É normal sentir dor na perna quando está tomando anticoncepcional?
Perguntado por: Ema Débora Moreira de Henriques | Última atualização: 9. April 2025Pontuação: 4.1/5 (60 avaliações)
Dores nas pernas, queimação e inchaço podem indicar o risco de uma trombose, principalmente quando associadas ao uso de pílula anticoncepcional.
É normal sentir dor na perna tomando anticoncepcional?
Os hormônios contidos no anticoncepcional oral são fatores causadores de alterações na circulação venosa que se manifestam com varizes, cansaço nas pernas, dor e edema nos tornozelos, o que parece ser o seu caso.
O que o anticoncepcional pode causar nas pernas?
Muito se ouve sobre o risco de trombose associado ao uso das pílulas anticoncepcionais. Mas infelizmente não é só isso: o medicamento também é fator de risco para muitas outras doenças circulatórias, como é o caso das veias varicosas. Sim, em alguns casos, o anticoncepcional causa varizes.
Quais os sinais que o anticoncepcional está fazendo mal?
O anticoncepcional pode causar efeitos colaterais como dor no abdome, náusea, dor de cabeça, espinhas, alterações do humor, libido e/ou fluxo menstrual, especialmente nas primeiras semanas de uso.
Quais os sintomas de trombose causada por anticoncepcional?
Se você usa anticoncepcional hormonal, fique atenta aos sinais e sintomas da trombose, como dor, inchaço, vermelhidão ou calor na perna afetada; falta de ar, dor no peito ou tosse com sangue; dor de cabeça intensa, alterações na visão ou na fala; ou dor abdominal aguda.
O ANTICONCEPCIONAL te dá DORES NAS PERNAS? Isso pode ser um problema mais grave do que parece.
Como é a dor de uma trombose na perna?
vermelhidão ou aumento da temperatura na perna afetada; sensação de calor ou queimação na região; dor ao caminhar ou ao movimentar o membro acometido pela TVP. Em alguns casos, a dor aumenta ao levantar o pé em direção ao joelho.
Quais os anticoncepcionais que mais causam trombose?
- Ciclo 21.
- Selene.
- Diane.
- Allestra.
- Belara.
- Yaz.
- Microvilar.
- Yasmin.
Quanto tempo tomando anticoncepcional pode dar trombose?
Já é sabido que o risco de trombose venosa profunda (TVP) é maior nos primeiros meses de início do uso do anticoncepcional oral, cai significativamente após o 4º mês de uso e se estabiliza ao a partir do primeiro ano de uso.
Quando é a hora de trocar o anticoncepcional?
Fatores que podem te fazer querer trocar de método
Efeitos colaterais indesejados: se você está enfrentando efeitos colaterais desagradáveis, como sangramento irregular, alterações de humor, ganho de peso ou outros sintomas associados ao método atual, pode ser hora de considerar uma alternativa.
Quais são os piores efeitos colaterais do anticoncepcional?
Trombose. O efeito adverso mais grave dos anticoncepcionais é, sem dúvidas, o surgimento da trombose. Mulheres com histórico familiar ou que apresentam sintomas como enxaqueca com aura, por exemplo, não devem fazer uso da pílula.
O que pode ser uma dor na perna?
O que causa dor nas pernas? Grande parte das dores nas pernas é resultado de uso excessivo, lesões ou desgaste nos ossos, articulações, músculos, tendões, ligamentos ou outros tecidos. Certos tipos de dor nas pernas podem ser decorrentes de problemas na região inferior da coluna.
Como saber se o organismo está rejeitando o anticoncepcional?
Sangramento irregular: Anticoncepcionais podem causar sangramento irregular ou ausência de menstruação em algumas mulheres. Se isso se tornar um problema, converse com seu médico. Dor e sensibilidade nos seios: Alterações na sensibilidade ou dor nos seios podem ocorrer como efeito colateral do anticoncepcional.
