Quais as vias de ativação do complemento E o que as diferencia quanto a ativação?

Perguntado por: Sara Iris Mota Azevedo Paiva  |  Última atualização: 1. Juli 2025
Pontuação: 4.9/5 (42 avaliações)

Existem três vias de ativação do sistema complemento: Via clássica - ativada diretamente pelo patógeno ou indiretamente por anticorpos que se ligam na superfície do patógeno; Via da lectina ligadora de manose; Via alternativa - fornece uma amplificação para as outras duas vias.

Quais são as vias de ativação do sistema complemento?

O complemento é formado por proteínas solúveis no plasma como expressas na membrana celular, e é ativado por diversos mecanismos por três vias: via clássica, via alternativa e via da lectina.

Como a via da lectina é ativada?

A ativação da via das lectinas é independente dos anticorpos; ocorre quando a MBL, uma proteína sérica, se liga a grupos de manose, frutose ou N-acetilglicosamina na parede celular bacteriana, na parede de leveduras ou nos vírus. Essa via, por outro lado, lembra estrutural e funcionalmente a via clássica.

Como é ativada a via alternativa?

A via alternativa é ativada continuamente na fase fluída em pouca intensidade; na presença de um ativador exógeno, esta é amplificada.

Quais são os resultados da ativação do sistema complemento?

Etapas finais de ativação do sistema complemento

Todas as vias iniciam uma cascata de eventos proteolíticos resultando na formação de C5 convertase. Esta por sua vez, cliva a molécula de C5 em C5b e C5a. Euquanto C5a sai para induzir inflamação, o C5b liga-se, por sua vez, a C6, C7 e C8 para formar o complexo C5b-8.

#01 Introdução - Sistema Complemento - Imunologia

25 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença de entre PAMPs e DAMPs?

Estruturas denominadas “Padrão Molecular Associado ao Patógeno” (PAMP) e “Padrão Molecular Associado ao Dano” (DAMP) são reconhecidos por esses receptores, induzem respostas imunes inatas e podem modular a imunidade adquirida.

Quais vias estão relacionadas ao sistema imune inato?

As vias mieloides produzem eritrócitos, plaquetas e células da resposta imune inata. As vias linfoides produzem as células de resposta adaptativa e as células natural killer.

Qual a função da via alternativa?

A via alternativa é uma das três vias do complemento que opsonizam e matam os patógenos. A via é desencadeada quando a proteína C3b se liga diretamente a um micróbio. Também pode ser desencadeado por materiais estranhos e tecidos danificados.

O que é via lítica?

VIA DA LECTINA

Ela é iniciada pela ligação da lectina ligadora a manose (MBL) a superfícies bacterianas com polissacarídeos (mananas) contendo manose. A ligação de MBL a um patógeno resulta na associação de duas proteases de serina, MASP-1 e MASP-2 (MBL-proteases associadas a serina).

Qual a diferença entre resposta imune celular e humoral?

Essa imunidade pode ser classificada em humoral e celular. A imunidade humoral envolve a produção de anticorpos, proteínas sintetizadas pelos plasmócitos, os quais são formados pela diferenciação dos linfócitos B. A imunidade celular, por sua vez, é aquela que acontece devido à ação dos linfócitos T.

Qual é a consequência da ativação do sistema do complemento?

As consequências biológicas da ativação do complemento são principalmente a defesa contra infecções piogênicas, a interação entre imunidade inata e adaptativa e a remoção de complexos-imunes e produtos da injúria tecidual.

Qual a função das lectinas?

Nas plantas, a lectina funciona como uma reserva de nutrientes e de transporte e fixação dos carboidratos. Além disso, é usada como uma arma defensiva contra ataques de patógenos e predadores, como bactérias, fungos e insetos. No ser humano, no entanto, ela não possui as mesmas funções.

Quem produz lectina?

Ocorrência nos organismos vivos. Em caso de uma dieta adequada, o fígado produz lecitina que será utilizada pelo sistema circulatório e pelo sistema nervoso.

Qual a diferença entre as vias do sistema complemento?

Existem três vias de ativação do sistema complemento: Via clássica - ativada diretamente pelo patógeno ou indiretamente por anticorpos que se ligam na superfície do patógeno; Via da lectina ligadora de manose; Via alternativa - fornece uma amplificação para as outras duas vias.

O que compõe o sistema complemento?

O Sistema Complemento é composto por proteínas plasmáticas / séricas pertencentes às frações gama, beta e alfa globulinas por causa do seu comportamento de migração na eletroforese de proteínas do soro.

Qual é a diferença entre as respostas imunes inatas e adaptativas?

A imunidade inata constitui a primeira linha de defesa do organismo e caracteriza-se pela rápida resposta à agressão, independentemente de estímulo prévio. Já a imunidade adaptativa compreende a linha de defesa específica que é adquirida após o contato com os patógenos, como através das vacinas, por exemplo.

O que é lítico e Lisogênico?

A reprodução dos vírus de DNA, basicamente ocorre através de dois tipos de ciclos: o ciclo lítico e o ciclo lisogênico. Contudo, no ciclo lítico a célula hospedeira é destruída, enquanto no ciclo lisogênico o hospedeiro é preservado.

Como ocorre o ciclo lítico e Lisogênico?

A disseminação do rna viral no ciclo lítico é feita pela produção de milhares de vírus capazes de infectar outras células, enquanto que no ciclo lisogênico, essa disseminação é realizada pela reprodução normal da bactéria infectada. O ciclo lisogênico não provoca a lise da célula hospedeira.

Quais são os tipos de replicação viral?

  • Adsorção.
  • Penetração.
  • Desnudamento.
  • Replicação.
  • Maturação.
  • Liberação.

Qual é a função da imunoglobulina?

As imunoglobulinas (anticorpos) são proteínas de importância vital que circulam no sangue e realizam uma grande variedade de tarefas. Eles influenciam significativamente o equilíbrio do nosso sistema imunológico. O tipo de anticorpo predominante no sangue humano é a imunoglobulina G (IgG).

O que é um antígeno é um anticorpo?

Podemos dizer, de uma maneira resumida, que os antígenos são moléculas que reagem com os anticorpos, enquanto os anticorpos são proteínas, produzidas pelos plasmócitos, que atuam basicamente para garantir a inativação ou destruição do antígeno. Molécula que reage com o anticorpo.

Quem produz as proteínas do sistema complemento?

O complemento compreende mais de 20 proteínas séricas diferentes (ver Tabela 1) que são produzidas por uma variedade de células incluindo, hepatócitos, macrófagos e células epiteliais do intestino.

Qual imunidade produz anticorpos?

Os linfócitos B participam da resposta imune humoral, produzindo moléculas de anticorpos também chamados de imunoglobulinas.

Quais são as 4 fases da resposta imunológica?

Fagocitose, liberação de mediadores inflamatórios, ativação de proteínas do sistema complemento, bem como síntese de proteínas de fase aguda, citocinas e quimiocinas são os principais mecanismos na imunidade inata.

São ativados pelos linfócitos T?

Dessa forma, as principais funções dos linfócitos T incluem: Ativação de fagócitos. Morte de células infectadas. Auxílio para as células B.

Artigo anterior
Como saber os seguros que tenho?
Artigo seguinte
Como se caracteriza a estrutura etária de uma população?