Qual é o conceito de mesosfera?

Perguntado por: Mauro Jaime de Almeida  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (44 avaliações)

A mesosfera é uma das camadas da atmosfera terrestre, imediatamente abaixo da termosfera e acima da estratosfera. Ela possui altura de 80 km de altitude a partir da superfície da Terra e possui cerca de 35 km de espessura.

Qual o conceito de termosfera?

A termosfera representa a camada mais quente da atmosfera

Ela se estende do limite superior da mesopausa até cerca de 640 quilômetros acima da superfície da Terra. Na termosfera, a temperatura aumenta à medida que a altitude aumenta.

Qual é a função da mesosfera?

Na mesosfera a queda de temperatura passa a ocorrer em virtude da baixa concentração de moléculas e da diminuição do calor oriundo da camada de ozônio, que ficou pra baixo. Apesar da baixa concentração, o ar presente na mesosfera é suficiente para oferecer resistência a objetos que entrem em nossa atmosfera.

Quais são as características da mesosfera?

Principais características

Como dito anteriormente, a mesosfera é uma região extremamente fria, com temperaturas que variam de -10° C a -100° C. Dessa maneira, ela é considerada a camada mais fria da atmosfera. Na mesosfera, a temperatura cai proporcionalmente com o aumento da altitude.

Que fenômenos atmosféricos ocorrem na mesosfera?

→ Mesosfera

É, por isso, considerada a mais fria entre as camadas da atmosfera. Essa redução de temperatura deve-se ao fato de que, na mesosfera, há baixa concentração de moléculas em decorrência da redução do calor que provém da camada de ozônio. Quanto mais se eleva a altitude, mais o ar torna-se rarefeito.

ATMOSFERA E SUAS CAMADAS | Resumo de Geografia para o Enem

36 questões relacionadas encontradas

Que fenômenos atmosféricos ocorrem apenas na atmosfera?

É na troposfera que ocorre a formação de chuvas, relâmpagos, nuvens e poluição do ar.

Quais são os principais fenômenos que ocorrem na troposfera?

A troposfera é a camada mais baixa da atmosfera, onde ocorrem os principais fenômenos meteorológicos, tais como tempestades, chuvas, precipitações de neve ou granizo e formação de geadas.

Quais são as principais características da termosfera?

Na termosfera o ar é escasso e por isso, absorve facilmente a radiação solar, chamado de oxigênio atômico, um tipo de gás que absorve a energia solar em grande quantidade. Sua temperatura pode atingir até 1.000°C, sendo a camada mais quente da atmosfera.

Quais são as características da termosfera?

A termosfera é a maior camada da atmosfera da Terra. Trata-se de uma classificação térmica e inclui a ionosfera e a exosfera. Está localizada logo acima da mesopausa e se estende até 600 quilômetros de altitude. O significado de termosfera é esfera de calor.

Quais as principais características da estratosfera?

Estratosfera: é a segunda camada mais próxima da Terra. Nela, encontra-se o gás ozônio, responsável pela barreira de proteção dos raios ultravioleta, mais conhecida como Camada de Ozônio. Podendo chegar a até 50 km de altura, a estratosfera é caracterizada por apresentar pouco fluxo de ar e por ser muito estável.

Quais são as camadas da atmosfera e suas funções?

São elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Juntas, as cinco compõem a atmosfera, camada gasosa que envolve a Terra e é responsável, entre outras coisas, por manter o equilíbrio térmico do planeta, proteger contra o impacto de meteoros e filtrar os raios ultravioleta.

Qual é a temperatura da mesosfera?

Mesosfera - O topo da mesosfera fica a 80 km do solo. É muito fria, com temperaturas abaixo de 100ºC negativos. A parte inferior é mais quente porque absorve calor da estratosfera.

Qual é a principal função do ozônio na estratosfera?

Sua importância está no fato de que é o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), que é nociva aos seres vivos. Desta forma, a camada de ozônio age com uma espécie de escudo protetor.

Qual é a composição da termosfera?

Composição da termosfera

Nas partes superiores da termosfera são compostas por oxigênio atômico, nitrogênio atômico e hélio.

Qual é a temperatura da termosfera?

Na termosfera a temperatura volta a aumentar com a altitude, e rapidamente. Ela atinge, em média, 1.500°C. Sua espessura varia entre 350 e 800 km, mas pode chegar a apenas 80 km, dependendo da atividade solar.

Por que a termosfera é tão quente?

Termosfera - O topo da termosfera fica a cerca de 450 km acima da Terra. É a camada mais quente, uma vez que as raras moléculas de ar absorvem a radiação do Sol. As temperaturas no topo chegam a 2.000ºC. ... O ar é muito rarefeito e as moléculas de gás "escapam" constantemente para o espaço.

Como podemos caracterizar a troposfera?

A troposfera é a camada mais baixa da atmosfera terrestre. Contém aproximadamente 75% da massa atmosférica e 99% do seu vapor de água e aerossóis. A espessura média da troposfera é de 12 km nas latitudes médias.

Em qual camada ocorre os principais fenômenos climáticos?

→ Troposfera: constitui a camada mais próxima da superfície terrestre, estendendo-se até a estratosfera, e é onde ocorrem quase todos os fenômenos meteorológicos e climáticos. Essa camada corresponde a quase 80% do volume da atmosfera e possui quase todo o vapor d'água que constitui a totalidade da atmosfera.

Qual a camada ocorre a maior parte dos fenômenos meteorológicos?

I.A troposfera é a camada mais baixa da atmosfera, onde ocorrem os principais fenômenos meteorológicos, tais como tempestades, chuvas, precipitações de neve ou granizo e formação de geadas.

Quais são os três principais elementos atmosféricos?

Os elementos climáticos ou atmosféricos são aqueles que conferem ao clima a sua dinâmica. São eles: pressão atmosférica, temperatura, radiação solar e umidade.

Quais os fenômenos climáticos?

Ele é descrito por três elementos principais: temperatura, umidade e pressão atmosférica. Assim sendo, os fenômenos climáticos são eventos atmosféricos que ocorrem naturalmente em uma determinada região e diferem do comportamento usual.

O que é camada de ozônio na estratosfera?

O ozônio (O3) é um dos gases que compõe a atmosfera e cerca de 90% de suas moléculas se concentram entre 20 e 35 km de altitude, região denominada Camada de Ozônio. Sua importância está no fato de ser o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), nociva aos seres vivos.

Qual é a principal causa da destruição da camada de ozônio?

A maioria dos cientistas atribuiu como principal causa para a destruição da camada de Ozônio as atividades realizadas pelo ser humano desde a Revolução Industrial, que lançaram uma enorme quantidade de CFCs e halogênios na atmosfera.

Como a camada de ozônio protege a Terra?

Em volta da Terra há uma frágil camada de um gás chamado ozônio (O3), que protege animais, plantas e seres humanos dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol. Na superfície terrestre, o ozônio contribui para agravar a poluição do ar das cidades e a chuva ácida.

Artigo anterior
Como os escravos construíram as pirâmides?
Artigo seguinte
O que acontece com o cérebro de uma pessoa apaixonada?