Como é a dor de cabeça de meningite?

Perguntado por: Erica Helena Cunha de Araújo  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (15 avaliações)

Além da dor na nuca, sintoma comum da meningite, a dor de cabeça contínua e forte pode indicar a doença. Nesses casos, é importante observar se a dor é acompanhada por vômitos e o médico poderá solicitar exames como a tomografia e também a análise do líquido cefalorraquidiano, capaz de auxiliar no diagnóstico.

Como começam os sintomas da meningite?

A doença provoca sintomas como dor de cabeça e na nuca, rigidez no pescoço, febre e vômito. Ela pode evoluir rapidamente, em especial entre crianças e adolescentes, para perda dos sentidos, gangrena dos pés, pernas, braços e mãos. Vários agentes infecciosos causam a meningite.

Como saber se dor na nuca e meningite?

Seu diagnóstico considera o exame clínico e a descrição dos sintomas, que podem ser: febre alta, dor de cabeça forte, vômitos, mal-estar, dor no pescoço e dificuldade de encostar o queixo no peito. Essa dor no pescoço, atrelada à rigidez na nuca no quadro de meningite, pode levar alguns pacientes à dor na lombar.

Como é a dor no pescoço da meningite?

Além da dificuldade em abaixar a cabeça, movimentar o pescoço também é difícil e doloroso quando a meninge está inflamada. A dor de cabeça é outro sintoma comum de meningite. Ela costuma ser uma dor intensa e difusa por todo o crânio.

Como saber se é torcicolo ou meningite?

Dor no pescoço e febre podem ser meningite
  1. Febre alta.
  2. Dor de cabeça forte.
  3. Vômitos.
  4. Mal-estar.
  5. Dor no pescoço.
  6. Dificuldade para encostar o queixo no peito.
  7. Manchas vermelhas espalhadas pelo corpo (menos comum).

Meningite - Dr. Drauzio Varella - Momento Viva Saúde

16 questões relacionadas encontradas

O que pode ser confundido com meningite?

As semelhanças entre gripe e meningite são febre alta e mal-estar abruptos, além de vômito. Depois, elas evoluem de maneiras diferentes. O vírus da gripe ataca as vias respiratórias. Por isso, provoca coriza, tosse e cansaço.

Quando suspeitar de meningite?

Os médicos devem suspeitar de meningite bacteriana em pacientes com sinais e sintomas típicos, geralmente febre, alterações do estado mental e rigidez na nuca.

O que pode ser dor no pescoço abaixo do ouvido?

Dor no pescoço abaixo da orelha combinada ao surgimento de caroços na região podem ser indicativos de infecções como faringite, resfriado, gripe, mononucleose, otite, conjuntivite, herpes, cáries, gengivite etc.

Como saber se o pescoço está rígido?

A Rigidez no Pescoço é uma condição tipicamente caracterizada por dor e dificuldade para mover o pescoço, especialmente quando se tenta virar a cabeça para o lado.
...
Também pode ser acompanhada de:
  1. Dor de cabeça.
  2. Dor no pescoço.
  3. Dor no ombro.
  4. Dor no braço.

O que causa rigidez na nuca meningite?

Meningite é a inflamação das meninges, membranas que envolvem e protegem o encéfalo e a medula espinhal. Os motivos mais comuns dessa inflamação são causados por vírus ou bactérias.

O que pode causar dor na nuca?

A dor na nuca tem como principais causas problemas musculares decorrentes da má postura e o trabalho prolongado com a cabeça flexionada. Mas ela também pode decorrer de problemas estruturais ou intracranianos. Isso significa que você deve estar atento e pronto para buscar ajuda médica, caso esse mal-estar persista.

O que pode ser dor na parte de trás da cabeça?

Dor na nuca pode indicar má postura

A má postura é uma razão importante para o surgimento da dor na parte de trás da cabeça. Isso acontece porque os desvios posturais provocam sobrecarga e tensão muscular, originando nódulos sensíveis que irradiam dor.

O que pode ser dor na nuca e dor de cabeça?

