Como tratar pulpite crônica?

Perguntado por: Cristiana Beatriz Cruz de Miranda  |  Última atualização: 14. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (31 avaliações)

Ademais, quando a pulpite hiperplásica é purulenta ou manifesta sinais de infecção, o dentista prescreverá o uso de antibiótico, como Ampicilina ou Amoxicilina. Além disso, o especialista também poderá indicar medicamentos para amenizar a dor, como um anti-inflamatório ou analgésico do tipo Ibuprofeno ou Dipirona.

Qual remédio é bom para pulpite?

Na pulpite sintomática podem ser prescritos remédios ou medicamentos analgésicos (ex. paracetamol) que permitem aliviar a dor de dentes ou em alguns casos efetuar tratamento antibiótico e/ou anti-inflamatório para ajudar a desinflamar dente, devendo o doente tomar a medicação sempre sob orientação do médico dentista.

Como reverter uma pulpite?

“Para a pulpite reversível é necessário remover o agente agressor, que pode ser cárie, restaurações extensas recentes, trauma oclusal. Já a irreversível o mais indicado é o tratamento endodôntico”, orienta a endodontista.

O que é uma pulpite crônica?

A pulpite crônica hiperplásica ou pólipo pulpar caracteriza-se por um crescimento hiperplásico da polpa, que se projeta para fora da câmara coronária criando uma interface com as paredes dentinárias contaminadas da cavidade cariosa. Ocorre, em geral, em dentes decíduos ou permanentes jovens.

O que tomar para inflamação no nervo do dente?

Os principais remédios que podem ser utilizados para tratar a dor de dente são:
  1. Anestésicos locais. Os anestésicos locais indicados para a dor de dente agem no local da dor, diminuindo a sensibilidade local temporariamente, como por exemplo: ...
  2. Paracetamol. ...
  3. Dipirona. ...
  4. Ibuprofeno. ...
  5. Naproxeno. ...
  6. Ácido acetilsalicílico. ...
  7. Antibióticos.

PULPITE: SINTOMAS, TRATAMENTOS E CAUSAS (com Dr. João Paulo Borges)

34 questões relacionadas encontradas

Como saber se o nervo do dente está inflamado?

O principal sintoma de pulpite é a dor no dente em que está havendo a inflamação e que pode ser mais frequente quando a pessoa mastiga ou come alimentos muito quentes ou muito frios. Em alguns casos, a pessoa pode também sentir dor na região próxima ao local da inflamação e inchaço.

Como matar o nervo do dente com remédio caseiro?

Aposte no cravo-da-índia como remédio caseiro para dor de dente. Não é à toa que a vovó sempre tinha um frasco de óleo de cravo para dor de dente. O produto é um tratamento tradicional para anestesiar os nervos, e hoje sabemos por quê.

O que é uma pulpite?

A pulpite consiste em uma inflamação dolorosa da polpa dentária, a parte mais interna do dente que contém os nervos e vasos sanguíneos, situada no interior do dente.

Como saber se a polpa está viva ou morta?

Quando há a morte da polpa, geralmente a dor é bem localizada, havendo sensação de “dente crescido” e dor ao mastigar, além disso, um sinal bem característico é que ao se abaixar a cabeça tem-se a sensação de que o dente “pesa”.

O que uma infecção no dente pode causar?

As infecções ao redor dos dentes podem sim proliferar e gerar problemas ao restante do corpo. Endocardite inflamatória, reumatismo articular agudo, gastrite e até partos prematuros são algumas das sérias consequências que uma infecção bucodentária pode provocar.

Como saber se é pulpite reversível?

Quais são as características da pulpite reversível:
  1. dor intensa e localizada;
  2. dor de curta duração;
  3. dor causada por estímulo mastigatório;
  4. hiperemia;
  5. alivio da dor com medicação.

Qual tratamento para pulpite irreversível?

Tratamento Endodôntico Convencional

Quando o profissional dispõe de tempo suficiente para realizar a remoção do tecido pulpar e o preparo do canal radicular, esse é o tra- tamento de escolha para os casos de pulpite irreversível sintomática.

