Como usar parênteses em um texto?

Perguntado por: Igor Amorim  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (51 avaliações)

Os parênteses podem ser usados para introduzir toda espécie de informação considerada acessória no texto (comentários; significado de siglas, de palavras ou de expressões; possibilidades de leitura; enumerações; exemplificações; referências bibliográficas, nascimento e morte etc.).

Como colocar parênteses em um texto?

Parênteses [ ( ) ] são sinais de pontuação que marcam um momento intercalado no texto, onde há acréscimo de informação acessória. Sendo acessória, a informação dos parênteses pode ser retirada da frase sem alterar o sentido da mesma, sendo assim dispensável.

Para que serve os parênteses no texto?

Os parênteses ou parêntesis, por isolarem as ideias acessórias, contribuem para uma melhor organização das informações contidas nos textos.

Quando se usa parênteses e aspas?

As aspas (“ ”) representam um recurso gráfico empregado aos pares na produção de textos sendo que uma serve para abrir e outra para fechar o discurso. Trata-se, portanto, de um sinal de pontuação utilizado na produção textual para enfatizar palavras ou expressões, além de indicar citações de algum texto.

Quando usar parênteses nas citações?

Citações. As citações devem ser indicadas conforme a seguir descrito, caso a caso. Toda citação deve vir acompanhada da remissiva bibliográfica correspondente, entre parênteses, indicando a obra da qual a citação foi extraída.

? Como usar parênteses [Prof. Alda]

37 questões relacionadas encontradas

Quando se usa parênteses?

Os parênteses servem para isolar expressões de caráter explicativo ou não. Em alguns casos, eles podem substituir as vírgulas e também os travessões. Há duas formas de se referir a esses sinais gráficos: “parênteses” ou “parêntesis”. De forma geral, parênteses, chaves e colchetes apresentam a mesma utilidade.

O que parênteses exemplo?

Os parênteses são também usados para indicar nomes de autores, obras e capítulos relativos a citações. Exemplos: “A imaginação é mais importante que o conhecimento.” (Albert Einstein) “Salve, símbolo augusto da paz!” (Hino à Bandeira)

O que são números parênteses?

Os parênteses agrupam determinados números para indicar quais são as operações que devem primeiramente realizadas, por esta razão, são chamados de símbolos de agrupamento.

Quando usar parênteses ou colchetes?

Quando há uma palavra ou frase entre parênteses dentro de uma frase já entre parênteses, em português e no inglês americano usam-se colchetes ([]); entretanto, parênteses dentro de parênteses (()) são usados ​​tanto no inglês britânico quanto em documentos jurídicos americanos.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

O que resolve primeiro parênteses colchetes ou chaves?

Assim como acontece com as operações, esses sinais de associação possuem uma ordem que deve ser respeitada. Primeiro, resolvemos os parênteses, quando acabarem os cálculos dentro dos parênteses, resolvemos os colchetes; e quando não houver mais o que calcular dentro dos colchetes, resolvemos as chaves.

Qual a ordem de resolver uma expressão numérica?

As expressões numéricas devem ser resolvidas seguindo a seguinte ordem: resolver as operações no interior de parênteses, depois no interior de colchetes.
...
Já a ordem de resolução das operações em si é a seguinte:
  1. Primeiro, calcular raízes ou potências,
  2. depois, multiplicações ou divisões.
  3. e, por fim, adições e subtrações.

Qual a ordem das operações aritméticas?

Poderíamos terminar logo: a ordem para realizar as operações é parênteses, potências, multiplicações e divisões e adição e subtração. As conjunções de ligação na sentença anterior estão bem posicionadas. "Multiplicações e divisões" e "adição e subtração" têm a mesma prioridade.

Qual é a regra de sinais?

Ao se somar dois números de mesmo sinal, some os módulos e mantenha o sinal; Ao se somar dois números de sinais diferentes o sinal do maior módulo permanece; Ao se multiplicar dois números com mesmo sinal o resultado será positivo; Ao se multiplicar dois números de sinais opostos o resultado será negativo.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual é a diferença de porque é por quê?

No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

Qual é o porquê de pergunta?

Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.

O que é o por quê?

Por que (separado e sem acento) é utilizado no meio das frases. Pode ser a junção da preposição por com o pronome relativo que ou com o pronome interrogativo que, assumindo assim dois empregos diferentes. Sendo pronome interrogativo, é sinônimo de: por qual motivo, por qual razão.

Quando o porquê e junto?

Se a frase for uma pergunta e o “por que” vier no início, você vai usar o “por que” separado e sem acento. Por exemplo: Por que você ainda tem dúvidas de gramática? Se a frase for uma resposta e o “porque” vier no início, você vai usar o “porque” junto e sem acento.

O que pode ser substituído por por quê?

PORQUE: é uma conjunção causal ou explicativa, podendo ser substituída por “pois”, “uma vez que”.

Quais os tipos de porquê?

Na língua portuguesa, existem 4 tipos de porquês (por que, porque, por quê e porquê) que são empregados da seguinte forma: Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa?

Qual é o porquê de resposta?

O porque, junto e sem acento, é utilizado principalmente em orações de resposta e/ou explicações. Tem como objetivo indicar a causa de algo ou a explicação de alguma coisa. Pode ser substituído por pois, visto que, uma vez que, entre outros.

Qual é o sinal de maior e menor?

O sinal "maior que" é >. Assim, 9>7 é lido como '9 é maior que 7'. O sinal "menor que" é <. Outros dois sinais de comparação são ≥ (maior ou igual a) e ≤ (menor ou igual a).

Artigo anterior
Como alisar o cabelo em casa de forma natural?
Artigo seguinte
Qual é a onda mais perigosa do mundo?