Como comunicar o INSS do retorno ao trabalho?

Perguntado por: Cristiano Gil Morais  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (37 avaliações)

Quando o profissional precisa retornar ao trabalho?
  1. Meu INSS (site ou aplicativo);
  2. Central de atendimento, pelo número de telefone 135.

Como retornar ao trabalho após afastamento INSS?

Para retornar ao trabalho, o segurado precisa da autorização do perito. Ela só é concedida quando o profissional está apto para exercer suas atividades de trabalho. Para isso é elaborada uma autorização, que suspenderá o benefício e em seguida o agendamento da data do retorno.

Como agendar retorno no INSS?

O agendamento pode ser feito por meio do aplicativo Meu INSS ou da central de atendimento 135. Se o segurado não agendar a perícia, o benefício será suspenso e só será reativado após novo agendamento. “Caso não ocorra a manifestação do cidadão, o auxílio será cessado definitivamente”, alerta o INSS.

O que fazer quando a empresa não reintegra o trabalhador após alta do INSS?

Se a empresa não concorda com a decisão do INSS e não puder receber o colaborador em suas dependências, deve questionar a alta médica no Juízo competente. Inclusive, até obter decisão favorável, deverá arcar com os salários no período.

Estou com recurso no INSS posso voltar ao trabalho?

Quem está no recurso deve voltar ao trabalho? Se o benefício foi negado pelo INSS, o segurado deve voltar ao trabalho imediatamente. Pois, o empregador não pode demitir o trabalhador enquanto estiver usufruindo do benefício previdenciário.

INSS | Retorno ao Trabalho

41 questões relacionadas encontradas

O que fazer depois do resultado da perícia INSS?

Depois de passar pela perícia médica do INSS, o trabalhador poderá ter acesso ao resultado do exame após às 21h do mesmo dia, basta acessar o site do INSS, aplicativo Meu INSS ou ligar na Central de Atendimento pelo número 135.

Quanto tempo demora para receber após passar por uma perícia médica?

Normalmente, após você enviar os documentos necessários, o INSS deve resolver o acerto pós-perícia no prazo de 5 dias. Ou seja, 5 dias após o envio dos documentos, o INSS deve liberar o seu benefício se você tiver sido aprovado na perícia.

Quanto tempo demora para receber o benefício depois da perícia?

Segundo a Lei dos Processos Administrativos (Lei 9.784/1999), o INSS tem 30 dias, após o protocolo do pedido de benefício, para conceder ou negar o seu requerimento.

Quanto tempo demora para sair a resposta do recurso do INSS?

Tecnicamente, o INSS tem 30 dias de prazo para responder de acordo com a Lei 9.784 /99 que regula o processo administrativo no âmbito da administração federal. Caso não consiga decidir em 30 dias, o INSS pode prorrogar este prazo por mais 30 dias.

Quando é necessário o exame de retorno ao trabalho?

7.5.9 No exame de retorno ao trabalho, o exame clínico deve ser realizado antes que o empregado reassuma suas funções, quando ausente por período igual ou superior a 30 (trinta) dias por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não.

Quem paga o salário enquanto se aguarda recurso da perícia do INSS?

De quem é a responsabilidade de pagar o tempo de espera pela perícia médica? Esse é um tema muito delicado, pois nos 15 primeiros dias de afastamento, o salário do funcionário é de responsabilidade do empregador.

Como a empresa pode recorrer da decisão do INSS?

Presencialmente em uma agência do INSS, fazendo um agendamento pela central de teleatendimento 135; Pelos correios, enviando o formulário e os documentos autenticados como “Correspondência comum + Aviso de Recebimento”.

O que ocorre quando o segurado empregado tem o seu auxílio-doença cessado e é impossibilitado pela Empresa de retornar às suas atividades laborais?

A Justiça do Trabalho, de forma correta e coerente, nas situações em que o trabalhador tem o seu retorno ao trabalho impedido pela empresa após a cessação do benefício por incapacidade, está reconhecendo que o empregado tem direito à indenização pelos salários não pagos após a alta do INSS, ou seja, no período ...

Quando é considerado abandono de emprego?

Características do abandono do emprego

A Lei não especifica a quantidade de faltas consecutivas para que o abandono seja configurado, mas a Justiça do Trabalho entende que a ausência de um colaborador por mais de 30 dias consecutivos e sem justificativa pode caracterizar o fato.

Como voltar a trabalhar após perícia?

Não só pode, como deve. Se o afastamento foi superior a 30 dias, é necessário fazer o ASO de retorno ao trabalho e, com o apto, pode voltar às suas atividades normalmente. Quando chegar o dia da perícia, vai apresentar ao médico perito do INSS todos os documentos, inclusive o ASO mostrando que já retornou ao trabalho.

Qual o Whatsapp do INSS?

O INSS não possui número de whatsapp para atendimento. Os únicos canais oficiais para contato com o órgão são as agências físicas, o site ou aplicativo Meu INSS e o telefone 135.

Qual o telefone do INSS para agendamento?

A central 135 do INSS é comumente utilizada para agendamentos e requerimentos, registros e recebimento de informações:
  1. marcar hora de atendimento presencial nas agências (durante a pandemia);
  2. agendar e consultar perícias médicas (ou fazer a remarcação);

Como funciona o retorno ao trabalho?

O exame de Retorno ao Trabalho é realizado em funcionários que ficaram afastados do trabalho. Ele deve ser realizado obrigatoriamente no primeiro dia da volta ao trabalho de trabalhador ausente por período igual ou superior a trinta dias, por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não, ou parto.

Quem paga o atestado de retorno ao trabalho?

Todos estes exames, inclusive o exame de retorno ao trabalho, são por conta do empregador. Neste sentido, dispõe a NR-07: .

Como saber se o meu recurso foi aprovado?

Lembrando que a consulta ao andamento também pode ser feita pela central 135.

O que significa recurso ordinário primeira instância no INSS?

O recurso que contesta a decisão administrativa do INSS vai para a Junta de Recursos, que representa a 1ª instância de julgamento. Chamamos esse recurso de ordinário. Já o recurso contra uma decisão da Junta de Recursos é direcionado à Câmara de Julgamento, que é a 2ª instância de julgamento.

Quanto tempo demora para sair o recurso?

Entre 24h e 48h a partir do protocolo da ação, a depender da complexidade do caso.

Como saber se seu benefício foi aprovado?

Entre no site oficial da Previdência: www.previdência.gov.br; No menu que se situa na lateral esquerda do site, clique em “Serviços do INSS”; Em seguida, clique no link “Consulta de situação de benefício”; Aparecerão as duas opções citadas: “Acompanhar pedido” ou “Resultado de requerimento de auxílio doença”.

Como saber a data que vou receber meu auxílio doença?

Aposentados, pensionistas e segurados assistidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social podem acessar o site do Governo Federal para descobrir as datas de depósito do benefício, o qual ocorre conforme o número final do cartão do segurado. Os pagamentos seguirão a mesma sequência de anos anteriores.

Quantos dias demora para receber auxílio doença?

O segurado empregado começará a receber o benefício do auxílio doença no 16º dia de afastamento, sendo os primeiros 15 dias de responsabilidade do empregador. Já os demais segurados recebem desde o primeiro dia de incapacidade.

Artigo anterior
Como deitar quando está com torcicolo?
Artigo seguinte
Qual é a Saudação ao Sol?