Pode o laudo pericial ser produzido em fase de inquérito policial?

Perguntado por: Afonso Ângelo Gaspar  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (60 avaliações)

563 do CPP . IV - O laudo pericial produzido na fase de inquérito, não está sob o crivo do contraditório e da ampla defesa, eis que é peça meramente informativa e somente em juízo se torna plenamente exigível o dever de observância do postulado da bilateralidade e da instrução criminal contraditória.

Quem pode requisitar laudo pericial?

Podem requisitar a perícia: Na fase de inquérito, a autoridade policial civil, militar ou federal competente para presidir o inquérito policial.

Em que fase processual ou Pré-processual o perito criminal atua?

A lei outorga a determinados órgãos a competência para a investigação da existência dos crimes comuns, em geral, e de sua respectiva autoria. É a chamada polícia judiciária (artigo 144 da Constituição Federal). Porém, tal tarefa não é exclusiva ou privativa da polícia.

Qual o prazo máximo para a elaboração do laudo pericial?

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 8034/14, que limita a 30 dias o prazo máximo para elaboração de laudo pericial da polícia. Atualmente, o Código de Processo Penal (Decreto-Lei 3.689/41) estabelece em dez dias o tempo para fazer o laudo.

Qual a importância do laudo pericial na investigação criminal?

Busca-se, assim, mostrar aos leitores a importância que tem tal atividade, pois ela é o meio de prova mais eficaz na busca da concretização da materialidade de um crime, pois, o laudo pericial dá suporte à investigação policial, à denúncia do Ministério Público, à instrução processual e à sentença do juiz.

A importância do laudo pericial em um processo judicial

32 questões relacionadas encontradas

Qual a finalidade de um laudo pericial?

O laudo pericial é uma variedade de prova, cuja produção carece de fundamentos técnicos e científicos, e que tem por finalidade determinar uma garantia a respeito da dinâmica, autoria e materialidade de certos fatos e de seus efeitos.

O que é laudo pericial no Processo Penal?

O laudo pericial é documento de natureza técnico-científico, elaborado por peritos oficiais ou ad hoc à partir da perícia enquanto uma análise multidisciplinar, com a capacidade de fundamentar a convicção do juízo pela demonstração da materialidade. ...

Qual o prazo para juntada do laudo pericial no processo penal?

Segundo o CPP, o laudo pericial será elaborado no prazo máximo de 10 dias, podendo ser prorrogado, em casos excepcionais, a requerimento dos peritos.

Qual o prazo para manifestação de laudo?

Com a entrega do laudo no processo, as partes têm o prazo comum de 15 dias úteis para apresentar manifestação.... Se for necessário, o juiz deve intimar o perito para prestar esclarecimentos ou para responder quesitos complementares, no prazo de 15 dias (art. 477 , § 2º , do CPC ).

O que acontece quando o perito não cumpre prazos?

O que ocorre se o perito não cumprir o encargo no prazo assinado ? Parágrafo único. No caso previsto no inciso II, o juiz comunicará a ocorrência à corporação profissional respectiva, podendo, ainda, impor multa ao perito, fixada tendo em vista o valor da causa e o possível prejuízo decorrente do atraso no processo.”

Quais as fases da investigação criminal?

Quais são as fases da investigação criminal? O processo preliminar visa apurar se foi cometido um crime e determinar quem foi o seu presumível autor (fase de inquérito), bem como recolher elementos de prova e preparar o processo para ser levado a tribunal (fase da investigação).

O que é a fase Pré-processual?

A Fase pré-processual é a denominada fase de investigação, aquela que é recolhida os elementos de autoria e de materialidade, qual seja, exercida pela policia judiciária, possuindo natureza administrativa. O art.

Em que fase do Processo Penal a lei permite a juntada de documento?

Segundo o disposto no art. 231 do CPP, os documentos poderão ser juntados em qualquer fase do processo, salvo se houver previsão legal em sentido contrário. ... Além disso, considera-se que não há cerceamento de defesa se a juntada de documento for indeferida e não tiver causado prejuízo à defesa.

