Quais são as Torchs?

Perguntado por: Lucas Ivan de Sousa  |  Última atualização: 21. August 2024
Pontuação: 4.9/5 (11 avaliações)

A sigla TORCH surge dos nomes dos agentes infecciosos causadores das doenças incluídas neste grupo: toxoplasmose, outros agentes (sífilis, vírus varicela zoster (VVZ), parvovírus B19 e VIH), rubéola, CMV e herpes simples.

O que é o exame TORCH?

TORCH é um acrônimo para um grupo de infecções que podem ser transmitidas da mãe para o bebê durante a gravidez, durante o parto ou logo após o nascimento: Toxoplasma gondii, rubéola, citomegalovírus (CMV), vírus do herpes simples (HSV) e outras infecções, como sífilis. Para uso em diagnóstico in vitro .

O que é perfil TORCH?

TORCH é o acrônimo para um grupo de doenças infecciosas capazes de causar doença em gestantes e malformações congênitas no feto. O teste representa uma forma de triagem para a presença de anticorpos para essas infecções. A confirmação de infecção ativa pode requerer a realização de exames mais específicos.

Quais são as infecções congênitas?

Os principais são toxoplasmose, sífilis, rubéola, citomegalovírus, HIV.

O que é Storchs?

Até 2015, os patógenos mais frequentemente relacionados às infecções uterinas com potencial risco ao feto eram a bactéria Treponema pallidum que causa a sífilis (S), o protozoário Toxoplasma gondii que causa a toxoplasmose (TO) e o vírus da rubéola (R), citomegalovírus (C), vírus herpes simplex (H), compondo o acrônimo ...

Quais são as infecções congênitas? - TORCHS - Pediatria

45 questões relacionadas encontradas

O que é Storch Z?

Esse conjunto, que inclui também outras alterações, como as músculo-articulares, constituem a Síndrome Congênita relacionada a Sífilis, Toxoplasmose, Rubéola, Citomegalovírus e Herpes (STORCH) + Zika vírus (Z). Coleta obrigatória de soro para STORCH e Zika Vírus.

O que é TP na gestação?

Define-se trabalho de parto prematuro a presença de contrações frequentes e intensas suficientemente efetivas nas modificações cervicais em toda gestante com idade gestacional entre 20 e 37 semanas1.

Quais são as anomalias congênitas mais importantes?

Dentre as anomalias congênitas mais comuns, encontram-se: as cardiopatias congênitas, que são alterações na estrutura ou função do coração; os defeitos de membros, como membros ausentes, supranumerários ou com desenvolvimento alterado; os defeitos de tubo neural, que se relacionam a uma falha no fechamento adequado do ...

O que é a toxoplasmose congênita?

(Toxoplasmose congênita) A toxoplasmose é uma infecção pelo parasita Toxoplasma gondii. Normalmente, ela não causa problemas em adultos saudáveis, mas pode causar doença grave em recém-nascidos e em pessoas com sistema imunológico enfraquecido. A toxoplasmose é causada por um parasita que vive e multiplica-se em gatos.

Quais são as doenças congênitas mais comuns?

Os distúrbios congênitos mais comuns e graves são defeitos cardíacos congênitos, defeitos do tubo neural e anormalidades cromossômicas, como a síndrome de Down.

Qual das doenças abaixo se encaixa na TORCH?

São elas:
  • Toxoplasmose: causada pelo protozoário Toxoplasma gondii;
  • Rubéola: causada pelo Vírus da Rubéola, pertencente à família Togaviridae;
  • Citomegalovírus: de agente etiológico Citomegalovírus;
  • Herpes simples: de agente etiológico Vírus da Herpes Simples, o qual faz parte da família Herpesviridae.

Quais são as gestantes de alto risco?

Uma gestante de alto risco é uma mulher que apresenta condições médicas ou obstétricas que aumentam o risco de complicações durante a gravidez, o parto ou o pós-parto.

O que é a sífilis congênita?

É uma doença transmitida da mãe com sífilis não tratada ou tratada de forma não adequada para criança durante a gestação (transmissão vertical).

O que é uma infecção congênita?

A infecção congênita é quando uma doença é transmitida da mãe para o bebê durante a gravidez, via intrauterina ou via transplacentária, e pode causar consequências a criança após o nascimento.

Qual o tratamento para sífilis congênita?

O tratamento é feito com penicilina. ( See also page Sífilis em adultos e Visão geral das infecções em recém-nascidos.)

Quais são os 3 tipos de toxoplasmose?

Tipos de toxoplasmose
  1. Toxoplasmose ocular. A toxoplasmose ocular acontece quando o parasita atinge o olho e afeta a retina, causando uma inflamação que pode levar à cegueira se não for tratada a tempo. ...
  2. Toxoplasmose congênita. ...
  3. Toxoplasmose cerebrospinal ou meningoencefálica.

Qual o órgão que a toxoplasmose ataca?

No organismo humano, os protozoários se multiplicam e atacam todos os órgãos através do sangue, provocando infecção generalizada. Surgem deficiências neurológicas, inflamações nos olhos, complicações musculares, hepatites, pancreatites.

Qual o nome do exame para detectar toxoplasmose?

O Exame Toxoplasma igG é usado para identificar a presença ou não do anticorpo igG no corpo humano. Quando o resultado é positivo, a pessoa já foi ou está infectada. Este exame não necessita de agendamento.

Em qual período da gestação pode ocorrer a anomalia congênita?

A maioria dos defeitos congênitos ocorre nos primeiros 3 meses de gravidez, quando os órgãos do bebê estão se formando. As anomalias congênitas podem ter origem genética, infecciosa, nutricional ou ambiental.

Quais são os tipos de malformação fetal?

Os principais tipos, por sua vez, podem ser estruturais (alterações anatômicas); metabólicos; comportamentais e funcionais.

O que pode causar anomalias no feto?

As principais causas das anomalias são os transtornos congênitos e perinatais, muitas vezes associados a agentes infecciosos deletérios à organogênese fetal, tais como os vírus da rubéola, da imunodeficiência humana (HIV), o vírus Zika, o citomegalovírus; o Treponema pallidum e o Toxoplasma gondii.

O que é o período de Greenberg?

O período de Greenberg refere-se ao pós-parto imediato, após a dequitação da placenta, sendo que não há consenso na literatura científica sobre a sua duração exata.

O que é a Corioamnionite?

(Corioamnionite)

Infecção intra-amniótica é infecção do córion, âmnio, líquido amniótico, placenta ou uma combinação. A infecção aumenta o risco de complicações obstétricas e problemas no feto e neonatal.

O que é GA na ultrassom obstétrica?

O que significa a sigla GA no ultrassom? Resumos. Granuloma anular (GA) é uma dermatose benigna, caracterizada em geral por lesões papulosas em disposição anular.

Qual é o vírus que pode causar a microcefalia?

Causas e fatores de risco

Determinadas infecções, como rubéola, toxoplasmose ou citomegalovírus.

Artigo anterior
O que pode causar a bactéria Gardnerella?
Artigo seguinte
Como trocar comida por ração cachorro?