O que é sapata excêntrica?

Perguntado por: Wilson Costa Cruz  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (47 avaliações)

Trata-se de uma estrutura de fundações de utilização bastante restrita. Normalmente para obras de pequeno porte e respeitando as condições de detalhamento e equilíbrio estrutural. ... A mais antiga e eficiente sapata excêntrica que se tem conhecimento é o pé humano.

O que é um pilar excêntrico?

É uma situação corrente em projetos estruturais a existência de pilares encostados na divisa do terreno da edificação, o que impossibilita que este pilar possua uma fundação centralizada.

O que é uma sapata de divisa?

Sapata de Divisa. É dimensionada com uma viga de equilíbrio, pois a base da sapata não coincide com o centro de gravidade do pilar. ... A viga de equilíbrio permite transmitir os esforços resultantes da excentricidade entre o pilar e a sapata para o resto da estrutura. Ela também é conhecida como “sapata de divisa”.

Qual a diferença entre sapata rígida ou flexível?

Sapatas flexíveis: são raras, usadas em fundações sujeitas a pequenas cargas. Podem ser utilizadas em solos com pressão admissível abaixo de 0,15Mpa. ... Sapatas rígidas: utilizadas em terrenos que possuem boa resistência em camadas próximas da superfície.

Quando usar sapata de divisa?

Exatamente, a sapata de divisa, como o nome sugere, é uma solução estrutural para quando a edificação está muito próxima ou mesmo “colada” no muro de divisa entre o terreno da edificação e o terreno vizinho.

Sapata Excêntrica: O Básico

28 questões relacionadas encontradas

O que é pilar de divisa?

É uma situação corrente em projetos estruturais a existência de pilares encostados na divisa do terreno da edificação, o que impossibilita que este pilar possua uma fundação centralizada.

Qual a diferença entre fundação direta rígida e fundação direta flexível?

Quando se verifica a expressão a seguir, nas duas direções, a sapata é considerada rígida. Caso contrário, a sapata é considerada flexível: ( ) 3 pa a h −  Onde: • h é a altura da sapata; • a é a dimensão da sapata em uma determinada direção; • ap é a dimensão do pilar na mesma direção.

Quais são os tipos de fundação?

Quais são os tipos de fundações?
  • Tubulões. Esse tipo faz grandes perfurações e deve ser realizado em solos resistentes. ...
  • Estacas. ...
  • Caixões. ...
  • Blocos de fundação. ...
  • Sapatas. ...
  • Radier. ...
  • Grelhas.

Quais os tipos de sapatas que existem?

Quais são os tipos de sapata usadas em fundações?
  • Sapata isolada. Essa sapata de concreto é a mais usada em construções (e também a mais simples). ...
  • Sapata corrida. A sapata corrida é usada para suportar o peso de elementos contínuos que têm cargas distribuídas de forma linear. ...
  • Sapata associada.

O que é uma sapata na construção civil?

Na engenharia civil a parte destinada na edificação que recebe o peso de uma determinada estrutura recebe o nome de fundação. ... A sapata é uma estrutura na maioria das vezes de concreto armado, com a forma aproximada de uma placa, na qual se apoiam colunas, pilares ou mesmo paredes.

Quais são os tipos de fundações?

Existem três tipos de fundações rasas: as sapatas, divididas em isolada e corrida, o radier e o bloco de fundação. Em todos esses métodos é necessário fazer uma escavação do solo e para conferir a resistência é preciso utilizar um dos materiais de construção civil mais conhecido, o concreto.

O que é uma viga de alavanca?

Viga Alavanca, ou Viga de Equilíbrio, é uma estrutura que auxilia na distribuição de cargas nas fundações, sejam elas profundas (estacas) ou rasas (sapatas ou blocos). Quando um pilar fica desalinhado com o centro da fundação, as cargas que chegam desse pilar não são distribuídas corretamente para o solo.

O que é pilar de fundação?

Pilares de fundação

Neste tipo de fundação, o elemento é simplificado na análise por uma única barra, representando o pilar de arranque. O lançamento dos pilares de fundação é mais simples que as fundações com geometria fixa, uma vez que não é necessário determinar manualmente as dimensões da fundação.

Em que tipo de solo as sapatas são indicadas?

Indicadas para áreas de solo estável e de alta resistência em suas camadas superficiais, as sapatas são elementos da fundação executadas com concreto armado. Esse concreto recebe em seu interior barras de aço ou armaduras que resistem aos esforços de tração, flexão e torção.

Quando usar fundação direta?

Este tipo de fundação é geralmente bastante utilizada em obras de menor porte, como casas simples de até dois andares, que não demandam muito esforço em suas fundações.

Qual o tipo de sapata é recomendada para terrenos com solo firme e de boa resistência?

Sapata Isolada

As sapatas isoladas são recomendadas para terrenos com solo firme e de boa resistência. O peso da edificação é transmitido para as colunas, que por sua vez, transferem o peso para as sapatas que distribuem para o solo.

Qual a profundidade máxima de uma sapata?

A profundidade máxima é de 3 metros, em que a carga é espalhada lateralmente no solo. As sapatas utilizam concreto armado para o dimensionamento pelas armaduras. Elas podem ser corridas, com a carga distribuída de maneira linear, ou associadas, em que são utilizados vários pilares.

Como se faz um pilar?

Macete 01: O segredo para os pilares bem executados é: garantir uma correta locação, prumo e alinhamento. Além disso, os painéis devem estar bem travados para evitar que abram durante a concretagem. O concreto deve ser bem vibrado para que a peça fique uniforme e sem brocas.

Como fazer um pilar isolado?

Para o cálculo de pilares isolados, deve-se criar um projeto no AltoQi Eberick. Este projeto pode possuir apenas um pavimento, uma vez que a altura do pilar será definida no momento do lançamento. Acesse a aba Lançamento - Fundações - Pilar de fundação.

Como dimensionar um muro de divisa?

Sua execução é rápida. Os muros de blocos de concreto devem ser subdivididos em trechos de comprimento máximo de 2,80 m (7 blocos de 40 cm). Entre cada trecho deixe um espaço de 20 cm, onde será feito um pilarete de concreto armado, para travamento do muro. A construção do muro começa pela abertura da vala da fundação.

Artigo anterior
O que é plafon LED?
Artigo seguinte
O que fazer para deixar o orgulho?