O que fazer quando o benefício do INSS é negado?

Perguntado por: Bernardo Simão de Santos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (33 avaliações)

Caso o seu benefício seja negado, você tem 3 opções:
  1. aceitar a decisão;
  2. entrar com recurso administrativo;
  3. ingressar com ação judicial.

O que fazer quando o benefício é negado?

Recorrer no próprio INSS é um dos caminhos para quem está com o pedido do auxílio-doença negado. Nessa possibilidade, o segurado que teve o benefício indeferido entrará com um recurso administrativo, diretamente na via administrativa do próprio INSS.

Como recorrer benefício negado INSS?

Pela internet, você precisa acessar o site da Ouvidoria do INSS. A reclamação por telefone também é feita pela Central de Atendimento 135. Depois que o Órgão Julgador Previdenciário der a decisão, ele tem 20 dias para devolver o processo para que o INSS passe a cumprir a decisão.

Quando o INSS nega o benefício quem paga?

Quem é o responsável por pagar o salário do trabalhador quando o auxílio-doença é negado por carência? Quando o trabalhador fica afastado por motivo de incapacidade, o empregador é o responsável por pagar o seu salário pelos primeiros 15 dias.

Como recorrer perícia INSS negada?

Existem casos de quando o trabalhador solicita um desses benefícios, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) nega, ou seja, indeferir. Nestes casos, cabe ao segurado recorrer à justiça para obter o benefício desejado ou ter de volta o benefício cancelado após uma perícia médica.

Perito explica o que fazer se o seu benefício foi negado na perícia do INSS - Dr. Marcelo Lima

32 questões relacionadas encontradas

Como fazer um pedido de recurso do INSS?

7 – Como protocolar o recurso no INSS?
  1. Você pode agendar um horário por telefone (pelo número do INSS: 135), comparecer presencialmente na agência na hora marcada e realizar o protocolo. ...
  2. Você pode fazer o protocolo digitalmente, por meio do site do Meu INSS.
  3. Você também pode protocolar o seu recurso pelos correios.

Como Processar um médico perito do INSS?

"Dentro do próprio posto do INSS tem uma ouvidora onde se pode fazer a queixa. Se o paciente não quiser fazê-la no mesmo momento, pode ligar no 135 ou acessar o site da Previdência”. O segurado também pode fazer sua reclamação direto na Comissão de Ética Médica que existe em alguns postos da previdência.

O que acontece caso o INSS nega o benefício é a empregada ainda Encontra-se doente qual a responsabilidade do empregador?

Fato é que se o trabalhador não está recebendo o benefício previdenciário, significa que ele não está com o contrato suspenso, sendo então responsabilidade do empregador o pagamento dos salários.

O que acontece quando a Perícia é negada?

Caso a sua perícia médica seja negada, você tem duas opções: Entrar com pedido de reconsideração; Iniciar um recurso administrativo.

O que os peritos do INSS avaliam?

A perícia médica do INSS é o momento em que você será avaliado por um médico-perito do INSS. Esse perito deve analisar se realmente existe a incapacidade para o trabalho, seja se forma parcial ou total, temporária ou permanente.

Quantas vezes o INSS pode recorrer de uma decisão?

Pela legislação, o INSS tem 45 dias para dar uma resposta a um requerimento, prorrogáveis por mais 45. Há ainda uma tolerância de 60 dias prevista em lei federal, que costuma ser respeitada pelos juízes na hora de aceitar ação contra o órgão.

O que fazer se o INSS indefere pedido de auxílio-doença?

Se o auxílio-doença foi indeferido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o segurado deve retornar ao trabalho imediatamente. Se não estiver em condições de assumir suas funções, o trabalhador deve comunicar a empresa sobre a decisão da Previdência Social e recorrer da decisão como mencionamos anteriormente.

Quais as chances de ganhar um processo contra o INSS?

