Como funciona o equipamento de radioterapia?

Perguntado por: Núria Mafalda Gomes de Mota  |  Última atualização: 27. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (7 avaliações)

A fonte de radiação sai do aparelho, percorre cateteres que são ligados aos aplicadores e irradia próximo à área a ser tratada. Depois, a fonte retorna ao aparelho fazendo o mesmo trajeto. Esse tratamento é feito no ambulatório (podendo necessitar de anestesia), geralmente uma vez por semana, durante três semanas.

Como é o aparelho de radioterapia?

É um aparelho que gera uma forma de radiação, através de corrente elétrica. O aparelho direciona para a área que se deseja tratar. Essa radiação no tecido doente promove a destruição desse tecido. Essa modalidade de tratamento do câncer é muito importante para uma série de tumores.

Quais são os equipamentos utilizados na radioterapia?

Os equipamentos utilizados na teleterapia podem ser quilovoltagem, de megavoltagem e de teleisotopoterapia. São tubos convencionais de raios X. A voltagem aplicada entre os eletrodos é no máximo de 250 kV. Por essa razão, esses equipamentos são usados principalmente no tratamento de câncer de pele.

Como funciona Cobaltoterapia?

A cobaltoterapia é a utilização terapêutica da radiação emitida pelo isótopo Cobalto-60 como tratamento para o controle de células cancerígenas. É utilizada para tratamento de tumores malignos, e para tratamento paliativo, cujo objetivo é o controle dos danos locais e alívio dos sintomas do câncer.

Como a radioterapia age nas células?

A radiação destrói as células cancerígenas, danificando seu DNA, as moléculas que contêm a informação genética, que destrói a sua capacidade de se dividir e se reproduzir.

GRAACC | Institucional | Como Funciona o Equipamento de Radioterapia

43 questões relacionadas encontradas

Como a radioterapia mata o tumor?

É um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raio X, por exemplo) para destruir um tumor ou impedir que suas células aumentem. Estas radiações não são vistas e durante a aplicação o paciente não sente nada. A radioterapia pode ser usada em combinação com a quimioterapia ou outros tratamentos.

Quem faz radioterapia fica com a imunidade baixa?

Mito. A imunidade, na maioria das vezes, não é alterada pela radioterapia. Durante tratamento, muitas vezes, nem mesmo é necessário a realização de exames de sangue periódicos, para verificar se houve dano a imunidade.

O que são aparelhos de Ortovoltagem?

Os equipamentos de ortovoltagem, também conhecidos como equipamentos de terapia profunda, foram as primeiras máquinas utilizadas em larga escala para tratamentos de radioterapia externa.

Como é o tratamento de betaterapia?

A betaterapia consiste em um tratamento de contato na região da cicatriz realizado com uma placa metálica radioativa (Estrôncio-90). Este tratamento indolor usualmente é realizado entre 4-10 sessões de 30 minutos , diariamente ou em dias alternados, conforme a indicação do médico rádio-oncologista.

Como reciclar uma máquina de radioterapia?

Você precisa fazer o pedido de orçamento para descarte do material em um dos pontos da CNEN mais próximos à você. Após estar com o orçamento aprovado, você deve abrir um protocolo de descarte no portal CNEN (RTR), anexando o documento de aceite para o descarte já assinado e acompanhar os trâmites até seu deferimento.

O que são acessórios de imobilização?

São máscaras reforçadas para imobilização de cabeça e ombro, utilizadas durante o tratamento com IMRT/ IGRT.

Como é feito o planejamento do tratamento de radioterapia?

O planejamento radioterápico, como o próprio nome diz, é uma forma de simular o que será feito no tratamento do paciente. Ele consiste de posicionamento, confecção e/ou escolha de suportes, marcação de pontos referenciais e aquisição de imagens.

Qual o melhor aparelho de radioterapia?

O Varian Truebeam 2.5 STX é o acelerador linear mais moderno do mundo. Com modernos recursos de imagem, ele traz mais precisão ao tratamento e mais conforto para os pacientes, pois é capaz de poupar os tecidos sadios, diminuindo os efeitos colaterais.