Quem pode emitir um laudo?

Quem emite o laudo técnico de vistoria de obra é um profissional habilitado, ou seja, um engenheiro, arquiteto ou uma empresa especializada nesse tipo de serviço.

Como conseguir laudo pericial?

Site do Meu INSS. Ligar para 135. Ligar para 135.
...
Trabalho, Emprego e Previdência
  1. Entre no Meu INSS;
  2. Clique em “Laudos Médicos”, que aparece em destaque na tela inicial;
  3. Clique em “Selecionar” e aguarde;
  4. Para acompanhar, basta clicar em “Laudos Médicos”;
  5. O seu pedido será atendido em até 48 horas.

Quem pode solicitar o exame de corpo de delito?

O exame é solicitado pela autoridade policial ou judiciária. Solicitação, Análise, Realização de Perícia e Expedição do Exame. Pré-requisitos: Todos os exames realizados pelo Instituto Médico Legal dependem de requisição da autoridade policial ou judiciária.

Qual o prazo para manifestação sobre laudo pericial?

§1º As partes serão intimadas para, querendo, manifestar-se sobre o laudo do perito do juízo no prazo comum de 15 (quinze) dias, podendo o assistente técnico de cada uma das partes, em igual prazo, apresentar seu respectivo parecer.

Como se manifestar sobre laudo pericial?

A manifestação ao laudo é feita pelo advogado ou assistente técnico responsável pelo caso. Nela, devem constar sólidos argumentos que justifiquem a concordância. De acordo com o Código de Processo Civil (CPC), de 2015, em seu artigo 473, o laudo pericial deverá trazer: A exposição do objeto da perícia.

Qual o prazo para uma manifestação quando o juiz não estipula um prazo?

Quando a lei não determina prazo, o juiz pode estipulá-lo, conforme a complexidade do ato a ser praticado. Quando nem a lei nem o juiz estabelecem o prazo, tem-se a determinação residual do CPC – considera-se o prazo de 5 (cinco) dias para a prática do ato a cargo da parte.

Como contestar laudo pericial criminal?

Como impugnar laudo pericial? Após a juntada do laudo ao processo, as partes devem ser notificadas para se manifestarem sob pena de quebra do princípio do contraditório e da ampla defesa. Para tanto, tem-se a necessidade de se evidenciar os motivos impugnáveis.

Quantas e quais são as partes de um laudo pericial?

O Laudo pericial e o parecer técnico são divididos em sete partes a saber: Preâmbulo, histórico, objeto, objetivo, metodologia, exames e conclusão.

Qual a estrutura de um laudo pericial?

O Laudo Pericial Contábil deverá ser uma peça técnica, escrita de forma objetiva, clara, precisa, concisa e completa. Ainda, sua escrita sempre será conduzida pelo perito-contador, que adotará um padrão próprio, como o descrito no item Estrutura.

Quais são os tipos de laudos periciais?

Existem diversos tipos de perícias:
  • Judicial:realizada dentro dos processos do Poder Judiciário;
  • Semijudicial – Realizada dentro dos termos do Estado;
  • Extrajudicial: Realizada fora da justiça, quando as partes desejam obter verdade sobre algum fato, fraudes, desvios, simulações, dentre outras questões;

O que não pode faltar em um laudo pericial?

  • Objetividade. O laudo deve buscar ir direto ao ponto que o quesito aborda, evitando julgamentos pessoais e subjetividades que ultrapassem o quê se quer saber no quesito. ...
  • Rigor tecnológico. ...
  • Concisão. ...
  • Argumentação. ...
  • Exatidão. ...
  • Clareza.

O que diz o artigo 158 do CPP?

Art. 158. Quando a infração deixar vestígios, será indispensável o exame de corpo de delito, direto ou indireto, não podendo supri-lo a confissão do acusado.

Artigo anterior
Como é o trabalho de um astronauta?
Artigo seguinte
Quais são outras causas comuns que geram erros em equipamentos?