Qual a diferença entre os vírus de DNA e RNA?

Perguntado por: Irina Victória Lourenço Moreira  |  Última atualização: 2. Mai 2024
Pontuação: 4.8/5 (14 avaliações)

Os vírus de DNA tipicamente se replicam no núcleo da célula hospedeira e os vírus de RNA normalmente se replicam no citoplasma. Alguns vírus de RNA de fita simples e senso (+), denominados retrovírus, usam um método muito diferente de replicação.

Qual a diferença entre vírus de DNA e RNA?

A estrutura do genoma depende se o vírus é RNA ou DNA, pois o DNA apresenta os nucleotídeos citosina, guanina, adenosina e timina, en- quanto que o RNA possui a uracila no lugar da timina. O genoma de RNA ou DNA pode ser constituído por uma única fita (ss) ou por duas fitas (ds).

Qual é a principal diferença entre o DNA é o RNA?

DNA e RNA: qual é a diferença? DNA e RNA são ácidos nucléicos que possuem diferentes estruturas, mas que apresentam funções indispensáveis para o metabolismo e a reprodução de um organismo. Enquanto o DNA é responsável por armazenar as informações genéticas dos seres vivos, o RNA atua na produção de proteínas.

Quais são os vírus de DNA?

Vírus DNA
  • Grupo I (dsDNA): vírus com DNA fita dupla;
  • Grupo II (ssDNA): vírus com DNA fita simples;FA.
  • Grupo VII (dsDNA-RT): vírus com DNA dupla fita que realizam transcrição reversa.

Quais as principais diferenças entre o DNA é o RNA justifique a importância destas diferenças no processo de transcrição?

A principal diferença entre esses dois ácidos nucleicos é que o DNA é o responsável pelo armazenamento da informação genética utilizada no desenvolvimento dos organismos vivos, enquanto o RNA é o responsável por sintetizar proteínas.

Minuto Biológico | Vírus | DNA e RNA

16 questões relacionadas encontradas

Qual é a diferença entre o DNA é o RNA Brainly?

A diferença é que DNA é a molécula que armazena as informações genéticas em todos os seres vivos, RNA, é a molécula responsável pelo processo de transcrição e tradução, produzindo uma nova proteína.

Qual a diferença entre os açúcares do DNA e do RNA?

O açúcar de cinco carbonos no DNA é chamado de desoxirribose, enquanto que no RNA, o açúcar é ribose. Esses dois são muito similares na estrutura, com apenas uma diferença: o segundo carbono da ribose liga-se a um grupo hidroxila, enquanto o carbono equivalente da desoxirribose tem um hidrogênio.

Como são chamados os vírus que possuem DNA e RNA?

Veja abaixo mais a respeito de cada uma dessas partes: Observe atentamente as principais partes dos vírus. Material genético: Nos vírus, encontramos DNA, RNA ou os dois combinados. Os vírus que apresentam DNA são chamados de vírus de DNA e aqueles que possuem RNA são chamados de vírus de RNA.

Quais são os vírus de RNA?

Coronavirus Associados com infecções do trato respiratório superior e resfriado comum; vírus causador da síndrome respiratória aguda severa (SARS) e também é o causador da COVID 19. Lyssavirus causam raiva e numerosas doenças animais. Lentivirus (HIV) - causadores de tumor.

Qual é a função do RNA?

Qual é a função do RNA? O ácido ribonucleico apresenta a função geral de regular a transcrição e tradução de genes nas células, o que afeta diretamente a produção de proteínas e as características do organismo.

O que é o RNA e qual a sua função?

Assim como o DNA, o RNA (ácido ribonucleico) é um ácido nucleico. Essa molécula é essencial na síntese de proteínas, já que ela funciona como uma intermediadora capaz de expressar as informações presentes no DNA. A molécula de RNA é formada a partir da molécula de DNA em um processo chamado de transcrição.

Onde se encontra o DNA é o RNA?

Enquanto o DNA é encontrado apenas no núcleo das células, o RNA é produzido nele, mas migra para o citoplasma.

Que são os vírus?

Vírus são organismos acelulares, ou seja, não são constituídos por células mas por uma cápsula proteica que envolve seu material genético, que pode ser uma molécula de DNA ou RNA ou ainda os dois juntos.

Como são os vírus?

Os vírus são organismos que não possuem célula (acelulares), sendo sua estrutura formada basicamente por proteínas e ácido nucleico. A proteína forma um envoltório denominado de capsídio, que é formado por vários capsômeros e pode ser usado como forma de classificação dos vírus.

Quais são as principais características de um vírus?

Os vírus são organismos que apresentam, como principal característica, a ausência de células, ou seja, são organismos acelulares. Eles apresentam uma estrutura relativamente simples, sendo formados por um ácido nucleico (DNA, RNA ou os dois) envolto por uma cápsula de proteína.

O que é RNA de um vírus?

Vírus ARN ou Vírus RNA são vírus que têm RNA como material genético. Os vírus ARN são mais propensos a sofrer mutações genéticas, se comparados aos vírus ADN.

Onde o vírus se reproduzem?

Os vírus reproduzem-se apenas no interior da célula de um hospedeiro, uma vez que não possuem metabolismo próprio. Ao atingir uma célula e parasitá-la, uma série de processos ocorre até que o vírus consiga fazer com que a célula trabalhe a seu favor.

Como se produzem os vírus de RNA?

Reprodução viral

Uma vez dentro da célula, o ácido nucleico do vírus (DNA ou RNA) se duplica e comanda a síntese das proteínas virais. A reunião dos dois componentes – ácido nucleico e proteínas – origina novos vírus, que saem da célula onde se formaram e vão infectar novos hospedeiros.

Por que os vírus de RNA Sofrem Mais mutações?

Em geral, os vírus com material formado por RNA passam por mais mutações do que aqueles em que ele é composto por DNA. Por exemplo, o SARS-CoV-2, vírus da covid-19, tem material de RNA. Isso é uma grande vantagem para ele, pois as mutações podem ajudá-lo a criar formas de escapar das defesas do corpo humano.

Como o vírus se multiplica?

Para se multiplicar, um vírus precisa replicar seu genoma e para isso, tem que infectar células alvo acessíveis no organismo hospedeiro. A célula que apresenta receptores específicos para interação com o vírus é considerada susceptível.

Quantos tipos de vírus tem?

A partir dos estudos da virologia, nós conhecemos aproximadamente 200 vírus que podem causar doenças em seres humanos.

Por que se diz que o DNA é mais estável que o RNA?

Podemos dizer que o DNA é mais estável por conta da porção de açúcar que se encontra nele. Podemos dizer que a desoxirribose , por não possuir um átomo de oxigênio acaba não reagindo tão prontamente quanto a ribose, presente no RNA.

Qual é a principal função do DNA?

A função do DNA é armazenar e transmitir para os descendentes as informações genéticas do organismo. Sequências de DNA formam os cromossomos. Cada organismo tem um número diferente de cromossomos.

Artigo anterior
Quando o funcionário mora perto do trabalho tem direito Vale Transporte?
Artigo seguinte
Quais os cuidados nos 3 primeiros meses de gravidez?