Quais os sintomas depois de fazer radioterapia?

Os efeitos colaterais mais frequentes do tratamento com radioterapia são:
  • Fadiga. Um dos efeitos colaterais mais comuns. ...
  • Reações cutâneas. ...
  • Perda de cabelo. ...
  • Alterações nas taxas sanguíneas. ...
  • Náuseas e vômitos. ...
  • Perda de apetite.

O que acontece depois da radioterapia?

Cansaço: o paciente deve intercalar as atividades cotidianas com períodos de descanso. Algumas pessoas preferem se afastar do trabalho, outras trabalham menos horas no período de tratamento. Reação da pele: a pele que recebe radiação poderá coçar, ficar vermelha, irritada, queimada, tornando-se seca e escamosa.

Quais os cuidados com quem faz radioterapia?

Evite banhos quentes; procure tomar banho com água morna e sabonete não perfumado, de preferência neutro. Seque a pele com leves toques com a toalha, evite coçar a área que está recebendo a radiação. Não use a força do jato d'água do chuveiro ou ducha diretamente na pele irradiada.

Quantas sessões de betaterapia?

A recomendação é realizar aproximadamente 10 sessões. A frequência dessas sessões pode variar de acordo com cada caso, levando em consideração o tipo de pele e de cicatriz. Quem definirá a frequência das sessões é o médico. Depois que as queloides surgem, o ideal é realizar uma intervenção cirúrgica para removê-las.

Qual profissional faz Betaterapia?

ou radiologista? Ola, a betaterapia é uma radioterapia. Aplicada e programada por especialistas em Radioterapia.

Qual tipo de radiação é utilizada em equipamentos de betaterapia?

A betaterapia é uma modalidade radioterápica que utiliza-se de radiação beta, proveniente de placas de estrôncio para tratamentos de lesões à poucos milímetros de profundidade, podendo-se tratar cicatrizes hipertrófica, e quelóide.

Para que es la braquiterapia?

A braquiterapia é um tipo de radioterapia em que a fonte radioativa é colocada dentro da área a ser tratada ou junto a ela. A inserção pode ser temporária ou permanente.

O que é radiocirurgia cerebral?

A cirurgia estereotáxica ou radiocirurgia é outro meio de utilização da radioterapia para tratamento de tumores cerebrais. Não é uma cirurgia em si, mas uma aplicação precisa e muito bem focalizada da radiação. O tecido normal, que fica em volta do tumor, recebe pouca ou nenhuma radiação.

O que é Telecobalto?

Tratamento radioativo efetuado com bomba de cobalto.

Quem teve câncer têm baixa imunidade?

Não. Entre os pacientes com câncer, os pacientes que têm maior risco de desenvolver a forma grave da infecção pelo COVID-19 são aqueles: com neoplasias hematológicas (como leucemias, linfomas e mieloma múltiplo); aqueles que passaram por transplante de medula óssea e aqueles em tratamento com quimioterapia.

Quanto tempo dura os efeitos da radioterapia no organismo?

Os efeitos colaterais da radioterapia normalmente surgem após 2 ou 3 semanas do início do tratamento e podem permanecer por até 6 meses após o fim do tratamento e incluem náusea, vômito, febre e dores pelo corpo, além da queda de cabelo.

Como aumentar a imunidade de paciente com câncer?

10 alimentos que contribuem com o sistema imunológico durante tratamento de câncer
  1. 1 – Alho.
  2. 2 – Gengibre.
  3. 3 – Pimenta.
  4. 4 – Alimentos orgânicos.
  5. 5 – Brócolis/Couve/Espinafre.
  6. 6 – Graviola.
  7. 7 – Gorduras boas.
  8. 8 – Peixes.

Artigo anterior
Qual a quantidade de oleaginosas comer por dia?
Artigo seguinte
Como usar a câmera do Kinect no PC?