Tem vírgula depois de basicamente?

Perguntado por: Mafalda Campos Pacheco  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (16 avaliações)

As palavras basicamente, principalmente, preponderantemente etc., nos exemplos a seguir, poderiam ou deveriam ser usadas entre vírgulas denotando ênfase. Há uma regra quanto ao uso. Exemplos: «O aumento decorre, principalmente, da aquisição de novas mercadorias».

Tem vírgula depois de Geralmente?

“De um modo geral” é sinônimo de “geralmente”, adjunto adverbial de modo. As frases que contêm um aposto, ou seja, que possuem explicações que interrompem a frase, são consideradas como mudanças de pensamento e, por isso, devem ser separadas por vírgula.

Quando uma palavra fica entre vírgulas?

Algumas palavras ou locuções, por expressarem sozinhas um sentido que independe dos outros elementos da oração, devem ser apresentadas entre vírgulas. Em geral, essas palavras ou locuções encerram em si mesmas uma pausa.

Quando não se deve usar a vírgula?

Quando não usar a vírgula
  • 1 - Não separar o sujeito do predicado. A vírgula nunca deve separar o sujeito do predicado. ...
  • 2 - Não separar o verbo do complemento. A mesma lógica se aplica ao verbo e seus complementos - tanto diretos quanto indiretos -, como:

Como saber onde colocar vírgula?

Como usar a vírgula corretamente nos seus textos
  1. Use vírgula nas enumerações. ...
  2. Use vírgula antes das orações introduzidas por E, MAS, OU, NEM e POIS. ...
  3. Use vírgula para assinalar o deslocamento de adjuntos e orações adverbiais. ...
  4. Use vírgula para separar o aposto. ...
  5. Para separar o vocativo.

Vírgula DEPOIS de E

40 questões relacionadas encontradas

Tem vírgula antes de entre outros?

Ele acrescenta que alguns órgãos da imprensa colocam vírgula antes de “etc.” e outros não. “E ambos acertam. Então tanto faz.” Existe, porém, um caso em que a vírgula é obrigatória: “Se você repetir 'etc., etc., etc.

Que por sua vez é entre vírgulas?

«Por sua vez» é um constituinte acessório, não necessário na frase, pelo que dificilmente podemos dizer que foi suprimido ou substituído por uma vírgula. Uma vírgula usada da forma que apresenta está a separar o sujeito do verbo, o que não deve ser feito.

Quem sabe entre vírgulas?

A regra é clara e simples: sujeito e predicado não podem ser separados por vírgula. Sujeito: quem sabe. Verbo: sabe. Então, é correto dizer “quem sabe sabe”.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual é a diferença de porque é por quê?

No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

Como usar quem sabe?

Explico: a expressão inicial "Quem sabe..." indica dúvida, hipótese. Sempre que isso ocorrer, o verbo da frase deverá ser conjugado em um dos tempos do modo denominado de subjuntivo, que é o modo que indica desejo, hipótese, dúvida.

Quando a pessoa diz quem sabe?

1. Quem sabe? Pergunta que exprime dúvida.

O que significa dizer quem sabe?

Indica incerteza ou possibilidade: 2 de repente. Indica hesitação e dúvida: 3 ou.

O que quer dizer que por sua vez?

No que lhe diz respeito; por seu lado, por seu turno.

O que pode substituir por sua vez?

1 por seu turno, por sua parte, por seu lado, no que lhe diz respeito, no que lhe respeita, no que lhe concerne, no que lhe toca. Exemplo: As informações foram passadas ao diretor que, por sua vez, decidiu escondê-las.

O que significa por vez?

Significado de por vez: Só uma coisa ou objeto a cada vez.

Como usar o entre outras?

O uso de tal termo se restringe a palavras que regem a preposição “de”, tais como sair, ressurgir, surgir, tirar, retirar, entre outras. Perceba os exemplos: Dentre os escombros o garoto foi retirado.

Quando usar dentre outros ou entre outros?

Compreende-se, portanto, que entre é equivalente a no meio de, e dentre corresponde a do meio de. A diferença está na preposição adequada ao contexto oracional. Se for a preposição em, use entre; se for de, use dentre!

Quando usar vírgula antes de visto que?

A expressão visto que é, como o consulente igualmente refere, considerada como locução conjuncional causal, por vezes com sentido explicativo. A relação que se estabelece entre a subordinante e a subordinada causal é de grande contiguidade pelo que será de evitar o uso de ponto e vírgula.

Quem sabe ou quem sabe?

A regra é clara e simples: sujeito e predicado não podem ser separados por vírgula. Sujeito: quem sabe. Verbo: sabe. Então, é correto dizer “quem sabe sabe”.

Quando se usa sabe Ou sabem?

Sabem vem do verbo saber. O mesmo que: alcançam, compreendem, conhecem, depreendem, entendem, inferem, percebem, conseguem, consideram.

Como é correto dizer?

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss. Disser é uma forma verbal do futuro do subjuntivo. Dizer é a forma do verbo no infinitivo impessoal.

Qual é o porquê de pergunta?

Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.

Artigo anterior
Quais são os requisitos objetivos para a concessão do livramento condicional?
Artigo seguinte
O que foram as bandeiras e qual a sua importância?