São características de uma pulpite irreversível?

A pulpite irreversível sintomática é caracterizada pela dor intermitente, espontânea, aguda, difusa, localizada ou referida, onde a rápida exposição a mudanças drásticas de temperatura promoverá episódios de dor prolongada e intensa mesmo depois da remoção da fonte da dor.

O que fazer para aliviar dor na raiz do dente?

Algumas dicas caseiras para aliviar a dor de dente são:
  1. Passar o fio dental e escovar os dentes. ...
  2. Bochechar água com sal. ...
  3. Usar cravo-da-índia. ...
  4. Bochechar chá de gengibre e própolis. ...
  5. Colocar gelo. ...
  6. Tomar remédios.

O que é bom para desinflamar a gengiva?

Usualmente é usado um medicamento ou remédio anti-inflamatório (ex. ibuprofeno ou nimesulide, entre muitos outros), para ajudar a desinflamar ou “desinchar” a gengiva, permitindo também aliviar a dor.

O que é bom para dente com canal infeccionado?

O único tratamento é a remoção desta polpa e a obturação do canal radicular, ou seja, o preenchimento deste canal vazio com uma substância apropriada. Quando um canal está infeccionado, não adianta tomar antibióticos; isso pode até piorar o quadro!

Como é feito o teste de vitalidade pulpar?

Este exame pode ser feito de maneiras distintas, seja efetuando-se uma leve pressão ou mesmo percussão com o dedo indicador sobre a face incisal ou oclusal dentária ou, ainda, com auxílio do cabo do espelho, de forma vertical e horizontal.

O que acontece quando a polpa do dente morre?

“Dente morto é aquele que não tem vitalidade pulpar, que é vulgarmente chamado de nervo”, explica o odontologista. Ou seja, é o que ocorre quando o dente está com o "nervo morto". Essa situação pode decorrer de outros problemas bucais, mas não se desespere!

Como saber se a polpa está necrosada?

Quando a necrose pulpar se instala, o paciente normalmente sente um incômodo ao mastigar, já que o dente fica mais sensível do que o normal, pode apresentar também uma fístula com drenagem de secreção purulenta e em casos mais severos pode ocorrer um edema em face e febre.

Como desinchar dente rapidamente?

Coloque compressa fria na face, no local do dente ferido, para minimizar o inchaço. Procure imediatamente um dentista.

O que é bom para matar o nervo do dente?

O tratamento endodôntico consiste na remoção da polpa inflamada ou infeccionada dos canais (Tirar o nervo do dente), desinfecção e obturação dos mesmos com um material que impede a proliferação bacteriana.

Como fazer anestésico caseiro para dente?

Entre as receitas de remédio para dor de dente, destacamos:
  1. Mastigar alho.
  2. Aplicar cravo moído com azeite ou óleo vegetal.
  3. Colocar uma cebola crua sobre o dente.
  4. Fazer bochecho com água quente com sal.
  5. Aplicar extrato de baunilha.
  6. Mastigar folhas de losna.

Como faz para amolecer um dente podre?

Coma um pão.

Alimentos crocantes, mas macios, também são ótimos para se amolecer um dente sem machucar a boca. Toste um pão macio para que ele fique crocante o suficiente para arrancar o dente sem causar dor.

Como é a dor do nervo do dente?

Seja uma sensação aguda e penetrante ou uma dor surda, a dor no nervo do dente pode tirar o prazer de comer. Identificar quais alimentos são mais propensos a desencadear uma reação dolorosa ajuda a reduzir seu sofrimento, mas a sensibilidade dentária é frequentemente o sinal de um problema mais grave.

Quanto tempo leva para desinflamar o dente?

Depende do procedimento e da dor que estava antes. Normalmente a partir de 3 dias a melhora é significativa. Alguns casos podem demorar mais ou menos tempo.

Artigo anterior
O que se entende por desinfecção?
Artigo seguinte
O que é carbono primário secundário e terciário?