É correto dizer entre você e eu?

Perguntado por: Mariana Vitória de Ramos  |  Última atualização: 30. Juni 2024
Pontuação: 4.2/5 (51 avaliações)

Entre eu e tu ou Entre mim e ti? O pronome regido pela preposição entre deve aparecer na forma oblíqua. Assim, é correto dizer entre mim e você ou entre mim e ti.

É certo falar entre você e eu?

De acordo com a norma culta da língua, a primeira oração está equivocada! O correto é: "entre mim e você" ou "entre mim e ti"! Esse fato é justificado pelo emprego do pronome oblíquo após preposição (entre), em vez do pronome pessoal.

O que vem primeiro eu ou você?

Primeiro você, depois eu.

Qual é a diferença entre mim e eu?

Para eu é usado quando há função de sujeito, e o termo eu é seguido de um verbo no infinitivo que indica uma ação. Para mim é usado quando há a função de objeto indireto, ou seja, é um complemento em uma oração, já que o mim é um pronome pessoal oblíquo tônico.

Como usar o eu?

Classificado pelos gramáticos como pronome pessoal reto, o “eu” deve ser usado sempre com a função de sujeito da frase. Sendo assim, o pronome indica quem realizará as ações – ele vai aparecer na frase de forma ativa. Por exemplo: Eu preciso terminar o resumo – Quem vai terminar o resumo sou “eu”.

“Entre mim e você” ou “entre eu e você”? - Com Prof. Noslen

25 questões relacionadas encontradas

Qual é o correto eu e Maria ou Maria e eu?

Ambas as possibilidades estão corretas. A escolha de uma ou outra posição está dependente de regras de cortesia ou de outra natureza. A colocação do pronome eu em último lugar pode ficar a dever-se a uma regra de cortesia, que procura evitar uma atitude de imodéstia: (1) «A Maria, a Rita e eu fizemos este trabalho.»

Qual pronome substitui eu?

a pessoa EU, dirige-se ao recep- tor, representado pelo pronome de 2. a pessoa TU, para falar de seres, objetos ou fatos que serão representados pelo pro- nome de 3. a pessoa ELE.

O que substitui o pronome EU?

c) Os pronomes “tu” e “vós” podem exercem a função de vocativo. d) Os pronomes “eu” e “tu” não prescindem do uso da preposição. Logo, devemos substituí-los pelos pronomes “mim” e “ti”.

Qual o certo entre mim e Deus ou entre eu e Deus?

As duas formas são corretas e sinónimas.

Qual a diferença entre seu é teu?

A diferença entre “seu” e “teu” é a pessoa do discurso a que se referem. “Seu” se refere à terceira pessoa, enquanto “teu” se refere à segunda pessoa. A segunda pessoa do discurso é aquela a quem nos dirigimos diretamente. No português, a segunda pessoa é representada pelo pronome “tu”.

Faz cinco anos ou fazem cinco anos?

Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.

Qual é a frase correta Ele se sentou entre mim e o meu marido ele se sentou entre eu e o meu marido?

O correto é “entre mim e ele”!

É certo falar para ti?

Ti é obrigatoriamente antecedido de preposição: Dirigiu-se a ti. Falou de ti. Trouxe o livro para ti. Constrangeu-se perante ti.

O que significa o pronome EU?

Em gramática, eu designa o pronome pessoal do caso reto da primeira pessoa do singular. Não é uma palavra dêitica, vazia de conteúdo semântico, que representa a pessoa que fala.

Quais são os 7 pronomes pessoais?

Os pronomes pessoais oblíquos átonos são: me, te, lhe, o, a, se, nos, vos, lhes, os, as, se. Os oblíquos tônicos são: mim, ti, ele, ela, si, nós, vós, eles, elas, si.

É muito difícil para mim ou para eu?

Tanto a expressão “para eu” quanto a “para mim” estão corretas, existem e podem ser utilizadas na língua portuguesa. Entretanto, deve-se usar cada uma em situações diferentes. “Para eu” deve ser usado quando se assume a função de sujeito e “para mim”, quando se assume função de objeto indireto.

Qual é o certo eu e ela ou ela e eu?

Resumindo: ELE(S) e ELA(S) = pronomes pessoais retos = sujeito; LHE(S) = pronomes pessoais oblíquos = objetos indiretos; O(S) e A(S) = pronomes pessoais oblíquos = objetos diretos. 111. A dúvida é: Ela trouxe o livro para mim ler ou para eu ler? A resposta é: Ela trouxe o livro para eu ler.

É correto falar por mim?

mas, no meu caso, nunca há tempo», marcando «para mim» e «no meu caso» a entidade afectada pela acção. No entanto, existe a expressão «por mim», que conjuga «no meu caso» com «quanto a mim» no contexto de uma tomada de decisão: «Vai então ao cinema, que eu, por mim, fico em casa»; «por mim, não me importo».

É correto dizer saudade de mim?

É correto dizer saudade de mim? Por exemplo: Ele sentiu muita saudade de mim – Quem sentiu a saudade foi “ele”. “Ele” que realizou a ação. Por isso, o “mim” aparece como complemento da frase (quem sente saudade, sente saudade de alguém ou de alguma coisa).

É correto dizer a mim?

Nunca! Você nunca irá usar "à mim" em uma frase, porque não ocorre crase antes de pronomes pessoais (com exceção de senhora e senhorita, pronomes de tratamento antes dos quais pode ocorrer crase). Exemplos corretos: Ele não fará mal nenhum a mim. / A mim, ninguém engana.

Artigo anterior
É bom ser uma pessoa metódica?
Artigo seguinte
Qual fruta combina com whey?