Como é caracterizado o estilo rococó?

Perguntado por: Beatriz Neto  |  Última atualização: 25. Februar 2022
Pontuação: 4.7/5 (41 avaliações)

Esse estilo opõe-se ao barroco e realiza a transição para o neoclassicismo. Portanto, é aristocrático, valoriza o hedonismo, a ornamentação, e, ao contrário do exagero barroco, privilegia os temas leves e as cores claras. ... Na pintura, predominam as cores suaves e a temática bucólica.

Quais as características do estilo rococó?

O estilo Rococó dominou a arquitetura europeia do século XVIII. São características comuns do estilo na arquitetura o uso de formas mais curvadas, a presença arcos nas aberturas e a decoração feita com elementos em ferro. Além da França, o estilo também foi bastante difundido em países como Alemanha e Áustria.

Como eram as esculturas no estilo rococó?

Linhas mais leves e suaves eram aplicadas em estátuas que serviam à decoração. Algumas características da escultura Rococó: Utilizavam o mármore, porém davam preferência aos materiais que aceitam melhor as cores leves, como a madeira e o gesso; ... As criações são feitas em cores luminosas e demonstram espontaneidade.

O que é o estilo rococó?

O termo rococó forma da palavra francesa rocaille, que significa "concha", associado a certas fórmulas decorativas e ornamentais como por exemplo a técnica de incrustação de conchas e pedaços de vidro, usados na decoração de grutas artificiais. Foi muitas vezes alvo de apreciações estéticas pejorativas.

Qual a característica do rococó no Brasil?

O rococó se caracteriza por:

Uso de cores luminosas e suaves, em contraposição às cores fortes do Barroco; Estilo artístico marcado pelo uso de linhas leves, sutis e delicadas; Utilização de linhas curvas; ... Arte sem influência de temas religiosos (exceção do Brasil);

Rococó - História da Arte | 4

22 questões relacionadas encontradas

Quais as principais características que diferencia o estilo rococó do barro?

O Rococó, na arquitetura, apresenta atributos que se assemelhavam ao do mundo real. Os tetos, normalmente, apresentam as paisagens desenhadas e as representações da natureza. Essa arte, por não seguir a mesma linha do barroco — que trabalhava com elementos da religiosidade, foi considerada uma arte fútil, pejorativa.

Quais são as principais características do estilo barroco?

As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. ... Além disso, é marcante o uso das figuras de linguagem como a metáfora, inversões, hipérbole, paradoxo e antítese.

O que refletia a arte rococó?

A arte rococó refletia, portanto, os valores de uma sociedade fútil que buscava nas obras de arte algo que lhe desse prazer e a levasse a esquecer de seus problemas reais.

Por que o nome rococó?

De origem francesa, a palavra Rococó (rocaille) quer dizer concha, uma associação aos elementos que caracterizam esse estilo. Também é relacionado ao termo “embrechado”, técnica utilizada na decoração de grutas artificiais por meio da incrustação de conchas e fragmentos de vidro.

Qual é o objetivo do rococó?

O estilo rococó irradiou-se pelos principais países da Europa e chegou ao Brasil colonial. ... O objetivo da arte rococó era entregar às pessoas o que elas buscavam: um misto de prazer e elevação artística sem pretensão.

Como era a arquitetura no rococó?

A arquitetura rococó na Europa acompanhou a corrente artística e se manifestou principalmente na decoração dos espaços interiores. Feito de forma detalhada e contando com salões ovais, esse estilo arquitetônico apresentava paredes com pinturas luminosas e suaves.

Quais eram os temas favoritos das pinturas em estilo rococó?

Os temas representavam cenas eróticas, festas galantes, temas religiosos. O Rococó chegou ao Brasil somente no século XIX. A escultura de madeira, a arquitetura e a pintura mural criado por Aleijadinho, Antônio Francisco Lisboa apresentavam elementos de tal estilo.

Como era a técnica dominada pelo estilo rococó?

