O que podemos afirmar sobre a segunda lei de Ohm?

Perguntado por: Mafalda Gabriela de Coelho  |  Última atualização: 29. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (52 avaliações)

A segunda lei de Ohm descreve quais grandezas físicas relacionam-se com a resistência elétrica de um condutor. De acordo com essa lei, a resistência elétrica de um condutor homogêneo é diretamente proporcional ao seu comprimento e inversamente proporcional à área transversal desse condutor.

O que é a Lei de Ohm?

A Lei de Ohm é uma fórmula utilizada para calcular a relação entre a tensão, a corrente e a resistência num circuito elétrico. Para os alunos de eletrónica, a Lei de Ohm (E = IR) é tão importante e fundamental como a equação da relatividade de Einstein (E = mc²) é para os físicos.

O que podemos afirmar sobre a primeira lei de Ohm?

A primeira Lei de Ohm afirma que a corrente elétrica que atravessa um dispositivo qualquer é sempre diretamente proporcional à diferença de potencial aplicada a esse dispositivo.

Qual é a importância da Lei de Ohm?

A lei de Ohm afirma que a resistência elétrica é determinada pela razão entre o potencial elétrico e a corrente elétrica. ... As leis de Ohm permitem calcularmos importantes grandezas físicas, como a tensão, corrente e a resistência elétrica dos mais diversos elementos presentes em um circuito.

Qual a importância de estudar Ohm e sua contribuição no mundo eletrônico?

Ohm realizou experiências e definiu o conceito de resistência elétrica. ... Ohm realizou experiências com fios condutores de diferentes espessuras e comprimentos. Verificou que a resistência elétrica do condutor era inversamente proporcional à área da secção transversal do fio e diretamente proporcional ao seu comprimento.

2ª Lei de Ohm - Brasil Escola

39 questões relacionadas encontradas

Para que foi criada a Lei de Ohm?

As Leis de Ohm, postuladas pelo físico alemão Georg Simon Ohm (1787-1854) em 1827, determinam a resistência elétrica dos condutores. ... Foi assim que ele postulou a Primeira Lei de Ohm. Suas experiências com diferentes comprimentos e espessuras de fios elétricos, foram cruciais para que postulasse a Segunda Lei de Ohm.

Como fazer o cálculo da Lei de Ohm?

A lei de ohm é bem simples, quando temos o valor de duas dessas grandezas é possível encontrar a terceira variável, para isso basta usar uma fórmula que é: V=R.I. Através da variação dessa fórmula podemos encontrar as outras variáveis, como por exemplo: I=V/ R ou R=V/I.

Como calcular o comprimento do condutor?

Vou dar um chute consciente.
  1. Definições: DM = Diâmetro máximo do enrolamento (cm). Dm = Diâmetro mínimo do enrolamento (cm). D = Diâmetro do fio (cm) ...
  2. Dedução: Comprimento (cm) = perímetro médio de uma espira . Número de espiras. Comprimento (cm) = pi.Diâmetro médio. ...
  3. Comprimento (cm) = 0,5 . pi . ( L/D^2) .(DM^2 + Dm^2)

Qual é a fórmula para o cálculo de resistência elétrica?

Substitua os valores na Lei de Ohm.

Reorganize a fórmula V=IR para encontrar o valor da resistência: R = V / I (resistência = tensão / corrente). Substitua os valores encontrados nessa fórmula para calcular a resistência total.

Quais são os tipos de resistores Disserte sobre eles?

Há dois tipos de resistores, fixos e variáveis. Os resistores fixos são constituídos de filme carbono, filme metálico, fio de precisão, dentre outros. Os resistores variáveis podem ser ajustados manualmente.

Quais são as quatro principais grandezas elétricas?

As grandezas fundamentais em eletricidade são a tensão elétrica, a corrente elétrica, a resistência elétrica e a potência elétrica. Essas grandezas sempre estão presentes em qualquer circuito elétrico e não podem ser dissociadas.