Na Justiça, a chance de sucesso em uma ação de auxílio ou aposentadoria por invalidez é maior em relação a outros benefícios negados. A análise quantitativa de decisões judiciais indica que os casos que tratam de perícia administrativa têm 35,3 pontos percentuais a mais de probabilidade de sucesso, diz a pesquisa.

Como se comportar na perícia médica?

Você pode agendar a perícia por telefone, presencialmente, ou pela internet. No primeiro caso, basta ligar para o telefone 135. No segundo, você deve comparecer a uma das agências do INSS. Já no terceiro, é preciso acessar o site do Meu INSS e agendar uma perícia médica.

Quantas vezes posso remarcar a perícia do INSS?

Caso perca esse procedimento, o segurado poderá fazer apenas uma remarcação pela Central de Atendimento 135 ou pela internet. Esse também é o procedimento para os casos das perícias médicas executadas para Pedido de Prorrogação (PP) e para Pedido de Reconsideração (PR).

O que ocorre quando o segurado empregado tem o seu auxílio-doença cessado e é impossibilitado pela empresa de retornar às suas atividades laborais?

A Justiça do Trabalho, de forma correta e coerente, nas situações em que o trabalhador tem o seu retorno ao trabalho impedido pela empresa após a cessação do benefício por incapacidade, está reconhecendo que o empregado tem direito à indenização pelos salários não pagos após a alta do INSS, ou seja, no período ...

Quando o INSS nega benefício a segurado a ação de deve ser proposta na Justiça do Trabalho?

Negado o benefício, não há impedimento ao segurado para que ingresse no Judiciário antes que eventual recurso seja examinado pela autarquia.

O que fazer quando o INSS concede alta médica ao trabalhador e o médico do trabalho o considera inapto?

O funcionário que retorna do INSS será avaliado pelo seu serviço de medicina do trabalho e, caso seja considerado inapto, o empregador deve protocolar um pedido administrativo junto ao INSS, contestando a decisão do órgão.

Quem pode contestar laudo médico?

O médico do trabalho pode sim contestar atestado médico emitido por colega eticamente, desde que examine o trabalhador. possibilidade de nexo causal entre os transtornos de saúde e as atividades do trabalhador, além dos Pareceres do Conselho Federal de Medicina 49/2002 e 10/2012.

Como processar INSS por danos morais?

Documentos necessários. Em geral, o dano moral previdenciário não é presumido. Ou seja, a vítima precisa apresentar provas do fato e do prejuízo por ela sofrido. Portanto, o caminho mais simples é reunir documentos, como protocolos e extratos bancários.

Pode gravar perícia médica?

Sim, pode, com ou sem anuência do médico. O médico precisa autorizar a gravação? Não, o paciente pode gravar independente da autorização e conhecimento do médico. Caso seja responsável legal do paciente, sim.

O que escrever no recurso?

Como redigir um bom recurso para concursos públicos
  1. Formule justificativas claras.
  2. Apresente fundamentação teórica e legal, sempre que possível.
  3. Use tom respeitoso e neutro.
  4. O resultado valerá para todos.
  5. Busque auxílio na preparação de recursos com o VIPJUS.

Quanto tempo demora para sair a resposta do recurso do INSS?

Tecnicamente, o INSS tem 30 dias de prazo para responder de acordo com a Lei 9.784 /99 que regula o processo administrativo no âmbito da administração federal. Caso não consiga decidir em 30 dias, o INSS pode prorrogar este prazo por mais 30 dias.

Quanto tempo demora para receber depois de ter ganho um processo contra o INSS?

Porém, isso se refere às aposentadorias, pois a maior parte dos outros benefícios, bem como auxílio doença, LOAS, salário maternidade e pensão por morte têm prazos e etapas bem menores. Assim, em média, esses outros benefícios levam em torno de 60 dias para conclusão no INSS.

Artigo anterior
Quem passa hemofilia para o filho homem a mãe ou o pai?
Artigo seguinte
Em quais setores em que se aplica mais a instrumentação?