Como um surdo aprende a ler?

Perguntado por: Gustavo Frederico Pereira Castro Mota  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (1 avaliações)

Sua leitura de mundo é feita através de experiências visuais e concretizadas em sua língua natural. No aprendizado da leitura e escrita é necessário ir do mundo para o texto, dos conhecimentos concretizados na língua de sinais e que deverão ser traduzidos para o português.

Como ensinar o surdo a ler?

A criança surda precisa aprender duas línguas para se alfabetizar, primeiramente, precisa aprender sua língua natural: língua de sinais, e aprender a língua portuguesa na modalidade escrita, para poder interagir e se incluir no mundo letrado.

Como o surdo aprende a escrever?

A língua de sinais, se pensarmos é a melhor forma para a criança surda se comunicar e para conseguir ler e escrever a Língua Portuguesa, pois ela aprende LIBRAS e esta fica como sua língua oficial, e após ela já pode ser alfabetizada na segunda língua, como no nosso caso o português.

Quem é surdo sabe ler?

Ao menos para grande parte dos surdos. Apesar de não ser de conhecimento geral, pessoas com deficiência auditiva não sabem, necessariamente, ler e escrever na Língua Portuguesa. Idiomas oficiais do Brasil, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o Português são duas línguas diferentes.

Como o aluno surdo aprende?

A criança surda aprende através da percepção visual, a visão lhes proporciona a aprendizagem, já o ouvinte escuta e reproduz através da fala. Nesse contexto, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Lei n.

Como eu aprendi a língua portuguesa?

42 questões relacionadas encontradas

Como um surdo aprender Libras?

Utilizar cartazes com a representação de palavras em Libras e em Língua Portuguesa é uma ação que ajuda a por as crianças com deficiência auditiva em contato com a Língua Portuguesa escrita desde cedo - já que a apreensão desta língua é visual para o aluno surdo.

Qual é a estratégia pedagógica adequada para o desenvolvimento do aluno como surdo?

A educação bilíngue seria um modelo de ensino, que mais se aproximaria do respeito ao sujeito surdo em sua identidade e cultura, além de proporcionar um aprendizado real e significativo para este público, quanto para pessoas ouvintes que desejassem conhecer e aprender a LIBRAS.

Como é que os surdos pensam?

Depende do grau de surdez. Quem apresenta algum nível de audição e estabeleceu a língua portuguesa como seu código de comunicação vai pensar em português. Já quem nasceu 100% surdo, mas foi educado com a língua de sinais, irá pensar com os gestos feitos para emitir cada mensagem.

O que o surdo ouve?

Todo surdo pode escutar algum tipo de som. A maioria ouve sons de forte intensidade e graves (trovão, batida de porta). Assim como a visão, a audição também se efetiva em graus. Alguns surdos conseguem ouvir a voz e escutar a fala ao telefone.

Quantos surdos não sabem ler?

80% das pessoas com surdez têm dificuldade de ler.

Como os deficientes auditivos escrevem?

O texto do surdo

Sua primeira língua é a Língua Brasileira de Sinais – Libras, uma língua que acontece no espaço e no seu campo visual, que ainda não tem grafia amplamente reconhecida e cuja estrutura frasal em muito diverge do português.

Como trabalhar a leitura e escrita na educação de surdos?

- Utilizar outros materiais que possam auxiliar a compreensão. - Decidir o momento de utilizar o dicionário. - Dominar a língua de sinais e/ou ter sempre o intérprete de Libras presente e atuante. O professor deverá considerar o conhecimento que seu aluno tem de mundo e que será útil na aquisição de uma segunda língua.

Como uma pessoa totalmente surda consegue ler escrever e se comunicar?

A Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) é a forma usada para se comunicar com deficientes auditivos. É por meio de gestos, expressões, leitura labial e até mesmo estrutura gramatical própria que surdos e mudos se comunicam com o restante das pessoas.

