explodir?

Em vez de explodir como uma supernova, o Sol virará uma "bola de cristal" daqui a mais de 10 bilhões de anos. Quando a fusão do hélio acabar, nossa estrela será envolta por uma nebulosa, resfriando-se gradualmente, até se transformar em uma anã branca, estado no qual permanecerá por mais ou menos 5 bilhões de anos.

O que vai acontecer quando o Sol se apagar?

Dentro de cerca de 6 bilhões de anos, o Sol se apagará.

Pelo menos, essa é a estimativa dos cientistas.

O que acontece se a estrela cair na Terra?

Estrelas vizinhas podem se aproximar do nosso Sistema Solar e, se chegarem perto demais, as coisas começariam a ficar desagradáveis - uma visita como esta poderia alterar a órbita da Terra, porque nosso planeta receberia um “puxão” da força gravitacional da “invasora”.

O que acontecerá com a vida na Terra após a evolução do Sol para estágios mais avançados de seu ciclo?

Toda estrela possui um ciclo de vida, e com o nosso Sol não é diferente. Em aproximadamente 5 bilhões de anos sua energia vai acabar e isso vai transformar drasticamente o Sistema Solar. ... A morte lenta acabará com a vida na Terra, mas também pode criar mundos habitáveis em locais mais frios do Sistema Solar.

Artigo anterior
Qual a importância de conhecer o tempo?
Artigo seguinte
O que muda depois da tireoidectomia?