Qual anticoncepcional que tem menos risco de trombose?
Pílulas Orais sem a Presença de Estrogênio na Composição
As pílulas de progesterona são uma opção anticoncepcional adequada para mulheres que não podem ou não desejam usar estrogênio devido às preocupações de saúde, como histórico de trombose.
Quais são os primeiros sintomas de trombose na perna?
- Inchaço na região em que se formou o coágulo;
- Vermelhidão e calor no local afetado;
- Dor ou sensação de peso;
- Rigidez da musculatura.
Quais os 5 melhores anticoncepcionais?
- Laqueadura (99,5% de eficácia)
- Diu sem hormônios (99,4% de eficácia)
- Amamentação (99,1% de eficácia)
- Camisinha (98% de eficácia)
- Tabelinha (95% de eficácia)
- Coito interrompido (96% de eficácia se feito da forma correta)
Quem tem problema de má circulação pode tomar anticoncepcional?
A presença de varizes não constitui contra-indicação formal ao uso de anticoncepcionais.
Quanto tempo leva para o organismo se adaptar ao anticoncepcional?
Para que o corpo feminino possa se adaptar totalmente as pílulas, leva o tempo de três cartelas, ou seja, três meses. É possível que o ciclo menstrual possa se mostrar mais ameno a partir da segunda ou terceira menstruação. Mas na quarta cartela, ele já deve se normalizar.
Qual marca de anticoncepcional é a melhor?
Métodos Anticoncepcionais Hormonais
Muito eficientes: Pílula: índice de falha 0,1% Injeção anticoncepcional mensal e trimestral: índice de falha 0,1% Sistema intrauterino liberador de levonorgestrel (SIU): índice de falha 0,1%.
Pode tomar o mesmo anticoncepcional por quantos anos?
Mulheres saudáveis podem utilizar a anticoncepção hormonal até os 50 anos de idade, época em que deve ser descontinuado e trocado por outro método até 1 ano após a suspensão da menstruação.
Qual hormônio do anticoncepcional causa trombose?
A relação entre anticoncepcional e trombose
As pílulas anticoncepcionais, em sua maioria, são conhecidas como “combinadas”, pois trazem dois hormônios para obter a prevenção à gravidez e controlar o ciclo menstrual: o estrogênio e a progesterona. E são essas que têm risco de causar trombose.
Qual o exame para saber se tem trombose?
O exame que detecta trombose na perna é o ecodoppler venoso de membros inferiores. Através do resultado do exame é possível detectar se existe um coágulo em alguma das veias da perna, sejam elas superficiais ou profundas.
Qual anticoncepcional pode causar AVC?
Resultados: Usuárias de anticoncepcional oral combinado apresentam risco maior de AVC, mesmo com dosagem hormonal menor e diferentes tipos de progestágeno, independente do tempo de uso.
Como saber se a pessoa tem trombose?
"Os sinais clínicos clássicos da trombose venosa profunda incluem aumento da temperatura local – a perna fica quente –, inchaço, dor e rigidez da musculatura, especialmente na panturrilha (“batata da perna”). Contudo, em cerca de 50% dos casos, o trombo se instala na veia sem provocar manifestações locais.
O que é bom para evitar a trombose?
Medidas de prevenção:
Os componentes do cigarro provocam lesões nas veias e artérias; – Se consumir bebidas alcoólicas, que seja com parcimônia e moderação; – Movimentar-se. As consequências da síndrome da classe econômica em viagens aéreas podem ser atenuadas se você ficar em pé ou der pequenas caminhadas.
Quando devo me preocupar com a dor na perna?
É sempre importante consultar um médico quando apresentamos uma nova dor nas pernas ou uma dor persistente. Contudo, essa consulta se torna uma urgência se alguma das condições abaixo estiver presente: a perna está inchada. há sinais de infecção (vermelhidão, calor e febre)
Para que serve chá de alface?
Como baixar e instalar o WhatsApp GB?