Como podemos trabalhar a alfabetização de crianças surdas?

O professor pode lançar mão de recursos visuoespaciais, como a criação de um material de apoio visual que contém ilustrações das palavras e conceitos a serem ensinados, e que também pode ser usado como ferramenta de ensino para os alunos ouvintes.

Como fazer atividades para alunos surdos?

Utilize objetos: bonecos, bichos, carrinhos, casinhas, etc. Ao terminar, peça aos alunos que desenhem a história e então procure perceber no desenho da criança surda os detalhes das cores, dos tamanhos e, sobretudo, dos sentimentos que se evidenciam no texto: medo, maldade, alívio, etc.

Como trabalhar com alunos surdos em sala de aula?

- Ao chamar atenção do aluno, utilizar gestos convencionais; - Colocar o aluno surdo nas primeiras carteiras, longe de janelas e portas, para não se distrair; - Utilizar todos os recursos que facilitem sua compreensão (dramatização, mímicas e materiais visuais);

Como funciona o ouvido de um surdo?

O som externo é captado pelo microfone, que transforma esse som em sinais elétricos e os envia ao amplificador. O amplificador tem a função de aumentar a potência dos sinais e enviá-los ao ouvido através do receptor.

Quem nasce surdo pode voltar a ouvir?

É possível voltar a ouvir em casos de surdez profunda, porém, as chances de conseguir escutar de forma clara e sem dificuldade são baixas, sendo que os casos de maior sucesso de recuperação de parte da audição são os de surdez leve ou moderada.

Como surdo fala?

A maioria dos surdos têm as cordas vocais em perfeito funcionamento, portanto, são minorias os surdos que também são mudos. Muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar. Alguns surdos falam, são os surdos oralizados, que desenvolveram a fala através de um trabalho com fonoaudiologia.

O que os surdos não gostam?

9– A pessoa ouvinte sempre pergunta para surdos: “Você não escuta?!” “Pouco?” “Ler labial?” “Como faço para comunicar?!”; 10– Os ouvintes estão tomando no lugar das falas de surdos.

Por que a voz do surdo é diferente?

O surdo apresenta o que chamamos de alterações no processamento motor da fala, devido à falta de feedback auditivo apropriado, dificuldade na percepção e discriminação auditiva.

Quais práticas pedagógicas e sociais são importantes para a inclusão e Desenvolvimento do surdo?

Para promover a inclusão na escola, no caso da deficiência auditiva, a primeira atitude é solicitar um intérprete de LIBRAS, e materiais necessários para que o surdo possa desenvolver habilidades de leitura e escrita, pois qualquer escola que tiver alunos com deficiência auditiva nas classes regulares tem o direito a ...

Que ações podem ser desenvolvidas pela escola para atender de forma integral os alunos surdos?

– solicitar ajuda da escola especial, sempre que for necessário; – procurar obter informações atualizadas sobre educação de surdos; – utilizar, se for necessário, os serviços de intérpretes; – e, principalmente, acreditar de fato nas potencialidade do aluno, observando seu crescimento.

O que é a pedagogia do surdo?

A pedagogia surda é baseada no ensino pedagógico-didático em que no desenvolvimento da educação inclusiva dos discentes surdos. A pedagogia, além de esta no processo de pesquisa, também contribui na construção de uma identidade coletiva no ambiente educacional.

Qual a melhor idade para aprender Libras?

Crianças com deficiência auditiva devem aprender Libras a partir dos seis meses de idade
  • A recomendação dos especialistas é de que os pais fiquem atentos ao teste da orelhinha e, caso seja detectada, a surdez deve ser tratada o quanto antes. ...
  • Falta de conhecimento. ...
  • Aprendizado Bilíngue. ...
  • Importância do teste de orelhinha.

Artigo anterior
Qual o tipo de sangue mais resistente ao coronavírus?
Artigo seguinte
Quem tem problema no fígado pode tomar glutamina?