Dentre as diversas causas da dor na nuca, as mais comuns são ocasionadas pela hipertensão arterial ou pela tensão muscular causada por estresse e ansiedade. Além disso, as dores podem ser causadas por quadros de enxaqueca e serem sintomas de alguma doença neurológica, como a meningite.

Como saber se uma pessoa está com meningite?

Sintomas da meningite bacteriana
  1. febre alta;
  2. rigidez da nuca;
  3. forte dor de cabeça;
  4. náuseas;
  5. dor no pescoço;
  6. manchas vermelhas na pele (característica apresentada na meningite meningocócica).

Quanto tempo leva para se manifestar o vírus da meningite?

O período de incubação da meningite é de 2 a 10 dias e evolui em 3 etapas tais como: nasofaríngea, septicêmica e meningítica. A criança com meningite tem febre, rigidez na nuca, fortes dores de cabeça, vômito, mal estar, calafrios, dores musculares, confusão mental e etc.

Quanto tempo dura os sintomas da meningite?

Na maioria dos casos, os sintomas de meningite viral duram entre 7 a 10 dias, sendo importante que o tratamento realizado conforme a recomendação do médico, pois assim é possível prevenir o desenvolvimento de complicações, principalmente quando a meningite acontece antes do 1º ano de vida, em que há maior risco de ...

O que é a rigidez no pescoço?

Causas para a rigidez no pescoço.

Entre as causas mais comuns está o stress e a má postura, embora possam também surgir outras patologias. ... O Torcicolo – Normalmente causado por postura incorreta da coluna e do pescoço. A Artrite – Causada por uma inflamação aguda das articulações do corpo.

O que é pescoço duro?

É comum ter dor ou sentir uma rigidez no pescoço de vez em quando. Em muitos casos, isso se deve à má postura ou uso excessivo. Às vezes, a dor no pescoço é causada por lesões causadas por uma queda, esportes de contato ou movimentos bruscos.

O que pode causar pescoço duro?

Isso ocorre porque há diversos músculos no pescoço que se contraem excessivamente ao longo do dia, principalmente quando mantemos a mesma posição ou os mesmos movimentos durante nossas atividades diárias. O que acontece é que o nosso organismo é preparado para reagir quando existe algum sinal de ameaça.

Quais os sintomas do nervo do pescoço inflamado?

A dor no pescoço pode estar associada a uma compressão dos nervos no pescoço, o que pode provocar dormência, fraqueza ou sensação de formigamento na mão e no braço. A dor no pescoço também pode ser acompanhada por sensações de rigidez nos músculos, espasmos e dor de cabeça.

Como detectar câncer de pescoço?

Os sinais e sintomas do câncer de cabeça e pescoço podem incluir o aparecimento de um nódulo, uma ferida que não cicatriza, dor de garganta que não melhora, dificuldade para engolir e alterações na voz ou rouquidão. Entretanto, estes sintomas também podem ser causados ​​por outras condições clínicas.

O que causa dores na veia do pescoço?

A causa mais comum é um trauma no pescoço. Acidentes de carro, balançar fortemente a cabeça ou tratamento incorretos de fisioterapia nessa região, podem provocar essa lesão. Os sintomas são de dor na palpação da artéria, tonturas, dor de cabeça e derrame cerebral.

Qual exame é feito para detectar meningite?

O diagnóstico laboratorial das meningites é realizado através do estudo do líquido cefalor- raquidiano, sangue e raspado de lesões petequiais, quando se suspeitar de meningococcemia e doença meningocócica. O diagnóstico das meningites virais também pode ser realizado através da urina e fezes.

O que pode causar meningite?

A meningite é uma inflamação nas membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por bactérias, vírus, parasitas e fungos ou por processos não infecciosos, como traumatismo. A forma de transmissão depende do tipo.

Qual exame de sangue para detectar meningite?

Exames de sangue podem auxiliar no diagnóstico da doença. Assim, é possível analisar a quantidade de leucócitos totais e de neutrófilos através do hemograma. No sangue também podemos observar o aumento na concentração de proteína C reativa (PCR), que sugere infecção ativa.

Artigo anterior
O que fazer para surpreender uma amiga?
Artigo seguinte
Quantos patrimônios culturais o Brasil possui?