Do ponto de vista técnico também ocorrem transformações na pintura. Desaparecem os contrastes radicais de claro-escuro e passam a predominar as tonalidades claras e luminosas. a técnica do pastel passa a ser bastante utilizada. dentre os pintores desse períodos melhores são Watteau e Chardin.

Como era a pintura do rococó?

A pintura rococó abordava assuntos relacionados à aristocracia, apresentando dois contextos diferentes. Um deles destacava elementos da natureza e o bucolismo, assim representados por retratos de parques e jardins. Já o outro priorizava cenários que retratavam o luxo.

Por que o barroco tem esse nome?

O estilo barroco é marcado pelo rebuscamento, requinte e exagero de adornos. Este movimento surgiu com a missão de resgatar as ideias teocentristas e conter a Reforma Protestante de Martinho Lutero. ... Ou seja, atuava numa época marcada pela dualidade: o teocentrismo medieval e o antropocentrismo do Renascimento.

Por que a arte rococó pode ser caracterizada como uma arte da aristocracia?

Os artistas dão atenção especial para os detalhes. A forma é caracterizada pela delicadeza das cores, pelas composições dinâmicas e por seus efeitos atmosféricos. Assim, a beleza da forma é realçada. O Rococó foi inúmeras vezes considerado uma arte frívola, de atmosfera aristocrática, alheia aos problemas sociais.

Que tipo de sentimento a arte do estilo rococó procurou expressar?

A arte desenvolvida dentro do estilo rococó pode ser caracterizada como requintada, convencional e aristocrática. Essa arte se preocupava em expressar somente sentimentos agradáveis e que procurou dominar a técnica perfeita.

Quais foram as artes desenvolvidas no rococó?

Caracterizado pelo uso de conchas, laços e flores em seus adornos, o estilo rococó predominou na esfera da arquitetura, escultura e pintura. Elas deveriam se complementar harmonicamente, muitas vezes pela união de artistas especializados em afazeres distintos.

Quais são as principais características da pintura barroca?

Uma das principais características da pintura barroca era o uso da luz direcionada a imagem central. A luz não aparecia de forma natural e direcionava o olhar do expectador ao destaque do quadro.

Quais são as principais características do Arcadismo?

Características do Arcadismo
  • Exaltação da natureza. Os autores árcades desprezavam o estilo de vida agitado das cidades. ...
  • Bucolismo e Pastoralismo. ...
  • Valorização das tradições clássicas. ...
  • Ideias opostas ao Barroco. ...
  • Ausência da subjetividade. ...
  • Uso de pseudônimos. ...
  • Fingimento poético. ...
  • Líricas ou épicas.

Quais são as características do Arcadismo?

A principal característica desta escola é a exaltação da natureza e de tudo o que lhe diz respeito. Por essa razão muitos poetas do arcadismo adotaram pseudônimos de pastores gregos ou latinos. Caracteriza-se ainda pelo recurso a esquemas rítmicos mais graciosos.

Qual era a principal intenção da Igreja Católica quando implantou o estilo barroco na Europa?

Seu objetivo era combater a expansão protestante e retomar o poder por ela exercido anteriormente. A Contrarreforma instalou o Concílio de Trento e buscou reprimir toda manifestação que contrariasse as ordens da Igreja.

Como ficou caracterizado o estilo rococó após o estilo Barroco?

Esse estilo opõe-se ao barroco e realiza a transição para o neoclassicismo. Portanto, é aristocrático, valoriza o hedonismo, a ornamentação, e, ao contrário do exagero barroco, privilegia os temas leves e as cores claras. Na arquitetura, há preferência por linhas curvas e simplicidade.

Quais os temas que eram encontrados com frequência nas obras do rococó?

Os temas predominantes na escultura rococó ecoavam os dos outros meios, com a exibição de temas clássicos, querubins, amor, diversão e natureza sendo retratados com mais frequência. Falconet, Étienne-Maurice | Winter, 1716-1791.

Artigo anterior
Quais são os seis elementos básicos da música?
Artigo seguinte
O que é jardim do éden?