Quanto ao ou quanto a?
Perguntado por: Marta Soares | Última atualização: 4. März 2022Pontuação: 4.5/5 (33 avaliações)
As duas formas podem estar corretas, dependendo da estrutura da frase. Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei.
Quanto à data ou quanto à data?
A forma correta de escrita é até à data de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com a contração à. Até à data advém do uso da preposição até + a [com o sentido de um tempo limite em que alguma coisa, evento etc. termina ou deve terminar] em relação a a data [data presente ou limite final temporal].
Vai crase entre numerais?
Entre numerais ocorre o acento indicativo de crase se, anteriormente ao primeiro numeral, houver o artigo a(s), que poderá estar contraído com alguma preposição: de + a(s) = da(s); em + a(s) = na(s).
Quando usamos a?
Usamos “à” quando estamos nos referindo ao lugar. – Irei à faculdade hoje pois tenho prova. – Todos os trabalhadores foram à reunião após o expediente. Quando nos referimos ao objeto indireto ou complemento nominal.
Quanto à produção crase?
A crase é a contração da preposição a com o artigo definido feminino a (a + a = à). Assim, ocorre crase apenas quando há um termo feminino determinado com um artigo definido após a preposição a.
Quanto Vale Ou É Por Quilo ? - Filme Completo.
Quanto às atividades tem crase?
Vamos à sua estrutura padrão para ficar tudo mais fácil: Assim, quando um verbo ou um nome exigir a preposição “a” e o substantivo posterior admitir artigo “a”, haverá crase. Além disso, se houver a preposição “a” seguida dos pronomes “aquele”, “aquela”, “aquilo”, “a” (=aquela) e “a qual”; ocorrerá crase.
Quanto a apresentação tem crase?
Se você tiver dúvida se o verbo precisa ou não de preposição, troque a palavra feminina por uma masculina. Se aparecer o artigo definido “o”, a oração original leva crase. Por exemplo: Eu assisti à apresentação. / Eu assisti ao filme.
Quando se usa os dois pontos?
- Os dois pontos (:) fazem parte dos sinais de pontuação usados na língua portuguesa. ...
- Começar uma enumeração.
- Antes de uma citação ou fala de alguém.
- Introduzir uma explicação, esclarecimento ou resumo.
- Nos discursos diretos.
- Anteceder um exemplo, observação ou nota.
- Antes de orações apositivas.
- Depois de vocativos.
Quando usar o AO?
As duas formas estão corretas.
Pode ser dito atender o telefone e atender o cliente, bem como atender ao telefone e atender ao cliente, sendo facultativo o uso da preposição a. Há, contudo, uma preferência para a regência com preposição quando indica uma coisa e para a regência sem preposição quando indica uma pessoa.
Quando se usa crase na letra A?
A crase é a união do artigo feminino a com a preposição a e com certos pronomes cuja letra inicial também é o a. Essa união é indicada ortograficamente através do uso do acento grave (à), também designado de acento indicador de crase. Exemplos: Gosto de comida à mineira.
Pode usar crase antes de número?
A crase aparece antes de numerais que expressem horas. Acompanhe os exemplos. Às sete horas o sino soou na igreja. A transmissão teve início às 17 horas.
Tem crase antes de R$?
Antes de numeral tem ou não tem crase? Em regra, não se usa o acento grave antes de números, mas há algumas exceções.
Vai crase entre duas datas?
A partir e datas Na expressão A PARTIR no A no meio de uma data (de 12 a 15 de outubro, por exemplo), não há acento da crase, pelo fato de que o A da expressão A PARTIR é apenas preposição, ou seja, não existe ali o artigo também, que é condição básica para existir crase.
Quanto à data crase?
O uso da crase em datas é um erro relativamente comum de ser encontrado. Esse estava no Bankline Itaú no dia 21/8/2010. Bancos curiosamente costumam errar com frequência as crases. Como já vimos em outros exemplos, a crase acima em "Período disponível de 30/07/2010 à 21/08/2010" não existe.
Quanto ao significado?
Na opinião de (ex.: quanto a mim, Lisboa é uma das cidades mais bonitas).
É correto dizer na data do dia?
Diz-se «na data de» seguida de uma determinada data (p. ex., «na data do 25 de Abril» ou «na data de 25 Abril»).
Qual o correto assistam o ou assiste ao?
O verbo assistir será transitivo indireto quando tiver significado de presenciar, comparecer, ver, estar presente, testemunhar, caber. Portanto, a preposição “a” será obrigatória! Portanto, o correto é: Nós assistimos ao jogo! Nós comparecemos ao jogo!
Estou indo a ou na?
Se você quer saber com mais rapidez se deve IR À ou A algum lugar (com ou sem o acento da crase), use o seguinte “macete”: Antes de IR, VOLTE. Se você volta “DA”, significa que há artigo: você vai “À”; Se você volta “DE”, significa que não há artigo: você vai “A”.
Qual a regência do verbo visar?
Com o sentido de ter por fim ou objetivo, ter em vista, use preferencialmente como transitivo indireto, com a preposição a. Antes de verbo no infinitivo, porém, evita-se a preposição. Fique atento: visar é transitivo direto no sentido de olhar, mirar, carimbar: visar um alvo, visar um cheque. ...
Como usar os dois pontos em uma redação?
- Iniciar uma enumeração;
- Apresentar uma explicação ou maior esclarecimento sobre algo que já foi mencionado;
- Trazer uma observação, uma nota importante, uma informação essencial;
- Anteceder citações e/ou falas.
Tem que dar espaço depois de dois pontos?
Não há espaço antes da pontuação (ponto, ponto-e-vírgula, vírgula, dois pontos). Há um espaço (e apenas um) depois da pontuação (ponto, ponto-e-vírgula, vírgula, dois pontos), a não ser na pontuação empregada nos numerais.
Quando o quanto?
Quando não pode ser nunca pronome relativo, mas pode, sim, ser advérbio relativo e interrogativo. Quanto é que, além de também ser adv.
Quanto às demais tem crase?
Os vocábulos “outra” e “demais” são pronomes indefinidos. A crase ocorre porque alguns pronomes indefinidos, como os do exemplo, admitem artigo definido antes. Logo, referir-se A + A outra = À outra; referir-se A + AS demais = ÀS demais.
Quanto as pessoas tem crase?
Ora, é impossível empregar à antes de «pessoas», porque este substantivo está no plural e, como tal, a contração tem de ser às, resultado da preposição a com as, forma de plural do artigo definido, no género feminino: 1. O povo deu crédito às pessoas ruins.
São requisitos objetivos e subjetivos dos contratos?
O que é o sistema webOS?