O que é a DDP?

A diferença de potencial de uma pilha (ddp) mede a intensidade da corrente elétrica que depende dos valores dos potenciais de redução e oxidação dos eletrodos. ... A intensidade dessa corrente elétrica ou força eletromotriz (E) da pilha pode ser medida por meio de um aparelho chamado voltímetro.

Como calcular a seção do condutor?

Para isso você deve utilizar a seguinte fórmula: Iz = Ic x Fc.
  1. Iz – (o valor da corrente de condução do condutor corrigida), ou seja, o valor que queremos encontrar.
  2. Ic – (o valor da corrente de condução do condutor na tabela), ou seja, 24A.
  3. Fc – (fator de correção), ou seja, 0,65.

Quanto menor é o comprimento do fio condutor?

Fórmula da resistência de um condutor. Ou seja, a resistência elétrica de um condutor será maior quando o seu comprimento for maior e sua secção transversal for menor. Em contra partida, temos que a resistência elétrica de um condutor será menor quando seu comprimento for menor e sua secção transversal for maior.

Como calcular a resistividade do condutor?

  1. RESISTIVIDADE ELÉTRICA. INTRODUÇÃO. ...
  2. J. E.
  3. =
  4. ρ
  5. (2) Como, no Sistema Internacional de Unidades (SIU) as unidades de E são V/m (Volt/metro) e de J. ...
  6. (Ampère/metro quadrado), ρ é dado em Ωm (ohm x metro). No caso de um fio uniforme de comprimento l e seção reta de área A, tem-se. ...
  7. =

Qual a fórmula da Lei de Joule?

Essa fórmula traduz a lei de Joule, que pode ser enunciada da seguinte forma: “A energia elétrica dissipada em um resistor, num dado intervalo de tempo ∆t, é diretamente proporcional ao quadrado da intensidade de corrente que o percorre.” ... Dados: calor específico da água 1 cal/g ºC e 1 cal = 4,2 J.

Qual a importâncias das leis de Ohm e Kirchhoff?

Com a Lei de Ohm podemos: − Encontrar o valor da resistência em um circuito, para prevenir altas correntes; − Encontrar a voltagem que consume cada componente resistivo; ... Portanto, quanto maior for a tensão (V) aplicada aos terminais de um condutor maior será a corrente que o percorrerá.

Quem criou a lei de ohms?

Georg Simon Ohm (1787-1854) foi um físico e matemático alemão que definiu o novo conceito de resistência elétrica. Sua formulação matemática é conhecida como "Lei de Ohm". Georg Simon Ohm nasceu em Erlangen, na Baviera, no Sudeste da Alemanha, no dia 16 de março de 1787.

Porque a resistência aumenta com o aumento da corrente elétrica?

Isso ocorre porque o calor causa aumento na agitação molecular, ocasionando colisões no interior do condutor, o que aumenta a resistência do material.

Como a primeira lei de Ohm e usada para desenvolver aplicações na área de eletricidade?

Chuveiro elétrico: um chuveiro elétrico é um exemplo prático da aplicação da primeira lei de Ohm. A resistência utilizada para aquecer a água do chuveiro possui um valor constante.

Como calcular a DDP em um circuito em série?

Assim, a d.d.p nos terminais de uma associação de resistores em série é a soma das d.d.p dos terminais de cada resistor associado. A resistência equivalente de uma associação de resistores em série é a soma das resistências dos resistores associados.

Qual a DDP de uma pilha comum?

ΔE = 0,46 V.

O que é uma DDP negativa?

Imagine que se coloque uma carga de prova positiva entre os pontos A e B. ... Nesse caso, a carga Q que gera a diferença de potencial entre os pontos A e B é negativa. Com isso, o ponto A terá um potencial elétrico inferior ao ponto B. Ou seja, VAB será uma DDP negativa.

Artigo anterior
O que é satisfação de lascívia?
Artigo seguinte
O que significa a pedra ônix?